O presidente tem razão

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Com charme nostálgico, agradável comportamento ao volante e forte
conteúdo por R$ 40 mil, o Fiat 500 está apto a alcançar altas vendas

Texto: Roberto Agresti - Fotos: divulgação

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A versão Cult é a grande novidade: com motor Fire brasileiro, traz o 500 aos R$ 40 mil com bons equipamentos; tem até controle de estabilidade

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O interior ficou mais simples, mas continua atraente ao combinar itens nostálgicos e modernos; o painel traz os instrumentos concêntricos

Antes um carro pequeno, charmoso e caro para poucos; agora um carro pequeno e charmoso, mas acessível a muitos. Com essa mudança de foco, a Fiat apresenta ao mercado brasileiro o 500 (em italiano, Cinquecento) produzido em Toluca, no México, que substitui os pequenos lotes importados da Polônia, em total de 2.200 unidades, desde o lançamento em 2009.

O 500 polonês vinha em duas versões, Sport e Lounge, ambas com motor de 1,4 litro e 100 cv, e custava a partir de R$ 62.870. O Sport Air mexicano com motor de 105 cv começa em R$ 48.800, redução de 22%, e o melhor é que passa a existir a versão de entrada Cult, com menor conteúdo e motor menos potente, por R$ 40 mil. Fica evidente a intenção da Fiat de tornar mais popular o simpático modelo de estilo retrô.

É o mesmo carro? Segundo a Fiat, é "quase" o mesmo de antes: quanto à aparência, apenas detalhes o diferenciam do anterior. Mas, para ser vendido também aos norte-americanos — que recebem com ele a Fiat de volta, após uma ausência de 27 anos —, o 500 teve de ter revistos pontos estruturais para aprovação nos testes de colisão exigidos na terra de Tio Sam, que diferem dos praticados no mercado europeu, em especial no que diz respeito ao ensaio de choques na traseira. O resultado foi expressivo aumento de peso, da ordem de 130 kg.

A versão Cult de R$ 40 mil vem com o conhecido motor Fire Evo flexível em combustível de 1,4 litro e duas válvulas por cilindro. O conteúdo de série traz bolsas infláveis frontais, freios com antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica entre os eixos (EBD), controles de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, retenção para saída em aclive (Hill Holder), rodas de alumínio de 15 pol, ar-condicionado, computador de bordo, configurador de funções, rádio/CD com MP3 e entrada auxiliar, ajuste elétrico dos faróis, suportes de cadeira infantil Isofix, banco traseiro bipartido 50:50 e controles elétricos de vidros, travas, retrovisores, tampa do porta-malas e tampa do tanque.

As opções para o Cult são câmbio manual automatizado Dualogic (R$ 3 mil), volante revestido em couro com comandos do rádio, controlador de velocidade, teto solar elétrico Sky Wind, interfaces Bluetooth e USB e sistema de áudio Bose Premium, que inclui alto-falante de graves abaixo do banco dianteiro direito e amplificador no porta-malas com sete canais de equalização.

A versão Sport Air (R$ 48.800) vem com o motor MultiAir de 1,4 litro e quatro válvulas por cilindro, apenas a gasolina (mais sobre ele adiante), e mantém as cinco marchas, ao contrário da versão polonesa, que vinha com seis. Além do visual mais esportivo — rodas de alumínio de 16 pol, saias laterais, defletor traseiro, pinças de freio vermelhas e a remoção de frisos cromados —, traz bolsas infláveis laterais nos bancos dianteiros, controlador de velocidade, volante de couro com comandos do rádio, faróis de neblina, apoio de braço central dianteiro e bancos esportivos com revestimento parcial em couro.

O câmbio opcional para ele não é mais o Dualogic, mas um automático tradicional de fabricação japonesa (Aisin) e seis marchas (por R$ 4 mil), que admite operação manual sequencial pelo mesmo modo daquele, ou seja, subindo marchas para trás e reduzindo para frente. Outras opções para o Sport Air são cortinas infláveis para a área lateral de vidros, bolsas infláveis para os joelhos do motorista, teto solar elétrico Sky Wind, interfaces Bluetooth e USB, sistema de áudio Bose Premium, ar-condicionado automático, retrovisor interno fotocrômico e bancos de couro.

Como antes, o acabamento Lounge (R$ 54.800) indica o topo de linha do 500. Ao conteúdo do Sport Air (com exceção dos itens esportivos) ele adiciona teto de vidro fixo, rodas exclusivas de 15 pol, retrovisores e frisos cromados, alavanca de câmbio em couro e bancos em tecido de luxo com logotipo no encosto. O motor é o MultiAir e o câmbio automático vem de série. As opções abrangem cortinas infláveis, bolsa para os joelhos, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado automático, teto solar elétrico Sky Wind, interfaces Bluetooth e USB, áudio Bose Premium, retrovisor fotocrômico, bancos de couro e rodas de 16 pol. Continua

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Data de publicação: 24/8/11

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