Best Cars Web Site

Não é apenas sensação: o carro toma as curvas rapidamente com grande precisão, permitindo usar o acelerador ou tirar o pé como se quiser, sem ameaçar com saída de frente excessiva ou de traseira. Poucos sedãs de tração dianteira conseguem tanto equilíbrio. O "pacote Brasil" não inclui controle de estabilidade (ESP), mas não se nota sua falta mesmo em uso vigoroso. O cuidado com comportamento chega às semi-árvores de tração de mesmo comprimento, resultando na total ausência de efeitos de aplicação de potência sobre a direção.

Sob o capô, destravado por chave como no Focus, um motor carenado, na tendência atual. Os faróis enfim adotaram superfície complexa e são muito eficientes

Os freios, muito potentes, agora trazem discos também na traseira, sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD) de série. A assistência é das mais bem dosadas e permite proezas de modulação -- quase não seria preciso ABS também... Ainda sobre segurança, o carro vem com bolsas infláveis frontais e laterais, as primeiras com disparo em dois estágios, conforme a gravidade da colisão (saiba mais).

Mas há lugares melhores para o extintor de incêndio que junto aos pés do passageiro da frente (onde fixá-lo sempre constitui problema na "tropicalização", por não ser item obrigatório no resto do mundo civilizado). Como se vê, perfeito o novo topo de linha da Ford não ficou, mas evoluiu em todos os sentidos e tornou-se uma opção a considerar no segmento. Sem nenhuma dúvida.

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 87,5 x 83,1 mm. Cilindrada: 1.999 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Potência máxima: 143 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 18,9 m.kgf a 4.500 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração dianteira. Relações: ND. Regime a 120 km/h em 4a.: 3.150 rpm. Regime na velocidade máxima em 4a.: 5.000 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 300 mm ø; traseiros a disco, 280 mm ø; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,6 m.
SUSPENSÃO - dianteira e traseira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 6,5 x 16 pol; pneus, 205/55 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,753 m; largura, 1,812 m; altura, 1,429 m; entreeixos, 2,754 m; bitola dianteira, 1,522 m; bitola traseira, 1,537 m; capacidade do tanque, 58,5 l; porta-malas, 500 l; peso, 1.414 kg.
Desempenho e
consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 190 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 13,2 s.
CONSUMO - em cidade, 7,5 km/l; em estrada, 12,9 km/l.
Dados do fabricante; ND = não disponível
 
Dados do carro
avaliado
Ano-modelo, 2001; pneus, Continental Premium Contact; quilometragem inicial, 6.800 km.
 
Garantia
e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 358; informações de fábrica, 0800 7033673.

Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados