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O segredo do sucesso

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Apesar de alguns problemas, o conjunto equilibrado
e eficiente garante ao Vectra a liderança do segmento

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Pequenos aperfeiçoamentos em um conjunto amplamente aprovado pelos brasileiros: esta é a definição do Vectra GLS 2001, que o Best Cars Web Site avaliou por cerca de 1.000 quilômetros. Depois da reestilização do modelo 2000, a nova linha traz apenas detalhes de conforto e conveniência, que não corrigiram algumas falhas apontadas há dois anos em nosso último contato com a versão.

O Vectra é um inegável sucesso: até novembro tinha 28.398 unidades vendidas, mais que modelos como Golf, Ka e Clio. Um resultado ainda mais expressivo quando se considera que o GLS de oito válvulas e câmbio manual custa de R$ 41.999 (sem opcionais) a R$ 49.859 (completo), isto é, está longe de ser um carro popular.

Clique para ampliar a imagem Com a reestilização traseira e novos pára-choques e saias, introduzidos na linha 2000, o Vectra mantém-se atualizado e agradando à maioria

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Um dos segredos desse êxito talvez esteja nas linhas elegantes do Vectra. A reformulação traseira da linha 2000 trouxe-lhe mais robustez e agressividade, embora destoe ligeiramente da frente, suave e harmoniosa (que ganhou novo pára-choque e faróis de superfície complexa, com lente de policarbonato), assim como das laterais. Ainda assim o conjunto impressiona bem e não demonstra cansaço, apesar de o desenho básico datar de 1995 -- na Europa, aqui no ano seguinte.

O ambiente interno é o mesmo, com o estranho (embora útil) porta-objetos fixado ao teto, acabamento bastante bom (embora de tom escuro, inconveniente em um país tropical e, infelizmente, preferido por muitos) e espaço bem inserido na categoria, apesar da má acomodação de um quinto passageiro. A posição de dirigir agrada, havendo ajuste de altura do assento (com alavanca bem mais leve que a dos modelos anteriores) e do volante, mas não o de profundidade deste. O volante de três raios é simples mas adequado -- preferiríamos, contudo, um de quatro raios como o utilizado quando há bolsa inflável.

A versão GLS reúne qualidades equilibradas, embora alguns itens da CD pudessem
ser adicionados a baixo custo. Retrovisores mais altos, embora ainda estreitos,
e repetidores laterais das luzes de direção são outras novidades recentes do Vectra

Colocados no console, posição que nem todos apreciam, os controles elétricos de vidros possuem função um-toque para subida e descida de todas as janelas, proteção antiesmagamento e temporizador -- os melhores da categoria. Na linha 2001 o Vectra ganhou interruptor de trava central das portas, há muito solicitado, e chave igual à do Astra, com comandos incorporados de travamento e alarme. Agora a porta do motorista se destrava em separado (as demais, só ao pressionar pela segunda vez), fator de segurança, e o alarme é acionado ao primeiro toque (antes no segundo). Segurando o botão podem-se fechar os vidros, mas não abri-los.

O controle automático de temperatura do ar-condicionado, opcional, funciona bem e há novo compressor de geometria variável, mais leve, compacto e silencioso. Mas permanece a má renovação do ar interno, que retarda o resfriamento do compartimento traseiro -- faltam difusores do ar para trás, mas muitos modelos conseguem bom resultado sem eles -- e complica a vida dos fumantes. Pode-se arriscar, com boa chance de acerto, que o Vectra alemão não compartilha desse problema crônico do carro brasileiro.

Acabamento interno é bom, apesar dos tons escuros impróprios a um país tropical; posição de dirigir não sofre com a falta de ajuste em distância do volante Clique para ampliar a imagem

Mas há muitos bons detalhes no médio da GM: retrovisor interno fotocrômico (raro no segmento), comandos internos de porta-malas e portinhola de abastecimento, cintos de três pontos para os cinco passageiros (os dianteiros ancorados no próprio banco, portanto insensíveis a seu ajuste em distância), banco traseiro bipartido e com acesso ao porta-malas pelo apoio de braço central, painel claro e suficiente, mostrador de temperatura externa e emissora de rádio bem visível, temporizador da luz interna com apagamento gradual, lanterna traseira de neblina (faltam os faróis de mesmo fim, ao menos como opcionais), pára-sóis com espelho de cortesia iluminado e tampa, luzes de leitura dianteiras e traseiras, pára-brisa com faixa degradê e porta-luvas refrigerado. Continua

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