A "cara de mau" da ampla
grade padroniza-se como identificação visual dos novos Audis e contribui
para dar personalidade ao A6, de linhas leves e harmoniosas |
Apenas cinco meses depois de apresentado à imprensa mundial, chega ao
Brasil o Audi A6 de terceira geração, a plataforma C6. A mudança de
estilo é marcante, principalmente na dianteira, em que ganhou "cara de
mau", de quem está pronto para a briga. A responsável por esse traço é a
grande grade dianteira trapezoidal que chega até próxima do solo, efeito
que se pode não ser o mais bonito, pelo menos dá ao novo Audi muita
personalidade. Mudança importante também na traseira, em que sai o
desenho de borda arredondada da tampa do porta-malas, que muitos
criticavam, e entra uma aresta que acumula a função de um pequeno
defletor.
Para o Brasil virão as versões 3,0, 3,0 Sport (ambas com motor V6 de 218
cv a 6.300 rpm, tração dianteira e o câmbio
automático CVT Multitronic, que permite usar sete marchas
"virtuais") e a mais potente de 4,2 litros, um V8 também de cinco
válvulas por cilindro que desenvolve 335 cv a 6.600 rpm. Esta vem com
tração integral Quattro e caixa automática Tiptronic de seis marchas, de
comando por alavancas-pá atrás do volante ou pela alavanca seletora. O
Sport se diferencia do 3,0 básico por detalhes de acabamento em
alumínio, volante esportivo, bancos dianteiros envolventes e rodas de
desenho diferente, mantendo o aro de 17 pol.
O importador Audi Senna prevê que a rede de 38 concessionárias da marca
comercialize 25 unidades por mês, aos preços de R$ 305.600 (3,0), R$
315.600 (3,0 Sport) e R$ 374.400 (4,2). O mix prevê 80% com motor
3,0-litros e 20% com o 4,2. O V6 de 3,2 litros e
injeção direta FSI infelizmente não vem. Os principais concorrentes
permanecem o Série 5 da BMW e o
Classe E da Mercedes-Benz, embora o Volvo S80 T6 (de preço menor) e o
Lexus LS 430 (mais amplo) também possam ser citados.
O novo A6 mede 4,92 metros de comprimento, 120 mm a mais que o anterior,
e exibe aumento também na largura, 45 mm sobre o 1,86 m do antigo. A
altura de 1,46 m praticamente não mudou. Com isso supera em dimensões
seus concorrentes diretos, o que, conjugado com o entreeixos 83 mm maior
– agora 2,843 m –, proporciona um grande e agradável espaço interno. O
encosto do banco traseiro rebatível e dividido 1/3-2/3 aumenta ainda
mais o amplo porta-malas de 546 litros.
Show de eletrônica
Um dos pontos que cativam no novo Audi é o MMI, sigla de Multi Media
Interface, sistema já em uso no A8. Por meio de uma tela de cristal
líquido de 7 pol no painel e um comando por botão giratório, de simples
manuseio, é possível efetuar os mais diversos ajustes do carro, do
sistema de áudio até ter a informação sobre a próxima revisão. Até o
número do chassi pode ser lido no MMI, bem como se pode saber a carga da
bateria, ler toda literatura de bordo, controlar a intensidade das luzes
internas. Continua |