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Com tração 4x4 e reduzida acionadas por alavanca, robustez é o ponto alto do Frontier, parecendo capaz de bons serviços no fora-de-estrada por longos anos

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Tanto esse fator quanto o ruído seriam minimizados se a Nissan oferecesse aqui um dos motores que o equipam nos Estados Unidos: as versões de aspiração natural (170 cv) e com compressor (210 cv) do V6 de 3,3 litros que dotava o Pathfinder até há algum tempo. Só que a gasolina no Brasil está longe de ser barata como lá, o que leva à maciça preferência pelo diesel em picapes, a ponto de não haver mais oferta dos V6 no S10 (também no Blazer) e Ranger.

De resto, o Frontier demonstra boa aptidão para o fora-de-estrada leve, em que foi avaliado por cerca de 50 quilômetros. A Nissan mantém o acionamento manual (por alavanca) da tração 4x4 e da reduzida, em oposição ao comando elétrico do S10 e do Ranger, considerado menos confiável. O vão livre do solo (218 cm) é adequado e o picape transmite sensação de solidez e durabilidade nessas condições. Apenas os pneus, que se prestam mais ao uso em asfalto, justificam substituição para quem passa a maior parte do tempo fora dele.

São, por outro lado, adequados ao uso em cidade e estrada, onde a suspensão — desconforto à parte — mostra boa geometria e calibragem correta dos amortecedores, sem que a dianteira "navegue" todo o tempo como a do S10. Os freios contam com sistema antitravamento (ABS) nas quatro rodas, que alguns concorrentes ainda não oferecem. Ainda em segurança, são de série faróis de neblina, terceira luz de freio e bolsas infláveis frontais, havendo cintos de três pontos retráteis e encostos de cabeça para só quatro dos ocupantes.

E quanto ao preço? O Frontier SE 4x4 sai a R$ 75,5 mil, competitivo com Mitsubishi L200 Sport GLS (121 cv, R$ 73,1 mil) e Sport HPE (141 cv, R$ 75,6 mil), Ford Ranger Storm (132 cv, R$ 75,2 mil) e Toyota Hilux SR (115 cv, R$ 76,2 mil), todos bem mais baratos que o Chevrolet S10 DLX (132 cv, R$ 81,3 mil), considerando versões de cabine dupla, motor turbodiesel, câmbio manual e tração integral.

Para quem está decidido por um picape da categoria, a Nissan tem certamente uma válida opção a oferecer, que ficaria ainda melhor com os aprimoramentos sugeridos.

Comentário técnico
> O motor do Frontier é exatamente o mesmo do S10 turbodiesel. Denominado Sprint 4.07TCA — sigla para quatro cilindros, 700 cm³ de cilindrada unitária, turbocompressor e resfriador de ar — pelo fabricante, a MWM, é uma versão com dois cilindros a menos do que equipa Ford F250, com o qual partilha componentes como pistões, pinos de pistão, anéis, bielas, válvulas e suas molas. Embora utilize ferro fundido no cabeçote, é um motor de concepção moderna, com comando de válvulas no cabeçote, que é de fluxo cruzado, e três válvulas por cilindro, duas de admissão e uma de escapamento.
> A suspensão dianteira do picape Nissan segue a receita mais comum no segmento, com braços sobrepostos e barra de torção. Há poucas exceções à regra, como o Ranger até 1997 e o F-250, que utilizam a chamada Twin-I-Beam (semi-eixos oscilantes), ultrapassada e ineficiente em comportamento. Por outro lado, o Ranger atual tem caixa de direção por pinhão e cremalheira, mais leve e precisa que a de esferas recirculantes adotada no Frontier.
Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de ferro fundido; comando no cabeçote, 3 válvulas por cilindro (2 de admissão, 1 de escapamento). Diâmetro e curso: 93 x 103 mm. Cilindrada: 2.798 cm3. Taxa de compressão: 17,8:1. Potência máxima: 132 cv a 3.600 rpm. Torque máximo: 34,7 m.kgf a 1.800 rpm. Bomba injetora rotativa.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração integral. Relações: 1) 3,72; 2) 2,24; 3) 1,48; 4) 1,00; 5) 0,75; diferencial, 4,36; reduzida, 2,02.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, ø ND; traseiros a tambor, ø ND; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de esferas recirculantes, assistência hidráulica; diâmetro de giro, ND.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos, barra de torção, estabilizador; traseira, eixo rígido, molas semi-elíticas.
RODAS - 7 x 15 pol; pneus, 265/70 R 15 S.
DIMENSÕES - comprimento, 5,077 m; largura, 1,826 m; altura, 1,70 m; entreeixos, 2,95 m; bitola dianteira, 1,524 m; bitola traseira, 1,506 m; capacidade do tanque, 73,5 l; caçamba, ND; capacidade de carga, 1.000 kg; peso, 1.935 kg.
ND = não disponível
Desempenho e consumo
Dados não fornecidos pelo fabricante
Fora-de-estrada
Distância livre do solo, 218 mm; ângulo de entrada, 32º; ângulo de saída, 24º.
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 60; informações de fábrica, 0800 111090.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2003; pneus, Bridgestone Dueler H/T; quilometragem inicial, 400 km.

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