Best Cars Web Site

O novo samurai da Toyota

Clique para ampliar a imagem

Mais bonito, espaçoso e potente, o Corolla de nona
geração pretende uma maior fatia do mercado

Texto: Bob Sharp - Colaboração: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Foi finalmente revelado nesta quinta-feira (13/6) o novo Corolla. Depois de demorada campanha na televisão para aguçar a curiosidade, a Toyota do Brasil apresentou à imprensa, em sua fábrica em Indaiatuba, SP, a nona evolução de seu modelo médio desde seu lançamento em 1966. No fim do ano deverá atingir o marco de 30 milhões de unidades vendidas mundo afora. O carro começa a ser vendido neste sábado, 15/6, já como ano-modelo 2003.

Nada restou do modelo antigo, produzido no Brasil desde 1998. O carro cresceu em todas as dimensões básicas, tendo o entreeixos saltado de 2,46 m para 2,60 m e o comprimento de 4,39 m para 4,53 m. O porta-malas passa a acomodar 437 litros, mais conveniente do que o de 406 litros de antes. O resultado óbvio é ganho apreciável no espaço interno, notadamente no banco traseiro. A altura 75 mm maior permitiu que os assentos fossem mais altos.

As linhas estão mais ocidentais e elegantes. O entreeixos ampliado de 2,46 para 2,60 metros faz o carro parecer de um segmento superior ao de antes
Clique para ampliar a imagem

As linhas agora estão mais para o Ocidente, mas guardam a identidade Toyota. As formas são bem mais suaves, sem os ângulos do modelo anterior, que não era moderno nem mesmo ao ser lançado. Certamente pesarão na decisão de compra, sobretudo para os mais indecisos que estão considerando Focus, Astra, Civic, Marea ou Mégane. Os faróis agora possuem duplo refletor, sendo os de neblina exclusivos da versão SE-G. O modelo nacional não corresponde ao europeu, mas sim ao americano e de alguns mercados asiáticos (leia abaixo). Continua

Modelo americano foi o escolhido

Nos últimos meses, a grande questão sobre o novo Corolla era a origem do desenho escolhido pela Toyota, já que o modelo antigo derivava do japonês. Os mais cotados desta vez eram o europeu (foto superior), vendido também no Japão e Austrália, e -- como o BCWS divulgou -- o americano e de mercados asiáticos, onde se chama Corolla Altis (foto inferior).

Venceu a preferência por este último, como se vê. Mas em países como Taiwan são oferecidos teto solar, sistema de navegação, apliques que imitam madeira, câmbio manual-automático e sistema auxiliar de estacionamento, todos itens indisponíveis no novo Corolla brasileiro.

(Colaboração dos leitores Marco Antônio Garcia de Pinho e Jen Wen)

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação deste artigo: 13/6/02

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados