Rodas
de 16 pol e decoração sóbria na versão Absolute, que traz mais
itens de conforto com o mesmo motor 1,85-litro da básica |
O
interior tem vários itens em comum com o do Punto e transmite boa
impressão, com plásticos de aspecto requintado (apesar de algo duros)
e cuidado com detalhes. O motorista conta com boa posição e um ótimo
volante. Discutível apenas a grafia nostálgica dos instrumentos, que
só na versão TJet têm aspecto atual e esportivo. Amplo (500 litros),
o porta-malas usa articulações
pantográficas na tampa, que é toda revestida, e abriga um estepe
com roda de alumínio em todas as versões.
Bem-equipado
O Linea terá três versões. A básica já vem muito bem-equipada, com ar-condicionado, freios antitravamento (ABS), bolsas infláveis frontais, rádio/CD/MP3, vidros/travas/retrovisores elétricos, rodas de alumínio de 15 pol, vidros das portas laminados e os traseiros escurecidos (35% de transmissão luminosa), volante revestido em couro com regulagem de altura e distância, computador de bordo,
configuração de funções, faróis de neblina e termômetro externo. Como opções, pode ser equipado com o sistema de entretenimento e comunicação Blue & Me ou o novo navegador Blue & Me NAV (que veremos adiante), revestimento em couro, bolsas infláveis laterais e cortinas,
controlador de velocidade, rodas de 16 pol e acionamento automático de faróis e limpador de pára-brisa.
Seu preço sugerido é de R$ 60.900, com caixa manual, e de R$ 63.900 com a
automatizada Dualogic, como no Stilo, e que inclui acelerador automático. A versão seguinte é a Absolute, por R$ 68.640, sempre com câmbio Dualogic. Ela adiciona ar-condicionado automático, Blue & Me,
sensor de estacionamento traseiro, cortina pára-sol no vidro de trás, rodas de 16 pol e interior revestido em couro, que pode ser cinza ou bege. Medida elogiável, a nosso ver, é oferecer um tom alternativo à monotonia do cinza/preto. Outras opções são os sensores de faróis e limpador, retrovisor interno
fotocrômico, bolsas laterais e cortinas e navegador.
A versão de topo T-Jet, de R$ 78.900, também é muito bem-equipada. Traz rodas de 17 pol com pneus 205/50, sistema de áudio de alta qualidade com
subwoofer em caixa no porta-malas e todo o pacote da Absolute, com exceção do couro, que é opcional. O interior vem sempre em tonalidade bege, mesmo com bancos de tecido, e os acabamentos de portas e painel acompanham o tom em um conjunto muito elegante. Suas opções completam-se com navegador, bolsas laterais e cortinas.
O Linea traz como inovação em um carro nacional o sistema de navegação por GPS (sistema de posicionamento global, via satélite) integrado ao painel do veículo. Oferecido como opcional em todas as versões e em conjunto com o sistema Blue&Me, já conhecido do Punto, o novo Blue&Me NAV é considerado pela Fiat uma evolução daquele sistema. Ainda não se trata de um mostrador gráfico para mapas, mas a tela central do quadro de instrumentos aponta as direções a seguir, os nomes das vias e a distância que falta, enquanto uma voz feminina informa os caminhos de forma agradável e em português “brasileiro”.
Seu funcionamento é simples, pois pode ser operado por voz. Existe a alternativa de inserir o endereço de destino pelos comandos no volante, mas é um tanto trabalhosa, pois a escolha das letras se faz com rolagem por todo o alfabeto. Fica mais fácil quando os endereços já estão gravados na memória do sistema. Já o funcionamento da navegação é preciso, nos conduzindo sem erros na cidade de São Paulo e no percurso de teste, pela rodovia Castello Branco, e recalculando com a velocidade necessária as alterações que fizemos à rota programada. O navegador custa R$ 1.950, valor que cai para R$ 1.150 em carros que já tenham o Blue & Me.
Motores inéditos
A Fiat providenciou para o Linea dois motores nunca usados no Brasil. As versões básica e Absolute são equipadas com o de 1,85 litro e 16 válvulas, flexível em combustível, que rende 130/132 cv e 18,1/18,6 m.kgf (gasolina e álcool, na ordem). De acordo com a empresa é uma unidade toda nova, mas aparentemente foi baseada no 1,6 16V que equipava Palio e Brava, tendo sido mantido o diâmetro de cilindros (o curso dos pistões é que aumentou para se chegar a 1.839 cm3).
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