Os S10 Colina e Executive no
ambiente fora-de-estrada criado pela GM para a avaliação: desempenho
pouco melhor, mas grande redução de ruídos e vibrações em relação ao
motor anterior de 132 cv
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Embora seja um grande exagero chamar de "terceira geração" um modelo que
mudou pouquíssimo em termos visuais, os renovados Chevrolets S10 e
Blazer receberam consideráveis melhorias no que diz respeito a um item
caro a donos desse tipo de veículo, mas que nem sempre está a olhos
vistos: a motorização. O picape e o utilitário esporte receberam um novo
motor turbodiesel com gerenciamento eletrônico da MWM, que os torna
compatíveis aos padrões de emissões Euro III. É um bom avanço (que a
General Motors seria obrigada a fazer, de qualquer modo, para seguir uma
determinação legal) que contribui para aumentar potência, torque e
conforto.
O resultado é possível sentir no conjunto. Este repórter viajou cerca de
1.500 quilômetros no início deste ano com uma versão anterior (ou seja,
a experiência está bem fresca na memória). As melhorias se refletem em
muito menos vibrações e ruído — antes, por exemplo, a trepidação da
alavanca de câmbio incomodava, o que não ocorre mais. Contribui também
para o conforto do motorista a adoção do
acelerador eletrônico, que deixa as respostas mais suaves.
O propulsor permanece de 2,8 litros, com
resfriador de ar e três válvulas por cilindro (duas de admissão, uma
de escapamento), e passou de 132 para 140 cv de potência e de 34 para
34,7 m.kgf de torque, disponível de 1.800 a 2.400 rpm. Equipa o S10 nas
versões Colina, Tornado e Executive — a primeira com cabine simples ou
dupla, e as duas últimas, apenas com cabine dupla. Em qualquer caso há
opção entre tração traseira e 4x4. Já o motor a gasolina de 2,4 litros e
128 cv vem apenas no Colina de cabine simples, mesmo assim com oferta
restrita ao canal de vendas diretas, e na série Advantage de cabine
dupla. Também é lançada agora a edição limitada Rodeio (leia
boxe).
Dados do próprio fabricante dão conta de que o veículo não ficou mais
rápido ou veloz de modo perceptível. Agora atinge velocidade máxima de
173 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h para a versão de cabine simples
de 12,3 segundos (4x2) e 12,8 s (4x4), e para a de cabine dupla de 12,7
s (4x2) e 13,2 s (4x4). Como referência, o antigo de cabine dupla 4x2
chegava a 171 km/h e fazia a aceleração nos mesmos 12,7 s. Portanto, ao
contrário dos concorrentes Ranger e
Hilux de 3,0 litros, seria difícil o novo S10
"despachar" o anterior em uma hipotética competição.
Continua |