O segredo do sucesso Apesar de alguns problemas,
o conjunto equilibrado |
Pequenos aperfeiçoamentos em um conjunto
amplamente aprovado pelos brasileiros: esta é a definição
do Vectra GLS 2001, que o Best Cars Web Site
avaliou por cerca de 1.000 quilômetros. Depois da
reestilização do modelo 2000, a nova linha traz apenas
detalhes de conforto e conveniência, que não corrigiram
algumas falhas apontadas há dois anos em nosso último
contato com a versão. |
Com a
reestilização traseira e novos pára-choques e saias,
introduzidos na linha 2000, o Vectra mantém-se
atualizado e agradando à maioria Clique nas imagens para ampliá-las |
Um dos segredos desse êxito
talvez esteja nas linhas elegantes do Vectra. A reformulação
traseira da linha 2000 trouxe-lhe mais robustez e
agressividade, embora destoe ligeiramente da frente,
suave e harmoniosa (que ganhou novo pára-choque e faróis
de superfície complexa, com lente de policarbonato), assim como das laterais. Ainda
assim o conjunto impressiona bem e não demonstra cansaço,
apesar de o desenho básico datar de 1995 -- na Europa,
aqui no ano seguinte. O ambiente interno é o mesmo, com o estranho (embora útil) porta-objetos fixado ao teto, acabamento bastante bom (embora de tom escuro, inconveniente em um país tropical e, infelizmente, preferido por muitos) e espaço bem inserido na categoria, apesar da má acomodação de um quinto passageiro. A posição de dirigir agrada, havendo ajuste de altura do assento (com alavanca bem mais leve que a dos modelos anteriores) e do volante, mas não o de profundidade deste. O volante de três raios é simples mas adequado -- preferiríamos, contudo, um de quatro raios como o utilizado quando há bolsa inflável. |
A
versão GLS reúne qualidades equilibradas, embora alguns
itens da CD pudessem Colocados no console, posição
que nem todos apreciam, os controles elétricos de vidros
possuem função um-toque para subida e descida de todas
as janelas, proteção antiesmagamento e temporizador --
os melhores da categoria. Na linha 2001 o Vectra ganhou
interruptor de trava central das portas, há muito
solicitado, e chave igual à do Astra, com comandos
incorporados de travamento e alarme. Agora a porta do
motorista se destrava em separado (as demais, só ao
pressionar pela segunda vez), fator de segurança, e o
alarme é acionado ao primeiro toque (antes no segundo).
Segurando o botão podem-se fechar os vidros, mas não
abri-los. |
Acabamento interno é bom, apesar dos tons escuros impróprios a um país tropical; posição de dirigir não sofre com a falta de ajuste em distância do volante |
Mas há muitos bons detalhes no médio da GM: retrovisor interno fotocrômico (raro no segmento), comandos internos de porta-malas e portinhola de abastecimento, cintos de três pontos para os cinco passageiros (os dianteiros ancorados no próprio banco, portanto insensíveis a seu ajuste em distância), banco traseiro bipartido e com acesso ao porta-malas pelo apoio de braço central, painel claro e suficiente, mostrador de temperatura externa e emissora de rádio bem visível, temporizador da luz interna com apagamento gradual, lanterna traseira de neblina (faltam os faróis de mesmo fim, ao menos como opcionais), pára-sóis com espelho de cortesia iluminado e tampa, luzes de leitura dianteiras e traseiras, pára-brisa com faixa degradê e porta-luvas refrigerado. Continua |
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