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O Classe A continua em destaque pelos itens de segurança: além do ESP e das bolsas infláveis frontais, vem de série com sistema antitravamento (ABS) nos freios, distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), assistência adicional de frenagem (BAS) e controle de tração (ASR). Mas já deveria oferecer bolsas infláveis laterais, disponíveis em carros nacionais de menor preço, e cinto de três pontos para o quinto ocupante, que as minivans Meriva, Scénic e Picasso possuem. Os faróis, agora com refletores de superfície complexa e os de neblina incorporados ao facho alto (na mesma lâmpada), mantêm sua eficiência.

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Comportamento dinâmico e dotação de itens de segurança permanecem destaques
do pequeno Mercedes. O chassi em duas camadas eleva o habitáculo em 20 cm

No restante, é o Mercedes bem conhecido (leia avaliação anterior). E que bem poderia receber os mesmos aprimoramentos do europeu: bancos mais confortáveis (um ponto crítico do atual), melhores materiais internos, sistema de áudio em posição mais alta, ar-condicionado com sensor de umidade (evita ressecamento excessivo do ar), retrovisor interno fotocrômico, limpadores de pára-brisa automáticos e bolsas infláveis de janela (window bags). Também não se aceita mais que um carro desse preço saia de fábrica apenas com toca-fitas, sendo opcional a disqueteira de porta-malas.

Preço: este costumava ser um ponto delicado do Classe A, mas hoje as coisas são um pouco diferentes. Driblando as constantes altas do dólar para mantê-lo competitivo, a marca oferece o A 160 Classic de câmbio manual por R$ 34,3 mil e este A 190 Elegance automático por R$ 48,3 mil, com bom equipamento de série (veja relação). É muito para seu tamanho, mas não tanto em vista do que oferece em desempenho, segurança e itens de conveniência.

O porta-malas é modesto, embora bem aproveitado pelo porte tão reduzido do
Classe A. Entre os bancos, um bom porta-objetos e os controles elétricos de vidros

Comentário técnico
> O motor de 1,9 litro é todo de alumínio e, apesar das apenas duas válvulas por cilindro, atinge potência específica típica de bom motor multiválvula: 65 cv/l. Vem montado inclinado para a frente em 59°, de modo a poupar espaço, e se desloca por debaixo do habitáculo em caso de colisão, um fator de segurança.
> Todo Classe A, desde 1999, possui acelerador eletrônico (drive-by-wire), embora a Fiat é que tenha feito fama um ano depois ao adotá-lo no Palio Fire. O recurso, que suaviza as respostas ao comando do pé direito (sobretudo ao tirá-lo rapidamente), é imprescindível para que haja o controle de estabilidade (ESP), pois este coordena a atuação dos freios e do acelerador quando entra em ação.
> Ao contrário de algumas minivans, que aproveitam a maior altura para ganhar espaço interno, o pequeno Mercedes é construído em um chassi de duas camadas, a inferior (de cerca de 20 cm de "espessura") destinada apenas a elementos mecânicos. Portanto, os bancos e também o assoalho são mais altos que num carro convencional, o que pode dificultar o acesso de pessoas mais idosas, mas traz um benefício à segurança: maior proteção em caso de um carro mais baixo atingir a lateral.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85,6 x 84 mm. Cilindrada: 1.898 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Potência máxima: 125 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 18,4 m.kgf a 4.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - automático, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,625; 2) 2,090; 3) 1,314; 4) 0,902; 5) 0,721; diferencial, 3,76. Regime a 120 km/h em 5a., 2.900 rpm. Regime na velocidade máxima em 4a., 5.750 rpm; em 5a., 4.600 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 260 mm ø; traseiros a tambor, 180 mm ø; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,7 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, com estabilizador; traseira, independente, braço arrastado, mola helicoidal, com estabilizador.
RODAS - 5,5 x 15 pol; pneus, 195/55 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 3,575 m; largura, 1,719 m; altura, 1,598 m; entreeixos, 2,423 m; bitola dianteira, 1,50 m; bitola traseira, 1,45 m; capacidade do tanque, 54 l; porta-malas, 350 a 1.700 l; peso, 1.125 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 190 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,7 s.
CONSUMO - a 90 km/h constantes, 17 km/l; a 120 km/h constantes, 12,5 km/l.
Dados do fabricante; a Mercedes-Benz não informa o consumo em ciclos cidade e estrada, conforme norma ABNT
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 53; informações de fábrica, 0800 909090.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2003; pneus, Bridgestone B390; quilometragem inicial, 2.800 km.

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