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Até o controle de estabilidade VDC (controle dinâmico do veículo) permite "provocar" ligeira saída de frente ou de traseira nas curvas, por meio do volante e do acelerador, antes que intervenha. Os freios são superlativos, com grandes discos, sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), mas o carro exige paciência em lombadas e valetas, para evitar choques da frente com o solo. Embora o rodar esteja longe de ser confortável, transmite menos as irregularidades que o 156 V6 (leia avaliação).

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O rodar não é confortável e a frente raspa com facilidade ao transpor lombadas, mas
o comportamento dinâmico compensa isso: um carro divertido e muito seguro

O carro avaliado usava pneus 205/55-16, medida acertada para nossas vias. Os opcionais 215/45-17 (direcionais) acentuam a aderência, mas prejudicam o conforto e se tornam vulneráveis a buracos. Quanto à segurança passiva, o 147 vem de série com bolsas infláveis frontais (a do passageiro pode ser desativada), laterais e de janela, além de quatro cintos de três pontos -- o central traseiro é opcional.

Quanto custa tudo isso? Vendido entre R$ 97.200 e R$ 116.000, de acordo com os opcionais, o 147 é caro, mas praticamente não tem competidores. O Audi A3 1,8 turbo, de 180 cv e câmbio Tiptronic, começa em R$ 71.400 mas não oferece a mesma exclusividade. O S3, de 225 cv e tração integral, já passa a R$ 140.800. E nenhum traz o sabor de usar um câmbio manual automatizado, no melhor estilo de Ferraris e Maseratis.

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Praticamente sem adversários: o preço fica entre o A3 nacional de 180 cv e o S3
importado de 225 cv, tornando atraente esse italiano de belas linhas e câmbio inovador

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote com variador de fase, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 83 x 91 mm. Cilindrada: 1.969,5 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 148 cv a 6.300 rpm. Torque máximo: 18,3 m.kgf a 3.800 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual automatizado, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,909; 2) 2,238; 3) 1,52; 4) 1,156; 5) 0,919; diferencial, 3,733. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.450 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.900 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 283 mm ø; traseiros a disco, 245 mm ø; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,5 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos (quadrilátero), mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 6,5 x 16 pol; pneus, 205/55 R 16 W.
DIMENSÕES - comprimento, 4,17 m; largura, 1,729 m; altura, 1,421 m; entreeixos, 2,546 m; bitola dianteira, 1,509 m; bitola traseira, 1,494 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 280 l; peso, 1.300 kg.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 205 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,7 s.
CONSUMO - em cidade, 9,2 km/l; em estrada, 13,8 km/l.
Dados do fabricante
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 16; informações de fábrica, 0800 7071000.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Michelin Pilot SX; quilometragem inicial, 8.100 km.

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