Mesmo com a ampla grade
dianteira e um ar familiar, o novo Sportback é facilmente reconhecido
como um A3
Rodas de 17 pol com pneus
225/45 e faróis de xenônio são de série na versão turbo de 2,0 litros e
200 cv |
Depois de quase 10 anos de mercado nacional, dos quais sete com
fabricação em São José dos Pinhais, PR, o Audi A3 como conhecemos saiu
de linha no dia 31 de agosto. Em seu lugar, apresentado à imprensa no
mesmo dia, chega a segunda geração importada da Alemanha, onde foi
lançada em 2003 com três portas e no ano seguinte com cinco — versão
denominada Sportback. Desta vez a diferença não se restringe ao número
de portas: a metade traseira assume desenhos bem distintos em cada
versão, a exemplo do que ocorre na Europa com Fiesta, Corsa e Stilo,
entre outros.
Embora seja o mais esportivo e atraente, o três-portas representará
parcela mínima das importações (apenas 5%) e virá em uma só opção, com o
conhecido motor de 1,6 litro, duas válvulas por cilindro, 102 cv e 15,1
m.kgf associado ao câmbio manual de cinco marchas, com preço sugerido de
R$ 99.850. Com a mesma mecânica o Sportback sai a R$ 110.900 e deve
responder por 40% das vendas, estima a Audi. A opção pelo 1,6 já
conhecido, em vez da versão com injeção direta e 115 cv vendida na
Europa, deve-se certamente ao fator custo, embora os preços sejam um
tanto salgados mesmo sem ele.
O motor "quente" da linha, com participação prevista de 55%, será
oferecido somente no cinco-portas: o inédito 2,0-litros com
turbocompressor, quatro válvulas por cilindro e injeção direta, que
desenvolve 200 cv e 28,5 m.kgf. Com câmbio manual de seis marchas o
carro custa R$ 138.621, e com o novo manual automatizado S-tronic, R$
145.467 — não há caixa automática, portanto, embora esta possa operar
como tal. Com os opcionais teto solar (R$ 8.880) e
sensor auxiliar de estacionamento
traseiro (R$ 2.340), o A3 de topo vai a R$ 156.687. É possível adicionar
ainda bolsas infláveis laterais traseiras, ajuste elétrico dos bancos
dianteiros, sistema de áudio Bose e faróis
autodirecionais.
O antigo A3 1,6 de três portas saía por R$ 66.900, e o 1,8 turbo de 180
cv com cinco portas e câmbio automático Tiptronic, a R$ 102.300.
Portanto, os aumentos são de mais de 40%, mas é preciso lembrar que
agora incide o Imposto de Importação (35%). Nota-se uma lacuna em
termos de potência na nova oferta, que deve ser preenchida no futuro
pelo motor 2,0 de aspiração natural e
150 cv já oferecido no Volkswagen Passat. Também é esperado aqui o
S3, o esportivo de 265 cv com
tração integral.
Será fácil reconhecer o A3 ao ver o Sportback: há grande familiaridade
com a geração anterior, com formas que transmitem solidez, como a
elevada linha de cintura. As lanternas traseiras lembram um pouco as do
A4 e, como em todo Audi atual, a grade dianteira
estabelece ligação visual com a entrada de ar inferior, o que tem
servido bem como elemento identificador da marca. O
Cx é apenas mediano, 0,33. O novo
cinco-portas mede 13 centímetros a mais em comprimento e 7 cm a mais na
distância entre eixos que o anterior, embora o três-portas tenha
crescido só 5 cm de ponta a ponta.
Continua |