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Clique para ampliar a imagem Acabamento adequado e boa posição de dirigir, mas no banco traseiro o conforto é mínimo: falta espaço e acomodação para as pernas, além da rigidez da suspensão Clique para ampliar a imagem

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Praticidade: painel moderno e bem legível, ótimo volante revestido em couro, quatro porta-copos e porta-objetos central duplo

A imponência da frente não é acompanhada pela traseira sóbria ou pelas laterais algo ultrapassadas, mas o conjunto impressiona bem, sobretudo com os largos pneus 265/70-15, maiores que os da concorrência. Interessante no Frontier é a quase total ausência de cromados, tão comuns em picapes de origem americana. Até mesmo os retrovisores vêm na cor da carroceria.

Praticidade, pouco conforto   Para chegar à cabine é preciso fazer curso de alpinismo: o assoalho está a mais de 50 cm, e o banco, a cerca de 80 cm de altura. Um estribo seria muito bem-vindo, mas pelo menos existem alças nas colunas dianteiras para apoio. Uma vez dentro, o picape nipo-brasileiro revela uma semelhança com os L200 e Hilux: o assoalho alto em relação aos bancos, quase como num automóvel, em contraste com o que se nota no S10 ou no Ranger.

A posição de dirigir é cômoda, sem o inconveniente dos pedais muito à esquerda do modelo da GM, e o volante de quatro raios, revestido em couro com furos na região de pega, é dos melhores. Mas poderia haver ajuste de altura do banco, como ocorre com o volante. A regulagem do encosto, como é padrão japonês, utiliza alavanca e trabalha com pontos definidos; o acabamento é simples mas adequado à categoria.

Se na frente o Frontier agrada, no banco traseiro a vida é um suplício. Não conhecemos picape cabine-dupla que ofereça conforto de automóvel, mas este foi longe demais: as pernas ficam encolhidas, com as coxas sem apoio, e o acesso dos pés é complicado pelo vão reduzido entre o banco e o batente da porta. O espaço para cabeças e ombros é até aceitável, mas não se pode recomendar o utilitário para uso familiar em hipótese alguma. Seria o caso de chamá-lo de veículo 2+3, em alusão aos carros esporte 2+2...

O painel moderno, com os instrumentos em três módulos, destoa do aspecto antiquado das portas e maçanetas, que deveriam ser reformuladas. Mas o interior é prático, com espaços para objetos que incluem um compartimento duplo no console central, três tomadas de energia 12V (no painel, no porta-objetos do centro e para o banco traseiro) e quatro porta-copos (dois na frente, dois retráteis para a traseira). O controle elétrico dos vidros agora inclui temporizador, mas a função um-toque equipa só o do motorista para descida.

Alguns detalhes agradam: luz indicadora de porta aberta, dois hodômetros parciais, luz interna com temporizador e apagamento gradual, intervalo ajustável do limpador de pára-brisa, trava das portas com abertura em dois estágios (a do motorista em separado, o que é mais seguro), retrovisor esquerdo também convexo, trava da tampa da caçamba a chave (ideal quando se usa capota marítima) e um rádio/toca-CDs que desliga junto da ignição, mas pode ser ligado novamente sem a chave, ao contrário do modelo 1998. Continua

Equipamentos
de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D S
Alarme / controle a distância ND
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/ND
Bancos / volante em couro ND/S
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/ND
Câmbio automático ND
Comando interno do porta-malas NA
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/S
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador de motor ND
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T D/ND
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD S
Relógio ND
Repetidores laterais de direção ND
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preços
Básico R$ 75.500
Como avaliado R$ 76.200
Completo R$ 76.200

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