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Críticas vão para os controles elétricos de vidros sem temporizador; apoio lombar excessivo nos bancos dianteiros, o que também cansa em longos percursos; portinhola de abastecimento sem comando interno; lavador e limpador de pára-brisa ainda não sincronizados; pára-brisa sem faixa degradê; e hodômetros não-digitais, de fácil adulteração por comerciantes desonestos.

Sucesso na Argentina, sedãs pequenos nunca venderam muito no Brasil. E o Siena enfrenta em breve mais um concorrente, o Renault Clio três-volumes
O que diferencia o Siena do Palio, evidentemente, é o porta-malas. E que porta-malas! A Fiat divulga capacidade de 500 litros, maior que a da maioria dos sedãs do mercado, mesmo de porte bem superior. Trata-se de uma das melhores heranças que seus antepassados, Prêmio e Oggi, poderiam lhe ter deixado.

Andando perto do 1.600

Diz-se que os brasileiros gostam de motores de grande cilindrada, pelo torque oferecido desde baixas rotações. Pode ser verdade, mas o Fire 16V concorre para reverter esse conceito, com funcionamento macio e vitalidade surpreendente para um 1.250. O torque máximo é apenas razoável, 12 m.kgf, mas segundo a Fiat 80% estão disponíveis já a 1.500 rpm e 90% a 2.000 rpm -- um ótimo resultado para um multiválvula. A potência máxima é que não impressiona: 80 cv, apenas 10 cv a mais que o VW 1.000 de configuração similar.

Consumo mais baixo que o do 1.000 e maior durabilidade são as promessas do Fire, que adota acelerador eletrônico pela primeira vez num motor a gasolina brasileiro -- pois o Dakota diesel já o utilizava
O desempenho obtido pelo Siena Fire aproxima-se do 1.600 de oito válvulas, versão de maior cilindrada remanescente (há ainda o 1.000 a gasolina, com câmbio de seis marchas, e o 1.500 a álcool; o 1.600 16V saiu de linha): velocidade máxima de 168 km/h, contra 179 km/h, e aceleração de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos ante 10,8 segundos. E o melhor é que o 1.250 rende tudo isso com consumo bastante baixo: segundo o fabricante, 11,9 km/l em cidade e 17,8 km/l em estrada -- cerca de 10% melhor que o do 1.600.

O três-volumes recorre à mesma suspensão traseira do Palio hatch, com eixo de torção, enquanto a Weekend adota braço arrastado e o picape Strada utiliza eixo rígido. Essa variedade de suspensão -- e também de distância entreeixos -- revela a versatilidade que se obtém hoje de uma plataforma básica. O sistema do Siena é adequado, embora não independente como o da perua. Freios e direção são eficientes e não causam más surpresas ao motorista. Ainda quanto a segurança, são de série cintos de três pontos retráteis e encostos de cabeça para dois ocupantes na traseira.
Desempenho do motor Fire em baixas rotações agrada. E nas altas fica devendo pouco ao 1,6-litro de oito válvulas, o maior disponível para o Siena
Assim como em cilindrada e potência, o Siena 1.250 fica em patamar de preço intermediário entre os concorrentes: custa R$ 21.950 sem opcionais, cerca de R$ 1.000 a menos que a versão 1.600, bem mais barato que Polo Classic (1.800), Seat Cordoba e Corsa Sedan (ambos 1.600), porém mais caro que a versão 1.000 do carro da GM. A competição neste segmento vai se intensificar em muito breve, com a chegada do Clio Sedan da Renault. Mas a Fiat já tem um coração fortalecido para essa briga. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionamento elétr. vidros D / T S/ND
Ajuste de altura bancos E / D ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade O/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D ND
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância O/O/O
Aquecimento O
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático ND
Comando int. porta-malas S
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina ND
Freios antitravamento (ABS) O
Imobilizador de motor O
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidoras laterais de direção ND
Rodas de alumínio O
Terceira luz de freio O
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central O
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

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