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Suave e silencioso, o ES 330 agrada muito a quem preza o conforto, mas não decepciona em comportamento dinâmico e anda muito bem com o moderno 3,3-litros

Bom motor, nenhum ruído   O V6 de 3,3 litros do Lexus está longe de ser exclusivo: é usado também no RX 330 e em três Toyotas nos EUA – Camry, o utilitário esporte Highlander e a minivan Sienna. Mas é um bom propulsor para o tipo de carro e, associado a um cuidadoso isolamento acústico, permite rodar com um silêncio que impressiona mesmo quem está habituado a carros de luxo. Só se ouve o que está sob o capô ao deixar a rotação subir, mesmo assim de modo suave e agradável aos ouvidos. Um gentleman.

Com 6,6% mais potência e 8,3% mais torque que o antigo 3,0-litros, o novo V6 move o carro de 1.575 kg sem qualquer esforço. Pode-se trabalhar na faixa de 2.000 rpm com respostas adequadas ou, se desejado, obter números de carro esportivo, como 7,9 segundos de 0 a 100 km/h e máxima de 235 km/h (veja simulação completa abaixo). O consumo é moderado para o porte do carro, mérito do motor moderno e eficiente, mas o tanque pequeno (52 litros) limita a autonomia.

Também contribui para a economia o novo câmbio automático de cinco marchas, dotado de controle eletrônico dos mais modernos (saiba mais) e extremamente suave. A quinta é uma sobremarcha bem definida, o que permite rodar a 120 km/h com apenas 2.400 rpm. Não dispõe de operação manual, comum hoje, mas não faz falta: as trocas são comandadas "com o pé" e eventuais mudanças manuais são facilitadas pelo percurso sinuoso da alavanca.

Ao contrário do que faz supor sua proposta americana, o ES 330 não é mole demais: está no ponto certo de maciez, para superar ondulações e lombadas baixas com grande conforto e solidez, sem prejuízo do comportamento dinâmico. Até uma barra de amarração dianteira foi prevista para maior rigidez estrutural. A tração dianteira não é ideal, mas não chega a comprometer em vista da proposta tranqüila.

Como até os pneus são de medida conservadora (215/60-16), não se nota aspereza ou ruído ao rodar, ainda que sobre paralelepípedos. No entanto, impactos em piso mais irregular são bem transmitidos aos ocupantes e há ruído na distensão dos amortecedores (pela ausência de batentes hidráulicos) ao transpor lombadas fora das especificações legais. O típico caso de carro certo, mas no país errado... A assistência de direção, ajustada em função da velocidade, a deixa extremamente leve em baixa e com boa firmeza em alta. Continua

Simulação de desempenho
O jeito comportado do ES 330 pode passar a impressão de desempenho modesto, mas ela não se confirma na prática. O V6 desenvolve bem desde baixas rotações, como se percebe pela curva de torque bem plana (veja figura), e "casa" bem com o câmbio de cinco marchas e a aerodinâmica eficiente.

Analisado no Simulador de Desempenho desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo, o Lexus entregou números de um bom esportivo, seja em aceleração ou velocidade máxima. Esta é atingida com o motor quase 1.000 rpm abaixo do regime de maior potência, em quinta (a quarta é curta demais para esse fim, levando-o ao limite de giros). O consumo pode ser considerado bom para seu porte e peso, graças ao mesmos fatores.

Vale lembrar que o simulador considerou o uso da gasolina comum (ou aditivada, tanto faz) vendida no Brasil, com 95 octanas RON e adição de álcool. Simulado com gasolina pura de 98 octanas, houve ligeiro ganho de desempenho (máxima de 237 km/h, 0-100 em 7,8 s) e mais perceptível em consumo (7,2 km/l em cidade, 11,4 em estrada). A premium nacional, com álcool e 98 octanas, o levaria ao mesmo desempenho da gasolina pura, mas com consumo idêntico ao da comum.
Observação: o BCWS adotou novos ciclos de simulação de consumo, de modo que estes resultados não devem ser comparados aos publicados em avaliações até agosto de 2004
Saiba como funciona o simulador de desempenho e conheça os novos ciclos de consumo
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Velocidade máxima 235 km/h
Regime à vel. máxima (5ª.) 4.650 rpm
Regime a 120 km/h (5ª.) 2.400 rpm
Potência a 120 km/h 27 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,9 s
Aceleração de 0 a 400 m 15,9 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 28,4 s
Retomada de 80 a 120 km/h (D)* 5,7 s
Retomada de 60 a 100 km/h (D)* 4,0 s
Consumo em cidade 6,5 km/l
Consumo em estrada 10,3 km/l
Consumo a 60 km/h constantes 11,4 km/l
Consumo a 80 km/h constantes 11,1 km/l
Consumo a 100 km/h constantes 10,0 km/l
Consumo a 120 km/h constantes 9,0 km/l
* Com redução de marcha determinada pelo câmbio automático

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