A pequena
alavanca próxima ao volante comanda o controlador de velocidade
e seu limitador, que impede ultrapassar o limite escolhido mesmo
acelerando bem
O limitador não se resume a alertar sobre a ultrapassagem da velocidade pré-definida (de 30 km/h até a máxima) pelo motorista, como já existe até em carros simples como o Gol: efetivamente impede o excesso de velocidade, mesmo com grande pressão no acelerador -- a menos que se acelere a 100%,
quando o sistema entende ser uma emergência e se desativa. Chega a ser curioso ver o carro desacelerando, mesmo com "pé embaixo", quando se ordena a redução da velocidade-limite pela alavanca. Um bom recurso para evitar multas por distração.
Como esportivo
Mas é com controlador e limitador desativados que o Classe A mostra sua melhor face. As respostas rápidas do motor de 1,9 litro e 125 cv, a firmeza da suspensão (que traz desconforto em pisos irregulares e lombadas, porém) e a posição de dirigir interessante, com um volante quase vertical que em nada lembra outros
monovolumes, fazem do pequeno Mercedes um quase-esportivo.
|