À altura da sofisticação

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Com refinado pacote tecnológico, o Audi Q5 estreia como o mais
veloz e o mais caro da categoria dos utilitários compactos

Texto: Ricardo Panessa - Fotos: divulgação

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Com elementos de estilo típicos da marca, em destaque a ampla grade, o Q5 impressiona bem aos olhos; a plataforma deriva da usada no A4

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O interior bem desenhado e luxuoso traz fartos itens de conveniência; o câmbio automatizado tem sete marchas e admite mudanças no volante

Calando as más línguas que previam um futuro incerto para a Audi no Brasil após sua ausência no último Salão do Automóvel de São Paulo, a prestigiosa marca alemã apresentou nesta quarta-feira (27) à imprensa especializada o novo utilitário esporte médio de luxo Q5 com toda a pompa de uma marca campeã. No ano em que comemora seu primeiro centenário, a Audi lança no Brasil um SUV de alto desempenho com duas opções de motores e quatro tipos de acabamento. A meta da empresa é conquistar 40% desse restrito segmento, que coloca no mercado nacional apenas entre 400 e 500 unidades anuais.

De olho na concorrência dos consagrados BMW X3 e Land Rover Freelander (embora a Audi cite o Discovery, de porte bem maior) e dos recentes Mercedes-Benz GLK e Volvo XC60, a Audi embarcou no Q5 ampla bagagem tecnológica, o que resultou num produto de primeira linha com preço à altura, acima de todos os rivais. A linha Q5 tem valores sugeridos de R$ 205.840 (Attraction com motor turbo de 2,0 litros), R$ 229.230 (Ambiente 2,0 turbo), R$ 263.300 (Ambiente com o V6 de 3,2 litros) e R$ 274.500 (Ambition V6 3,2). Enquanto isso, o X3 vai de R$ 241.000 (motor de 2,5 litros) a R$ 269.000 (3,0 litros), o GLK 280 sai a R$ 225.000, o Freelander HSE 3,2 a R$ 169.000, e o XC60 Top de 3,2 litros, por R$ 165.900.

O Q5 de entrada vem equipado com motor FSI de quatro cilindros em linha e 2,0 litros, com turbo, injeção direta e agora comando com variação de levantamento, que fornece potência de 214 cv e torque máximo de 35,7 m.kgf, disponível entre 1.500 e 4.200 rpm. Segundo a Audi, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atinge velocidade máxima de 222 km/h. Com o V6 de 3,2 litros em alumínio, também com injeção direta, são 269 cv e 33,7 m.kgf (isso mesmo, o torque é menor), com os quais o modelo chega a 100 km/h em 6,9 s e atinge 234 km/h.

Todas as versões trazem câmbio manual automatizado S-tronic de sete marchas e dupla embreagem, que permite mudanças manuais sequenciais no volante a partir da Ambiente; sistema Audi Drive Select, com escolha entre três programas das características de dirigibilidade; freios a disco com sistema antitravamento ABS e distribuição eletrônica de frenagem EBD; controles eletrônicos de estabilidade ESP e de tração ASR; sistema de auxílio em descidas HDA; assistente hidráulico de frenagem HBA; sistema de auxílio à frenagem BA; e faróis Xenon Plus com lâmpadas de xenônio para ambos os fachos e 12 leds de luzes diurnas e noturnas que, junto com a enorme grade, formam a nova identidade visual da marca.

Além disso, traz de série a tração integral permanente Quattro que, em condições normais de utilização, distribui o torque em 40% para as rodas dianteiras e 60% para as rodas traseiras, mas que pode alterar essa relação para até 65% de força para as dianteiras ou 85% para as traseiras, conforme as condições de aderência. As bolsas infláveis são seis (frontais, laterais e cortinas) e há farta dotação de itens de conveniência, como sistema de áudio de 180 watts e, a partir da versão Ambiente, faróis e limpadores automáticos, ar-condicionado com três zonas de ajuste e memória do ajuste de bancos.

Ao volante   A Audi decepcionou na avaliação oferecida à imprensa. A pista de teste fora-de-estrada, com cerca de 800 metros, se resumia a duas subidas e descidas extremamente íngremes, apenas o suficiente para demonstrar a atuação do sistema de controle automático de descidas, que freia o veículo automaticamente em conjunto com o ABS. Continua

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Os faróis de xenônio estão associados a leds de luz diurna, elemento também usado nas lanternas traseiras; banco de trás tem encosto reclinável

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Data de publicação: 28/5/09

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