Mesma cara, novo coração Último Palio com o motor "Fiasa", o Young
ganha o |
|
Conseqüência natural do lançamento do velho Mille com motor Fire
(leia avaliação), chegou a hora de o Palio Young -- versão de entrada da linha e única a permanecer com o estilo antigo, lançado em 1996 -- receber o novo coração, moderno e eficiente. Pára-choques na cor da carroceria e imobilizador (Fiat Code) de série completam o conjunto de novidades do modelo 2002. |
O motor é o
mesmo oito-válvulas de 55 cv do Mille Fire e do Palio EX. Não tem
acelerador eletrônico nem embreagem de comando hidráulico, mas
oferece bom torque e consumo mais contido |
Preço, aliás, que subiu apenas R$ 90 -- só o imobilizador custava R$ 200 na linha 2001. O Young Fire
sai por R$ 14.318 com três portas e R$ 15.206 com cinco, baixando para R$ 13.774 e R$ 14.662, na ordem, se adquirido via Internet. Só que praticamente tudo é opcional, de acendedor de cigarros a sistema antitravamento de freios (ABS), passando por aquecedor, vidro traseiro térmico, retrovisores com ajuste interno, preparação para áudio,
controle elétrico dos vidros e travas, ar-condicionado, direção assistida, duas bolsas infláveis
e encostos de cabeça traseiros. Com tudo isso, ultrapassa R$ 21.000. |
Pára-choques
na cor da carroceria melhoram a aparência. A Fiat não pretende tão
logo uniformizar seu desenho ao do restante da família |
Ganho bem-vindo é esperado no consumo, agora de 13 km/l em cidade e 17,2 km/l em estrada, segundo o fabricante. São apenas 0,2 km/l de melhoria em cada condição, mas na prática devem ser mais porque o motor anterior ficava muito longe dos valores anunciados
(veja análise de opiniões de donos de
Palio). O "Fiasa", aliás, permanece apenas no Mille e
no Palio 1,0 a álcool e nos utilitários de motor 1,5 -- Fiorino, Uno
Furgão e Strada Working. |
Nada de novo
no interior: continuam faltando itens simples como hodômetro parcial,
cintos traseiros retráteis e ajuste lateral dos difusores de ar. Mas
a posição de dirigir é boa e podem-se ter bolsas infláveis, que
Celta e Gol Special não oferecem |
Por outro lado, a posição de dirigir é boa, o acabamento geral aceitável, o espaço interno correto. O carro é muito superior a um Mille em conforto de rodagem e
segurança passiva, tem boa estabilidade e as opções de cinco portas
e bolsas infláveis, que faltam aos concorrentes Celta e Gol Special.
Pena que a eficiente embreagem automática deixe de ser disponível,
pois não foi desenvolvida para o motor Fire. E a Fiat bem poderia acabar com aquele "boneco" no painel que alerta para o (obrigatório) uso do
cinto -- em inglês! |
|
||||||||
|
© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |