Com ajustes de altura do banco (também para o passageiro) e altura e profundidade do volante, encontra-se boa posição para dirigir o Bora, apesar do acelerador muito próximo em comparação ao pedal de embreagem. Há um apoio de braço central, que deve ser recolhido para uso do freio de estacionamento. O volante é um impecável quatro-raios e existe um apoio bem definido para o pé esquerdo, ambos típicos dos bons carros alemães. |
Bons detalhes, aliás, estão por toda parte (veja
lista). Apesar de tantas conveniências, o Bora não é um expoente em espaço, em parte pelo entreeixos curto para sua categoria
-- Focus e Astra medem 10 cm a mais. O compartimento traseiro é algo apertado, o assento tem pouca profundidade (5 cm menos que um Focus) e o passageiro central, além de ficar alto e desconfortável, incomoda os das laterais. Em contrapartida o porta-malas é amplo, para 455 litros. |
O câmbio curto
demais, chegando a 5.800 rpm à velocidade máxima, e a facilidade com
que se bate o protetor de cárter ao passar por lombadas são dois
inconvenientes do carro que a VW deveria corrigir |
![]() |
Além disso, como o carro tem bom torque, o regime de quase 3.600 rpm a 120 km/h, por exemplo, é mais alto do que o necessário para sustentar e retomar velocidade com
rapidez. Um alongamento de cerca de 9% no diferencial ou, melhor
ainda, o uso de câmbio 4+E (com quinta de economia; saiba
mais), como o do Focus,
seriam bem-vindos para esse 2,0-litros bem
disposto, trazendo menor nível de ruído e consumo ainda melhor. |
![]() |
Como nas gerações
anteriores, o aspecto frontal é bem diferente do Golf, com faróis
mais retilíneos. Mas neste caso houve perda de eficiência, pois os
do Bora não utilizam duplo refletor |
À parte essas questões, dirigir o Bora é muito agradável. O câmbio é suave, a embreagem leve e a direção tem peso exato em qualquer velocidade. Os grandes freios a disco, dotados de sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), funcionam muito bem e o comportamento em
curvas é tranqüilo e previsível, sem que a suspensão seja desconfortável.
Continua |
|
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados