O motor de seis
cilindros é todo construído em alumínio e conta com recursos de
última geração, como o variador de
tempo das válvulas de admissão e escapamento (sistema Duplo
Vanos) e os dois turbos de tamanho reduzido e baixa inércia, que
entram em funcionamento juntos e fazem com que essa unidade
tenha um comportamento de motores muito maiores.
A injeção direta de combustível conta com injetores piezoelétricos, montados entre as válvulas e muito próximos às
velas, e trabalha a uma pressão de 200 bars ao injetar gasolina
nas câmaras de combustão. Em conjunto com os demais atributos
tecnológicos do motor, permitiu aos engenheiros alemães que
determinassem a taxa de compressão
de 10,2:1, alta para um motor turboalimentado.
O xDrive, sistema que fez sua estréia na segunda geração do
X5, distribui a tração entre o eixo dianteiro e o traseiro
conforme a necessidade. A transferência de um eixo para o outro
pode ocorrer por falta de aderência ou mesmo para equilibrar o
carro em uma situação limite, momento em que o controle de
estabilidade DSC (Dynamic Stability Control) atua. A divisão
entre os eixos pode chegar a 100% em um deles.
Em conjunto a esse dispositivo, o X6 traz ainda o DPC (Dynamic
Performance Control, controle dinâmico de desempenho), inovação
que, por enquanto, equipa somente o X6. Aplicado apenas ao eixo
traseiro, o DPC gerencia a tração nesse eixo e transfere parte
dessa tração entre uma roda e a outra, conforme a necessidade.
Não é um diferencial autobloqueante:
distingue-se deste pela possibilidade de acelerar mais a roda
que se encontra do lado externo da curva, por exemplo.
Dessa maneira, o torque adicional se traduz na tendência do
carro em girar em torno de seu próprio eixo vertical, o que
equivale a um movimento da direção no sentido da curva. Além
disso, o DPC contribui para estabilizar o carro quando são
feitos movimentos bruscos com o volante ou em uma curva a
velocidade muito alta.
Se o carro ameaçar girar mais que o ideal em uma curva, ou seja,
a traseira está escapando, o xDrive reduz a força aplicada às
rodas do eixo posterior e o DPC diminui a tração da roda do lado
externo da curva (submetida a uma carga maior devido à força
centrífuga), desviando-a para a roda traseira interna. Esse
efeito estabilizador é produzido com grande velocidade e dosado
de forma precisa, de modo que o motorista não se dá conta dele —
percebe que o sistema está atuando apenas pelo mostrador no
painel, com uma reprodução gráfica de onde está sendo aplicada a
tração naquele instante.
Caso a situação seja oposta, ou seja, o carro gira menos do que
deveria para seguir sua trajetória e desenha uma saída de
frente, o xDrive diminui a força transmitida às rodas dianteiras
e, ao mesmo tempo, o DPC desloca o torque para a roda posterior
do lado externo da curva, para a estabilização do carro. |
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Uma peculiaridade é que
a distribuição variável entre as duas rodas traseiras ocorre não
apenas em condições de aceleração, mas também em desaceleração.
Todo esse sistema funciona com um gerenciamento eletrônico que
atua no diferencial por meio de sistema planetário duplo com
embreagem multidisco, localizado em cada uma das saídas do
diferencial antes de se conectar com a semi-árvore de cada lado.
Caso o sistema sofra uma demanda muito grande e sua temperatura
suba mais que o recomendado, o sistema planetário e as
embreagens deixam de funcionar e a distribuição de tração passa
a ser feita pelos freios: a roda que não deve tracionar sofre
sua ação, permitindo que a outra rode livremente. |
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MOTOR -
longitudinal,
6 cilindros em linha; bloco e
cabeçote de alumínio; duplo comando variável no cabeçote, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 84 x 89,6 mm. Cilindrada: 2.979
cm3. Taxa de compressão: 10,2:1. Potência máxima: 306 cv de
5.800 a
6.250 rpm. Torque máximo: 40,8 m.kgf de 1.300 a 5.000 rpm.
Potência específica: 102,7 cv/l. Injeção
direta, 2 turbocompressores, resfriador de ar.
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CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração integral. Relações: 1ª) 4,17; 2ª) 2,34; 3ª) 1,52; 4ª) 1,14; 5ª) 0,86;
6ª) 0,69; diferencial,
3,91.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 9; 2ª) 15; 3ª) 23; 4ª)
31; 5ª) 41; 6ª) 51. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 365 mm ø;
traseiros a disco ventilado, 345 mm ø; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de
giro, 12,8 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, independente, multibraço, mola
helicoidal, estabilizador. |
RODAS
- 9 x 19 pol; pneus dianteiros, 255/50 R 19 W; pneus traseiros,
285/45 R 19 W. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,877 m; largura, 1,983 m; altura, 1,69 m; entreeixos,
2,933 m; bitola dianteira, 1,644
m; bitola traseira, 1,706 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,34; capacidade do tanque,
85 l; porta-malas,
570 l (1.450 l com bancos rebatidos); peso, 2.145 kg;
relação
peso-potência, 7 kg/cv. |
GARANTIA - 4
anos ou 80.000 km; informações de fábrica, 0800 7073578. |
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2008;
pneus, Bridgestone Dueler H/P Sport; quilometragem inicial,
4.000
km. |
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