Best Cars Web Site

Ralizeiro só para asfalto

Clique para ampliar a imagem

Com estilo indeciso entre um esportivo e um fora-de-estrada, o
melhor do Rallye é manter as qualidades consagradas do Gol

Texto e fotos: Fabrício Samahá
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Belas rodas de 15 pol com pneus 195/55, defletor traseiro, 27 mm a mais na altura de rodagem: um Gol com detalhes atraentes

Lembra-se o leitor de quando o "quente" eram os pequenos esportivos, com seus motores picantes e suspensão rebaixada? Bem, essa proposta parece pertencer mesmo ao passado, ao menos na visão de alguns fabricantes. Veja-se o caso do Gol: sua maior novidade, no momento em que completa 10 anos da atual geração (como se sabe, em 1999 ocorreu apenas uma reestilização), é uma série especial com certo jeito fora-de-estrada, trazido pela suspensão ainda mais alta que a das versões de linha.

Denominado Rallye, em alusão à versão de competição do Campeonato Brasileiro de Rali, o mais novo Gol usa uma mecânica consagrada: o motor AP de 1,6 litro flexível em combustível, com 99 cv ao usar álcool. A altura de rodagem 27 mm maior foi obtida com componentes de suspensão e medida de pneus iguais aos da Parati Crossover. E, como na perua, há uma incoerência: o ganho em vão livre do solo não combina com a menor resistência dos pneus 195/55-15 a impactos, se comparados aos pacatos 175/70-13 dos Gols mais simples. Fica, portanto, em um indeciso meio-caminho entre fora-de-estrada e esportivo.

Além dessas alterações, o Rallye traz outras. Por fora, rodas esportivas de alumínio (que podem vir em branco ou prata), defletor traseiro, um tom azulado nas molduras dos faróis e os adesivos da série. Por dentro, volante de três raios, aro espesso e menor diâmetro (360 mm, ótimo de usar), painel com grafia exclusiva e novo revestimento nos bancos (com tecido na área central e couro sintético nas laterais e parte posterior), com o nome da versão bordado nos encostos dianteiros. O grafismo dos instrumentos é original, mas permanece a iluminação em azul e vermelho, que não contribui para a leitura. De mau aspecto é a faixa central no painel em cinza bem claro, que evidencia a aspereza do plástico usado. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 9/11/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade