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Este Elegance foi o primeiro Classe A que avaliamos desde a introdução dos sistemas Tempomat (controlador automático de velocidade) e Speedtronic (limitador de velocidade), no modelo 2002. Comandados por uma alavanca adicional à esquerda do volante, às vezes confundida com a de luzes de direção, são fáceis de usar e muito eficientes.

A pequena alavanca próxima ao volante comanda o controlador de velocidade
e seu limitador, que impede ultrapassar o limite escolhido mesmo acelerando bem

O limitador não se resume a alertar sobre a ultrapassagem da velocidade pré-definida (de 30 km/h até a máxima) pelo motorista, como já existe até em carros simples como o Gol: efetivamente impede o excesso de velocidade, mesmo com grande pressão no acelerador -- a menos que se acelere a 100%, quando o sistema entende ser uma emergência e se desativa. Chega a ser curioso ver o carro desacelerando, mesmo com "pé embaixo", quando se ordena a redução da velocidade-limite pela alavanca. Um bom recurso para evitar multas por distração.

Como esportivo   Mas é com controlador e limitador desativados que o Classe A mostra sua melhor face. As respostas rápidas do motor de 1,9 litro e 125 cv, a firmeza da suspensão (que traz desconforto em pisos irregulares e lombadas, porém) e a posição de dirigir interessante, com um volante quase vertical que em nada lembra outros monovolumes, fazem do pequeno Mercedes um quase-esportivo.

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Por dentro do A 190, posição de dirigir elevada, um painel essencial e o volante quase vertical, típico de carros alemães

Trechos sinuosos, com curvas fechadas, são seu melhor território: os largos pneus 195/55-15 agarram firme e a inclinação da carroceria é modesta, apesar de toda sua altura. Chega a ser desconcertante para quem espera ver a luz-piloto do controle de estabilidade (ESP) piscando desesperada no painel, indicando sua atuação: é preciso beirar a insanidade com o acelerador e o volante para que o sistema intervenha, o que indica um comportamento dinâmico bem melhor do que muitos esperariam. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D S/O
Ajuste de apoio lombar E / D ND/ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D S/S
Alarme / controle a distância O/O
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/S
Bancos / volante em couro ND/ND
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/ND
Câmbio automático S
Comando interno do porta-malas ND
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/S
Controle aut. de velocidade S
Controle de tração / estabilidade S/S
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro S
Luzes de leitura D / T ND/S
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-fitas O
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preços
Básico R$ 48.295
Como avaliado R$ 48.295
Completo ND
Vigentes em 6/12/02; ND = não disponível
Opcionais
Alarme com função anti-reboque; banco dianteiro direito ajustável em altura e removível; banco traseiro bipartido, reclinável, deslizante, rebatível e removível; rádio/toca-fitas; disqueteira para 6 CDs; pintura metálica. Preços não fornecidos.
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