Best Cars Web Site

Pouca pompa, muita circunstância

Clique para ampliar a imagem

Versão básica do Corolla, o XLi mostra como reduzir
o preço e satisfazer em conforto e desempenho

Texto e fotos: Fabrício Samahá
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Oferecido em pacote único a R$ 40,4 mil, o XLi é competitivo dentro do segmento. Apenas as rodas de 14 pol o diferenciam externamente da versão intermediária XEi

Sempre que chega o momento de avaliar a versão básica de um automóvel, preparamo-nos para encontrar um acabamento despojado, materiais baratos no interior e, no caso do uso de motor menos potente, um desempenho insatisfatório. Assim, foi uma grata surpresa constatar exatamente o oposto no Corolla XLi, opção de entrada da Toyota no segmento dos médios.

Oferecido em pacote único (veja relação de equipamentos de série), a que se pode adicionar apenas o câmbio automático de quatro marchas, o XLi custa R$ 40,4 mil. Não deixa de ser competitivo, embora a concorrência esteja bem preparada: o Focus GLX 1,8 16V (115 cv) e o Marea SX 1,75 16V (132 cv) saem por R$ 39,5 mil (mas o Fiat não traz ar-condicionado); o Civic LX 1,7 16V (115 cv) custa R$ 40,5 mil (o modelo 2004 ainda não tem preço), incluindo bolsas infláveis frontais; e o Vectra 2,0 (110 cv) começa em R$ 41,8 mil. A Volkswagen não disputa o segmento, a não ser com o Polo Sedan, que é um carro pequeno e não um médio.

A favor do Corolla estão pelo menos três fatores: a garantia de três anos, a maior da categoria; a atualidade do modelo, lançado em 2002 e sem perspectivas de mudança tão cedo (os concorrentes citados são de 1996 a 2000); e a reputação de qualidade e robustez habitual dos carros japoneses, que se estende ao Civic — nossa intenção, aliás, era compará-los, mas a Honda não pôde fornecer um modelo reestilizado a tempo.

Outros aspectos positivos aparecem logo ao primeiro contato. Para uma versão básica, a Toyota caprichou mesmo no acabamento interno, com materiais que não fariam feio em um carro R$ 10 mil mais caro. Os plásticos têm boa qualidade, o revestimento dos bancos é suave e, graças aos tons claros de parte do interior, o ambiente é leve e agradável. Espaçoso, o Corolla acomoda cinco adultos com um conforto raro em carros nacionais. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 9/12/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados