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Na mecânica, avanços importantes: motor com uso de magnésio e sistema Valvetronic, suspensões com novos braços, direção e controlador de velocidade ativos, sensores para melhor atuação dos freios; as rodas do 330i são de 18 pol com pneus 225/40

De 231 passou-se a 258 cv a 6.600 rpm, regime elevado que traz a esportividade típica da marca. Por outro lado, o torque máximo (mantido em 30,6 m.kgf) passa a ocorrer entre 2.500 e 4.000 rpm, contra um pico de 3.500 rpm antes. Agora bastam 6,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, tempo de carro esporte, com velocidade máxima de 250 km/h por limite eletrônico. No 325i o aumento foi de 192 para 218 cv, também expressivo. Já o motor de quatro cilindros, no 320i, é algo que não se via há anos em um Série 3 no Brasil. Igual ao do Série 1, esse 2,0-litros de 150 cv substitui o 2,2 de seis cilindros e 170 cv, com a vantagem de custar menos e ter menor alíquota de IPI.

As inovações do E90 foram bem além dos motores. Os freios trazem uma primazia mundial: o Brake Standby, parte do controle de estabilidade DSC+, que os deixa prontos para atuar quando o motorista tira o pé do acelerador abruptamente. Outros recursos são um sensor de aquecimento, que aumenta a pressão hidráulica no caso de perda de eficiência pelo calor; e outro sensor que faz aproximar as pastilhas dos discos ao rodar em piso molhado, para mantê-los secos. Ainda em frenagem, as luzes possuem dois estágios: o mais intenso é acionado quando o antitravamento ABS atua, para alertar o motorista do veículo de trás que se trata de desaceleração rápida. E o controlador de velocidade agora é ativo: monitora o tráfego à frente e, se a distância até o próximo veículo se reduzir, diminui a velocidade e até aplica os freios.

O sistema de direção do 325i e do 330i é o Active Steering, direção ativa, já usado nos Séries 5 e 6. Não se trata de mera variação da assistência: ele altera a relação entre volante e rodas de acordo com a velocidade, o modo de dirigir e as condições da estrada. Até 60 km/h a direção é bem rápida, com relação de 10,8:1, e nas manobras não chega a duas voltas de batente a batente. Dali até 100 km/h vai-se tornando mais lenta, até chegar a 18:1. Contudo, pode tornar-se rápida novamente se o carro detectar uma curva acentuada. Continua

Três décadas de sucesso
Lançado em 1975, o Série 3 é o modelo de maior êxito da BMW, com um total aproximado de 8,8 milhões de unidades vendidas até hoje. Tudo começou com a geração E21, que tinha apenas motores de quatro cilindros e duas portas. Na seguinte, E30 (1983), já houve opções de quatro portas, conversível e perua, além de motores de seis cilindros, versão a diesel e o esportivo M3. A E36, de 1990, foi a primeira importada oficialmente para o Brasil e marcou importante avanço em estilo, além do uso de suspensão traseira multibraço e da oferta do hatchback Compact. A E46, em 1998, aprimorou a anterior e chegou a 360 cv na versão M3 CSL. Na foto as cinco gerações, a começar da esquerda. Clique para ampliar a imagem

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