Depois de 14 anos e mais de 800 mil unidades vendidas como um Palio com
porta-malas saliente, o Fiat Siena assume sua independência. Agora
chamado de Grand Siena — embora o nome Grand apareça só nas colunas
traseiras, longe do logotipo Siena da tampa do porta-malas —, o sedã
compacto aproveita parte da plataforma do novo Palio, mas ganha linhas
bastante próprias e maior distância entre eixos.
Com a primeira reformulação completa do modelo, a Fiat vem responder a
lançamentos recentes no segmento como
Chevrolet Cobalt,
Nissan Versa, o
Ford Fiesta
importado e, não tão novo assim, o Volkswagen Voyage. Para combatê-los,
a Fiat trabalhou sobretudo em três frentes: desenhar um sedã de linhas
atuais e identidade bem distinta do hatch, ampliar o espaço interno em
relação ao modelo anterior e melhorar seu comportamento dinâmico.
O Grand Siena chega em três versões. A Attractive, ao preço sugerido de
R$ 38.710, vem com motor Fire Evo de 1,4 litros e é equipada de série
com bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS) e
distribuição eletrônica entre os eixos (EBD),
faróis de neblina, cinco encostos de cabeça, direção assistida, controle
elétrico de vidros dianteiros (um-toque)
e das travas, chave do tipo canivete com comando de travamento, volante
com regulagem de altura, computador de bordo com duas medições, alerta
de limite de velocidade, para-brisa com faixa degradê e comando interno
de abertura do tanque de combustível.
Seus opcionais são aquecedor, ar-condicionado (quase R$ 3 mil),
para-brisa com desembaçador térmico,
sensores de estacionamento traseiros, faróis e limpador de
para-brisa automáticos, retrovisor interno
fotocrômico, volante de couro com comandos de áudio, apoio de braço
para o motorista, vidros traseiros e retrovisores externos com comando
elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de alumínio
(de 15 em vez de 14 pol), rádio/CD com MP3, outro rádio com viva-voz
Bluetooth e conexões USB e Ipod, painel
em dois tons e acabamento interno em tecido superior.
O Grand Siena Essence tem motor E-Torq de 1,6 litro e 16 válvulas e
adiciona ao Attractive ar-condicionado, rodas de alumínio de 16 pol,
banco do motorista com regulagem de altura, indicador de temperatura
externa, luzes de leitura dianteiras, detalhes internos cromados e
frisos laterais cromados. Custa R$ 43.470 com câmbio manual e R$ 46 mil
com o automatizado Dualogic, que mantém
as cinco marchas. As opções são bolsas infláveis laterais nos bancos
dianteiros, controlador de velocidade
(de série no caso do Dualogic) e os mesmos outros itens oferecidos no
Attractive. Com câmbio automatizado, ele pode ainda ter alavancas de
seleção de marchas tipo borboleta no volante. Com tudo, o preço vai a R$
52.626. Em abril surge a opção de teto solar como o do Punto.
De olho em frotas e taxistas, a Fiat fez também a versão Tetrafuel,
já existente no anterior. O nome indica a possibilidade de uso de quatro
combustíveis pelo motor de 1,4 litro: gasolina brasileira, álcool,
gasolina sem álcool (comum em países vizinhos, como a Argentina) e gás
natural. Como no modelo antigo, a instalação de gás vem de fábrica. Os
itens de série e opcionais repetem os do Attractive, com três exceções:
o ar-condicionado é padrão, mas chave com comando de travas e faróis de
neblina são cobrados à parte. A versão sai por R$ 48.219. Em qualquer
dos carros, a garantia é de um ano.
Pelas características e preços, o Attractive concorre com Cobalt LS 1,4
(R$ 39.980), Fiesta 1,6 nacional (R$ 37.680), Versa S 1,6 16V (R$
35.490), Peugeot 207 Passion XR 1,4 (R$ 38 mil), Renault Logan
Expression 1,6 (R$ 32.820) e Voyage 1,6 básico (R$ 37.130). Já o Essence
encara Cobalt LT 1,4 (R$ 43.780), Fiesta SE 1,6 16V mexicano (R$
47.950), Versa SL 1,6 16V (R$ 43 mil), 207 Passion XS 1,6 16V (R$ 46
mil), Renault Symbol Privilège 1,6 16V (R$ 44.900) e Voyage Comfortline
1,6 (R$ 43.820). Desses, só o VW oferece câmbio automatizado e o Peugeot
dispõe de um automático. Claro que há diferenças no conteúdo de série de
cada modelo que devem ser consideradas.
O Siena que conhecemos não sai de produção por enquanto, mas tem a
oferta limitada ao acabamento EL com duas opções: motor de 1,0 litro,
por R$ 31.180, e de 1,4 litro por R$ 33.300. Nos dois casos houve
redução de R$ 2.850, mas a direção assistida de série se tornou opcional. Com o tempo,
pode ser que surja o Grand com o motor de menor cilindrada para
extinguir de vez a versão anterior.
Em comum, só as portas
Ao contrário do modelo antigo em suas quatro fases (não eram gerações), o Grand Siena pouco aproveita do novo Palio em
termos de aparência: apenas a seção central, com para-brisa e portas
dianteiras. Dali para frente, muda tudo, incluindo
para-lamas; das portas traseiras (inclusive) para trás, também
nada em comum. Pela primeira vez a
distância entre eixos é mais longa no sedã: 2,511 metros, ante 2,42 m do
novo Palio e 2,37 m de ambos os modelos antigos.
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