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Mudanças em movimento

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De "terceira geração" a linha 2006 de S10 e Blazer não tem nada,
mas o novo motor turbodiesel os deixou melhores de dirigir

Texto: Luís Perez - Fotos do autor e de divulgação

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Os S10 Colina e Executive no ambiente fora-de-estrada criado pela GM para a avaliação: desempenho pouco melhor, mas grande redução de ruídos e vibrações em relação ao motor anterior de 132 cv

Embora seja um grande exagero chamar de "terceira geração" um modelo que mudou pouquíssimo em termos visuais, os renovados Chevrolets S10 e Blazer receberam consideráveis melhorias no que diz respeito a um item caro a donos desse tipo de veículo, mas que nem sempre está a olhos vistos: a motorização. O picape e o utilitário esporte receberam um novo motor turbodiesel com gerenciamento eletrônico da MWM, que os torna compatíveis aos padrões de emissões Euro III. É um bom avanço (que a General Motors seria obrigada a fazer, de qualquer modo, para seguir uma determinação legal) que contribui para aumentar potência, torque e conforto.

O resultado é possível sentir no conjunto. Este repórter viajou cerca de 1.500 quilômetros no início deste ano com uma versão anterior (ou seja, a experiência está bem fresca na memória). As melhorias se refletem em muito menos vibrações e ruído — antes, por exemplo, a trepidação da alavanca de câmbio incomodava, o que não ocorre mais. Contribui também para o conforto do motorista a adoção do acelerador eletrônico, que deixa as respostas mais suaves.

O propulsor permanece de 2,8 litros, com resfriador de ar e três válvulas por cilindro (duas de admissão, uma de escapamento), e passou de 132 para 140 cv de potência e de 34 para 34,7 m.kgf de torque, disponível de 1.800 a 2.400 rpm. Equipa o S10 nas versões Colina, Tornado e Executive — a primeira com cabine simples ou dupla, e as duas últimas, apenas com cabine dupla. Em qualquer caso há opção entre tração traseira e 4x4. Já o motor a gasolina de 2,4 litros e 128 cv vem apenas no Colina de cabine simples, mesmo assim com oferta restrita ao canal de vendas diretas, e na série Advantage de cabine dupla. Também é lançada agora a edição limitada Rodeio (leia boxe).

Dados do próprio fabricante dão conta de que o veículo não ficou mais rápido ou veloz de modo perceptível. Agora atinge velocidade máxima de 173 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h para a versão de cabine simples de 12,3 segundos (4x2) e 12,8 s (4x4), e para a de cabine dupla de 12,7 s (4x2) e 13,2 s (4x4). Como referência, o antigo de cabine dupla 4x2 chegava a 171 km/h e fazia a aceleração nos mesmos 12,7 s. Portanto, ao contrário dos concorrentes Ranger e Hilux de 3,0 litros, seria difícil o novo S10 "despachar" o anterior em uma hipotética competição. Continua

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Data de publicação: 20/8/05

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