Faróis de xenônio com fileira
de leds e lanternas traseiras também por leds mudaram pouco o visual do
A3, mas ele continua atual e atraente
Conformação dos bancos
dianteiros e qualidade de acabamento são destaques no interior do A3,
que vem equipado de acordo com o preço |
A história da Audi é interessante. Uma das marcas de um grupo de quatro
empresas (Audi, DKW, Horsh e Wanderer) que formava a Auto Union, foi a
única que sobreviveu ao tempo. No Brasil sua história ainda é recente:
chegou oficialmente em 1994, pelas mãos do piloto Ayrton Senna e depois
de seu irmão Leonardo, e sempre almejou brigar com Mercedes-Benz e BMW
em termos de prestígio e qualidade.
A marca se consolidou mesmo em território nacional quando lançou o A3,
de início importado (em 1997) e um ano depois fabricado em São José dos
Pinhais, PR, na mesma unidade de onde ainda sai o Volkswagen Golf. O
menor dos Audis tornou-se símbolo de status para a sociedade brasileira
e, diante de tamanho sucesso, permaneceu em linha até 2006, três anos
depois de sua substituição na Europa pela segunda geração. Nessa fase o
A3 ganhou nova carroceria e mecânica reformulada, com destaque para o
câmbio manual automatizado S-Tronic (leia
nossa avaliação de 2006). Por ser importado, seu preço subiu muito e
a presença constante nas ruas da versão anterior não se repetiu. Isso,
no entanto, não tirou o brilho da nova geração que há pouco passou por
suas primeiras mudanças visuais, em que foram colocados novos faróis,
lanternas e para-choque dianteiro.
Os faróis agora contam com uma fila de leds,
a exemplo dos outros modelos da marca, e as lanternas traseiras contam
com a mesma tecnologia. Nos faróis os leds têm função de luz de posição,
com os fachos alto e baixo sendo produzidos por
lâmpadas de xenônio. Embora as
alterações sejam sutis, o desenho do A3 ainda agrada muito aos olhos.
Suas linhas são fluidas e harmônicas, formando um belo conjunto. O
aumento da carroceria na parte traseira, na versão Sportback de cinco
portas, contribuiu para a harmonia do desenho. Mesmo após três anos,
onde ele passa, chama atenção.
O interior continua o mesmo de 2006, com o excelente acabamento e
recheado de equipamentos. Com distância entre eixos de 2,58
metros, o A3 não é exemplo de espaço interno, mas está correto dentro de
sua proposta, acomodando com certo conforto duas pessoas no banco
traseiro. A capacidade de bagagem, 370 litros, é adequada e conta com
ajuda do estepe temporário, bem estreito. A lista de equipamentos é
farta. Entre os destaques estão bolsas infláveis frontais, laterais nos bancos da frente e de trás e cortinas; freios antitravamento (ABS), controles
de tração e de estabilidade, bancos
revestidos em couro, rodas de 17 pol com pneus Michelin Primacy HP em
medida 225/45, computador de bordo e sistema de áudio com rádio/CD, MP3
e capacidade para seis discos.
Há ainda como opcional o teto solar duplo, que ocupa 80% do teto do
carro. Em seu interior ele é dividido em duas partes: uma para o
motorista e o passageiro da frente, que se ergue ou corre sobre a porção
traseira, e outra parte para os ocupantes do banco traseiro, que é fixa.
O restante do teto, feito em chapa de aço, é pintado em preto para
compor um visual harmonioso. Ambas as partes são dotadas de forro para
controlar a luminosidade. Outro recurso é uma tela atrás dos encostos de
cabeça traseiros, útil quando se carregam volumes sobre a cobertura.
Sua cabine é muito aconchegante. Os bancos e portas são forrados em
couro de ótimo aspecto, assim como volante, pomo de câmbio e
freio de estacionamento. Os comandos estão bem localizados, com os
de rádio e do computador de bordo no volante, assim como as "borboletas"
de trocas de marcha. Os do ar-condicionado ficam um
pouco baixos, mas são intuitivos e simples de serem usados, havendo
controle independente de temperatura para motorista e passageiro, além
de saída para o banco traseiro. Os bancos dianteiros são um
exemplo para a indústria: abraçam o ocupante com bons apoios laterais no
encosto e no assento, além de bom apoio para as pernas, e evitam que se
escorregue em curvas ou freadas, ainda que sejam revestidos em couro. O
ajuste elétrico é completo, incluindo o de apoio lombar.
Outro sistema que chama atenção é o de áudio. Dotado de excelentes
alto-falantes Bose, as músicas reproduzidas pelos seis CDs inseridos no
painel ou pelo toca-MP3 que pode ser acoplado ao sistema podem ser
ouvidas em alto e bom som. Há ainda conexão
Bluetooth para telefone celular. O único pecado é não permitir que
os recursos do toca-MP3 sejam controlados pelo rádio, devendo ser feito
somente pelo equipamento.
Continua |