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O câmbio também reconhece trânsito engarrafado ou lento e insere o programa ''pára-arranca'': deixa engatada a segunda marcha, para menor consumo e mais conforto. Com aceleração constante por pelo menos dez segundos, o sistema passa a uma marcha superior, para economia. Em subidas, ao perceber que o acelerador está sendo mais pressionado e a velocidade não aumenta, escolhe um programa de relações baixas, fazendo com que o motor trabalhe em regime mais elevado. Nas descidas, mantém a marcha escolhida ou a reduz para ampliar o freio-motor.

Instrumentos parecem sobrepostos e têm fundo claro, mas o show é todo do Sistema de Controle Integrado (dir.): abrange ar-condicionado, computador de bordo, sistema de áudio com equalizador e, na Europa, telefone e navegação

Avaliado em diversas situações, o sistema foi aprovado em quase todas. Só não responde como desejado quando se força uma aceleração, como no acesso a via mais rápida, e se alivia o pé em seguida: há certo retardo na passagem a marchas superiores. E alguns concorrentes oferecem cinco marchas no câmbio automático, que proporcionam relações mais próximas entre si e reduzem a queda de giros nas trocas. O do 166, de quatro velocidades, parece tê-las muito afastadas em uso esportivo.

Com suspensões sofisticadas (saiba mais) e pneus bem dimensionados, 215/55 R 16, o comportamento dinâmico do Alfa é dos melhores. Mesmo sem controle de tração, obtém transmissão correta da potência para o solo. A carroceria é bastante rígida, 40% mais que a do anterior 164. Nota-se a concessão ao padrão de conforto exigido pela maioria, além de robustez na passagem rápida por lombadas, mérito dos batentes hidráulicos adotados para o Brasil -- só não podem ser altas, pois a frente raspa facilmente.

Freios são muito eficientes e a direção mantém-se precisa mesmo nas velocidades em que rodaria nas auto-estradas européias, embora não seja muito leve nas manobras de trânsito. Quanto à segurança passiva, vem de série com bolsas infláveis laterais e frontais. A do passageiro só dispara se um sensor detectar presença do ocupante, podendo ainda assim ser desativada por chave.

Preço e apelo à esportividade são os trunfos da Alfa para disputar um mercado repleto de opções do mais alto nível. O 166 parece bem preparado
Defeitos? Alguns: o diâmetro de giro é algo elevado, falta temporizador dos controles elétricos de vidros, o teto solar em aço não aumenta a luminosidade interna quando fechado (embora seja mais seguro) e o "pacote Brasil" não foi feliz na montagem do extintor de incêndio junto aos pés do passageiro dianteiro, ainda que fique mais visível do que sob um dos bancos. A abertura interna do porta-malas fica dentro do porta-luvas e é preciso abrir a porta para poder travá-las todas após a saída de um passageiro por trás, o que um simples interruptor (existia no Tempra!) resolveria.

Os "alfistas" ainda têm saudades da tradicional tração traseira, abandonada nos anos 80, com o incomparável prazer de fazer esse eixo sair nas curvas com a aplicação de potência (power slide). Mas, como tudo na vida, um Alfa Romeo também se rende à preferência da maioria -- e continua delicioso assim mesmo. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionam. elétrico dos vidros D / T S/S   Direção assistida S
Ajuste de altura dos bancos E / D S/S   Faróis de neblina S
Ajuste de apoio lombar E / D S/ND   Freios antitravamento (ABS) S
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S   Imobilizador de motor S
Ajuste elétr. retrovisores E / D S/S   Limpador/lavador traseiro NA
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância S/S/S   Luzes de leitura D / T S/S
Aquecimento S   Luz traseira de neblina S
Ar-condicionado / controle automático S/S   Rádio/toca-fitas S
Bancos / volante em couro S/S   Rádio/toca-CD* S
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/S   Relógio S
Câmbio automático S   Repetidoras laterais de direção S
Comando interno do porta-malas S   Rodas de alumínio S
Computador de bordo S   Terceira luz de freio S
Conta-giros S   Teto solar / comando elétrico S
Controle automático de velocidade S   Travamento central S
Controle de tração ND   Vidros verdes S

* Disqueteira no porta-malas

Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

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