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O topo de linha é o Palio Sporting, que traz adereços estéticos bem ao gosto de seu público, acabamento diferenciado e suspensão mais firme

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As rodas de 16 pol com pneus 195/55 são padrão na versão; apliques nos para-lamas simulam saídas de ar e há molduras nas caixas de roda

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O tom vermelho está bem presente no interior do Sporting: na faixa do painel, nos bancos, no quadro de instrumentos, em parte do volante

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A posição do motorista agrada, com banco e volante bem posicionados, mas os pedais estão um pouco deslocados para a direita. Os bancos dianteiros têm apoios laterais adequados para reter o corpo nas curvas. Seu revestimento é simples no Attractive, mais agradável no Essence e com um toque sofisticado na última versão. A visibilidade, adequada em geral, sofre prejuízo em certos ângulos da frente pela largura das colunas na região dos retrovisores.

O quadro de instrumentos, com o aspecto típico do Punto, traz marcador de combustível analógico e bem legível em todas as versões (antes algumas usavam o digital, menos favorável à leitura), iluminação por leds brancos e, como charme, ponteiros que correm até o fim da escala quando se liga a ignição. Também aqui o Sporting se distingue, por meio de grafia em degradê e logotipo da versão no centro. O volante de três raios, de boa pega, tem uma seção em vermelho escuro na versão esportiva.

As maiores dimensões externas deixaram o interior mais espaçoso, mas não o bastante para rivalizar com os mais amplos da categoria, caso do Renault Sandero. O banco traseiro passa a ter duas posições de encosto, a fim de ganhar alguns centímetros para a bagagem quando desejado; falta, contudo, a opção de repartição 60:40. O que não aumentou foi a capacidade de bagagem, mantida em 290 litros (280 no Essence e no Sporting, por causa do estepe mais largo). O pneu de reserva continua em posição interna, sob o assoalho, e na versão de topo usa medida 175/65 R 15, enquanto os demais pneus são 195/55 R 16 — o que impede seu aproveitamento em futura reposição.

Sob o capô   O quanto um novo carro aproveita do antecessor é informação que raramente o fabricante divulga, mas se conta que o Palio adota uma plataforma derivada daquela do novo Uno, que por sua vez se baseou da implantada em 1996 no... Palio. É uma arquitetura simples, mas atual, com esquemas de suspensão que são quase um padrão no Brasil (dianteira McPherson, traseira com eixo de torção) e o importante subchassi na frente. A Fiat destaca o uso de aços de alta resistência em 35% da estrutura e a redução de peso da carroceria em 15%, mas o carro agora pesa 999 kg na versão 1,0-litro, 29 kg a mais que o antigo.

Os motores são conhecidos do modelo antigo (1,6) ou do novo Uno (1,0 e 1,4), cuja série Evo trouxe algumas novidades em relação aos Fires do Palio anterior. Entre essas mudanças, o 1,0-litro havia recebido bielas mais longas para operação mais suave, e o 1,4, variação do tempo de abertura de válvulas. A montagem desse último motor com coxim hidráulico, a exemplo do Uno Sporting, buscou melhor isolamento de vibrações e asperezas que no Uno Attractive, bastante criticado nesse aspecto pelo Best Cars.

Os câmbios não têm novidades, mantendo até mesmo o anel-trava redundante para engate da marcha à ré. As versões mostram diferentes gamas de relações de marcha: além do fato natural de que os 1,6 são mais longos que o 1,4 e esse que o 1,0-litro, cabe notar que o Essence Dualogic tem diferencial 3% mais curto que o manual de mesma versão; já no Sporting, com qualquer dos câmbios, o diferencial é ainda 5% mais curto que o do Essence automatizado, enquanto as relações de marcha não variam entre as versões 1,6. Contudo, os pneus 195/55 R 16 do esportivo são 3% mais altos que os 185/60 R 15 do Essence, o que compensa a maior parte do encurtamento.

A suspensão — que foi toda reprojetada, garante o fabricante — assume diferentes calibrações entre as versões. No caso da Essence e da Sporting, a segunda tem molas dianteiras mais firmes (as traseiras também mudam, mas pouco), amortecedores de carga mais alta e estabilizador dianteiro com diâmetro 1 mm maior, tudo para conferir um rodar firme e controlado. A altura livre do solo cai 5 mm de um para outro, mesmo com pneus mais altos no Sporting. Os freios são iguais entre as versões de 1,6 litro, que usam discos ventilados na frente em vez dos sólidos das outras.

Ao volante   No lançamento à imprensa, em Belo Horizonte, MG, a Fiat colocou os Palios à disposição para pequenos trajetos urbanos, dos quais o mais longo tinha 8 km. Muito pouco para conhecer um novo carro, o que compensamos dirigindo todas  as versões, incluindo as opções de câmbio.

O Attractive de 1,0 litro mostrou razoável agilidade, em que o bom revestimento contra ruídos e a operação suave do motor permitem explorar altas rotações sem a impressão de esforço ou desconforto acústico. Claro que não serve para quem faz do desempenho um fator importante na compra: nas subidas abundantes na capital mineira o motor perdeu fôlego, e certamente não seria melhor na estrada, quando o aumento da resistência do ar torna os ganhos de velocidade mais difíceis. Nem se espera algo diferente diante dos índices de desempenho divulgados, como 0-100 km/h em 15 segundos (com álcool).

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