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Evolução para valer

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Com o L200 GLS Sport, evolução do consagrado picape,
a Mitsubishi brasileira avança — e não é coisa de filial

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

As operações da Mitsubishi no Brasil estão a cargo de uma empresa brasileira, a MMC Automotores do Brasil Ltda., que monta e produz aqui modelos da marca japonesa dos três diamantes. Tudo resultado da capacidade empreendedora de Eduardo Souza Ramos. De importador passou a fabricante em 1997, estabelecendo fábrica em Catalão, GO. Um passo de gigante.

Um ano depois era lançado o picape cabine-dupla L200 GL e GLS, montado em Catalão. Depois veio o utilitário esporte Pajero TR4, há um ano exato. Agora, passados cinco anos, chega a evolução do L200, o L200 GLS Sport — parece mais uma versão de acabamento, mas é um novo produto. Não se trata de substituição e sim de complementação, de acordo com o fabricante.

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Com cabine mais arredondada que o do L200 conhecido e tratamento estético
próprio para o Brasil, o estilo do Sport transmite modernidade e robustez

Aproveitando a autonomia dada pelos japoneses, “nossa” Mitsubishi pôde produzir um veículo de visual exclusivo e diferente do produzido no Japão e outros da região Ásia-Pacífico, com ótimos resultados. O L200 Sport é decididamente elegante em sua categoria, a dos picapes de cabine dupla. E disposto a conquistar.

Os elementos circulares de faróis e lanternas traseiras e a grade de tela conferiram leveza a um veículo normalmente associado a brutalidade, apesar da tomada de ar para o resfriador de maiores dimensões destoar um pouco do conjunto. A placa de proteção inferior, integrada ao pára-choque e fabricada em material composto, agrega ao visual do Sport.

Em relação ao L200 anterior, o Sport possui cabine maior e caçamba menor para favorecer a habitabilidade no banco traseiro, embora espaço atrás não seja um ponto alto do modelo. As medidas tomadas pela engenharia da MMC para agradar vão mais além, porém.

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Com tração 4x4 que inclui diferencial central e reduzida, um picape valente
para o uso fora-de-estrada, mas com suspensão mais macia para o usuário urbano

O motor turbodiesel quatro-cilindros de 2,5 litros e 118 cv que já propulsionava o L200 ganhou bomba de combustível eletrônica, turbina de rotor variável (TGV) e novo resfriador. A potência subiu para 121 cv e o torque para 26,2 m.kgf. Mas novidade maior é a versão HPE, com gerenciamento do motor mais elaborado, como variação da pressão do turbo VGT e parâmetros diferenciados para controle da bomba de injeção eletrônica. A potência passa a 141 cv e o torque a 30.6 m.kgf. A extrema suavidade resulta também de duas árvores de balanceamento.

O Sport pode ser dotado de caixa automática de quatro marchas, em opção ao novo câmbio manual de cinco marchas, com sincronização até para a marcha à ré. Desde o descontinuado Chevrolet S10 Executive V6 não se via um picape cabine-dupla com caixa automática. As marchas são indicadas também no painel.
Continua

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Data de publicação: 7/8/03

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