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Entre os aspectos a melhorar estão a estética de alguns equipamentos, como alças de teto e maçanetas, com ar pouco sofisticado; controle elétrico dos vidros sem temporizador; teto solar, que produz bastante ruído se basculado a mais de 100 km/h; limpador sem a função uma-varrida e pára-brisa sem faixa degradê. Dirigindo por mais tempo, nota-se o acelerador pesado, fator de desconforto em viagens.

Interior está bem mais sofisticado com apliques imitando madeira, ar-condicionado digital, toca-CD e regulagem elétrica dos bancos -- mas falta o pára-brisa degradê

O motor Nissan V6 de 3,3 litros, 170 cv e 27,1 m.kgf permanece o mesmo dos últimos anos. É relativamente silencioso (vibra um pouco mais em regimes médios) e tem torque bem distribuído (90% já a 1.500 rpm), mas move os 1.852 kg do utilitário sem grande desenvoltura. É preciso acelerar fundo para obter respostas mais ágeis -- e o consumo sobe à estratosfera. Em estrada, à média de 130 km/h, obtivemos média inferior a 7 km/l. A marca não informa índices de desempenho, mas pelo que se percebe ao dirigir a aceleração de 0 a 100 km/h deve estar na casa dos 13 segundos.

O câmbio automático, de quatro marchas com a última desligável (overdrive), opera com suavidade e a tração integral, com reduzida, pode ser engatada (por alavanca menor, junto à de câmbio) mesmo em velocidade. Vale destacar que, pela ausência de diferencial central, deve ser utilizada apenas em pisos de baixa aderência. Sobre asfalto seco, as diferenças de rotação entre as rodas dianteiras e traseiras não são absorvidas, provocando o efeito de frear o veículo nas curvas bem apertadas, como ao manobrar (sente-se que o carro fica "preso").

Cada vez que isso ocorre, há um maior desgaste dos pneus. Mas nas curvas normais, dirigindo-se numa estrada, esse efeito não só deixa de se manifestar, como a estabilidade em termos gerais melhora, pois a potência é distribuída pelas quatro rodas. Evita-se, neste caso, a derrapagem de frente ou de traseira por aplicação excessiva de potência, típica de eixo motriz único. Ou seja, pode-se "dar gás" bem antes.

Banco traseiro tem encosto ajustável e conforto relativo para o passageiro central. No console, a conveniência dos porta-copos e da tomada 12-volts para a traseira

Comportamento dinâmico não é forte de utilitários-esporte, mas o Pathfinder inspira confiança dentro desse segmento -- mais agora, com as bitolas dianteira e traseira mais largas. As suspensões com molas helicoidais, como as de automóvel, permite conforto acima da média em pisos irregulares e lombadas, onde a tendência a saltar é reduzida. Mas a Nissan faz bem em destacar, num aviso fixado ao pára-sol, que -- como todo utilitário -- este pode perder o controle mais facilmente em manobras bruscas. Os freios são eficientes e o sistema antitravamento (ABS) agrada pela baixa vibração transmitida ao pedal.

Vendido em versão única SE, com pacote fechado sem opcionais, o Pathfinder traz ainda um item de segurança raro em utilitários: bolsas infláveis laterais incorporadas aos bancos dianteiros. Mas o preço sugerido de US$ 63.742, correspondentes a R$ 106.500 pelo dólar promocional (R$ 1,67) adotado no primeiro lote, o deixa em posição pouco confortável no mercado: custa mais que o Ford Explorer V8 e aproxima-se do novo Grand Cherokee Limited (leia avaliação), ambos modelos 2000, cerca de 50 cv mais potentes e, como o japonês, detentores de ótima imagem no mercado. Continua

Suspensão tem conforto acima da média para um utilitário, mas a falta de diferencial central impede o uso da tração 4x4 em período integral, pois causa arrasto de pneus
   
Equipamentos de série e opcionais
Acionam. elétrico dos vidros D / T S/S   Faróis de neblina S
Ajuste de altura dos bancos E / D S/ND   Freios antitravamento (ABS) S
Ajuste de apoio lombar E / D ND   Imobilizador de motor S
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND   Limpador/lavador traseiro S
Ajuste elétr. retrovisores E / D S/S   Luzes de leitura D / T S/ND
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância S/ND/S   Luz traseira de neblina ND
Aquecimento S   Manômetro de óleo / voltímetro ND
Ar-condicionado / controle automático S/S   Rádio/toca-fitas O
Bancos / volante em couro S/S   Rádio/toca-CD O
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/S   Relógio S
Câmbio automático S   Repetidoras laterais de direção ND
Comando interno do porta-malas ND   Rodas de alumínio S
Computador de bordo ND   Terceira luz de freio S
Conta-giros S   Teto solar / comando elétrico S
Controle automático de velocidade S   Travamento central S
Controle de tração ND   Vidros verdes S
Direção assistida S      

Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

 
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