

O A6 V8 em avaliação na Bahia:
ótimo desempenho e características de rodagem dos grandes carros alemães


As sofisticadas suspensões de
braços sobrepostos (a dianteira está em cima) fazem com farto uso de
alumínio |
Um
breve teste de avaliação do V8 por ocasião do lançamento para a imprensa
entre Una e Canavieiras, na Bahia, foi bastante para sentir as
qualidades de rodagem de mais este Audi, apesar da suspensão levantada
em cerca de 20 mm no Brasil. Só a rumorosidade causada pelos pneus de
perfil 40 (245/40 R 18 Y) incomoda em determinados pisos, mas nada que
impeça apreciar este estradeiro. A 120 km/h em sexta o motor gira a
apenas 2.300 rpm, que sobe para 2.800 em quinta. Numa auto-estrada
poder-se-ia viajar tranqüilamente na faixa de 200 km/h, como é comum no
país de origem.
A aceleração é convincente em qualquer situação, como indica o tempo
para ir de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, apenas 0,3 s atrás da perua
esportiva S4 Avant. O torque de 42,8 m.kgf a apenas 3.500 rpm é um dos
responsáveis pelo resultado. A caixa automática Tiptronic de seis
marchas, com sexta para economia, efetua seu trabalho de maneira
irrepreensível, mesmo deixando a alavanca sossegada na posição "D".
Trocam-se as marchas "com o pé", ao variar a posição e a velocidade de
acionamento do acelerador. Quando o modo "S" (esportivo) é selecionado,
a sexta marcha fica fora de ação e as trocas automáticas são mais
ríspidas e com maior retenção antes de passar à seguinte.
Para quem quer efetuar trocas manuais há a opção de usar a alavanca
seletora, com toques para frente e para trás, ou a solução mais moderna
das alavancas-pá detrás do volante – direita para subir, esquerda para
reduzir. Um ponto alto do sistema é estar-se em modo "D", normal, e um
toque numa das alavancas ser o bastante para levar direto à operação
manual. E, sinalizando o futuro, o conversor de torque bloqueia-se em
todas as marchas, o que reduz as perdas de energia.
Curvas de qualquer tipo são negociadas com perfeição, ajudado pela
tração em todas as rodas, sistema Quattro. Entre os eixos há um
diferencial Torsen, que permite livre compensação em condições de uso
normal e promove envio de força motriz em até 75% no caso de perda de
atrito de um dos eixos (saiba mais).
Há ainda o controle de estabilidade
para ajudar o motorista em determinadas situações, mas nem foi preciso
que atuasse. E pode ser desligado, se desejado.
Faz parte desse conjunto a carroceria com capô e pára-lamas de alumínio,
que concorrem para manter o peso em razoáveis 1.745 kg, cujo movimento é
detido com facilidade por freios potentes, sem esquecer o volante de 38
cm de diâmetro, desenhado por quem sabe o que está fazendo. E a
assistência eletroidráulica é reversível em degraus bem definidos,
provendo firmeza adequada em altas velocidades e peso mínimo em
manobras. O importador não tinha nenhuma versão 3,0-litros para
avaliação nesse evento, uma pena.
Em poucas palavras esse é o novo Audi A6, dotado de uma ambientação
interna de primeira grandeza, como uma ampla visão para o mundo exterior
(através do pára-brisa e vidro traseiro de altura vertical projetada
menor que a média encontrada em outros carros) e instrumentos feitos
para agradar ao motorista e não ao estilista: fundo preto e grafismo
branco. Sua exclusiva suspensão dianteira de quatro braços de alumínio,
formando os triângulos superior e inferior, e o conjunto independente de
braços trapezoidais atrás, completa o atraente pacote. |
MOTOR
- longitudinal, 8
cilindros em V; duplo comando no cabeçote, 5 válvulas por
cilindro. Diâmetro e curso: 84,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 4.163 cm3.
Taxa de compressão: 11:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência
máxima: 335 cv a 6.600 rpm. Torque máximo: 42,8 m.kgf a
3.500 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração integral. |
FREIOS
- dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira e traseira, independente, braços sobrepostos. |
RODAS
- 18 pol; pneus, 245/40 R 18 Y. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,916 m; largura, 1,855 m; altura, 1,459 m;
entreeixos, 2,843 m; capacidade do tanque, 80 l; porta-malas,
546 l; peso, 1.745 kg. |
DESEMPENHO - velocidade máxima,
250 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 6,1 s. |
CONSUMO - em cidade, 6 km/l; em estrada, 11,3
km/l (dados para Europa). |
Dados do fabricante |
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