As últimas da Fiat
Ela
aprontou de novo: uma perua fora-de-estrada |
Se há uma qualidade inegável na Fiat, é a agilidade com que responde a demandas do mercado. Pioneira nos motores de 1 litro (Mille, 1990), de 16 válvulas (Tempra, 1993) e turbo (Uno e Tempra, 1994), a marca já deixou algumas vezes a concorrência de cabelos em pé. E acaba de aprontar mais uma, ou melhor, duas: um pickup leve com cabine estendida e uma perua com aptidões fora-de-estrada. |
Inovação marca o novo Strada: pela primeira vez um pickup derivado de automóvel tem cabine estendida de fábrica -- antes, só os médios e grandes |
Pickups com o compartimento de passageiros alongado, em detrimento ou não do de carga, não são novidade: há hoje Dakota e Ranger, este com quatro portas, e já existiram S10 e F1000. O que ninguém havia feito antes é aplicar esse conceito a um utilitário leve, derivado de automóvel, como o Strada. Disponível em acabamento Working (1,5 litro) e LX (1,6 litro, 16 válvulas), a versão Cabine Estendida custa R$ 16.397 e R$ 19.984, na ordem, sem opcionais. A LX completa chega a R$ 31.578 (confira os opcionais). Proposta diferente tem a Palio Adventure: trata-se de uma versão da Weekend, com motor 1,6 de 8 válvulas, apta a transitar por terrenos em que o restante da linha não rodaria. Não possui tração integral nem seria, caso a tivesse, a primeira perua nacional com esse sistema -- houve a Belina 4x4 nos anos 80. Mas inova ao trazer para a produção em série uma adaptação feita por muitos usuários anos atrás, sobretudo com a Parati, que ganhava suspensão mais alta, pneus lameiros, quebra-mato e faróis auxiliares para explorar caminhos difíceis a um custo acessível. |
Deixar a concorrência comendo poeira é a meta também da Fiat, e esta versão mais espaçosa do Strada é um apoio importante |
E preço é um destaque da nova Weekend: vai de R$ 26.176 (básica) a R$ 35.298 (completa), valores incomparáveis aos de peruas importadas com o mesmo conceito (Subaru Outback, Volvo V70) e mesmo ao dos grandes, pesados e beberrões utilitários-esporte derivados de pickups -- o mais em conta é o Blazer 4-cilindros, por R$ 36.138 sem opcionais. |
O Strada Cabine Estendida nasceu de interessantes pesquisas da Fiat. Entre outros dados, a marca coletou que 60% das utilizações de pickups não incluem carga, que 14% dos usuários desejam mais espaço na cabine, que a média de peso transportada no Strada é de 250 kg (ante uma capacidade de 705 kg) e que, dos compradores de pickups em 1998, 42% saíram de automóveis. |
Painel não traz novidades. Posição de dirigir agrada, com boa visão do trânsito, e há ajuste elétrico dos faróis como convém a um veículo de carga |
Partindo desses dados, a receita foi alongar a cabine em 30 cm e tirar essa medida da caçamba, mantendo o comprimento total. As portas grandes e pesadas (do Palio duas-portas) permaneceram, sendo inserida uma estreita janela na parte traseira da cabine, bem como barras laterais que lembram as de peruas e um spoiler no topo. Este é funcional, na medida em que suporta 80 kg (na vertical) e possui furos para amarração de carga. Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail © Copyright 1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |