O turbo IHI trabalha com pressão
máxima de 1 bar; o manômetro no painel indica que ela é mais alta ao
redor de 2.000 rpm que acima disso |
> Embora derivado do
Fire de 1,4 litro e oito válvulas que equipa o Punto Attractive
e outros Fiats, o motor dos T-Jets tem diversos componentes
exclusivos, a começar pelo cabeçote com duplo comando e quatro
válvulas por cilindro, a exemplo do que vem no Fiat 500. A
alteração mais importante é o turbocompressor IHI RFH3,
refrigerado a água, que trabalha com resfriador de ar e sob
pressão máxima de 1 bar. Pelo que se nota no manômetro digital
no painel (ainda que ele não traga dígitos, apenas um gráfico),
essa pressão é atingida cedo, por volta de 2.000 rpm, e tende a
cair em rotações mais altas. A carcaça da turbina é feita de uma
liga de ferro fundido à base de níquel, altamente resistente.
> A Fiat destaca ainda os pistões leves e com cargas de anéis
otimizadas; trem de válvulas mais leve; tuchos hidráulicos;
sub-bloco de alumínio com mancais em ferro fundido integrados,
que traz maior rigidez do bloco do motor e diminui vibrações;
junta do cabeçote metálica em várias camadas, para melhor
vedação que em uma junta única; válvulas de escapamento feitas
de Nimonic, liga de níquel e cromo com alta resistência ao calor
e à pressão; sistema de arrefecimento com circulação em “U” e
maior vazão; coletor de escapamento do tipo 4 em 2 em 1, que
reduz o retorno de gases queimados à câmara de combustão;
volante do motor com dupla massa, também para reduzir vibrações;
e cárter estrutural em alumínio para maior rigidez do conjunto.
> A taxa de compressão de 9,8:1
é mais baixa que no motor aspirado (10,35:1 no oito-válvulas
flexível em combustível, 10,8:1 no 16-válvulas a gasolina do
500), para compensar em parte a sobrepressão do turbo e afastar
o risco de detonação. E,
curiosidade, esse motor é o único nas linhas Punto e Linea a
usar gerenciamento eletrônico de injeção e ignição Bosch, em vez
de Magneti Marelli.
> As suspensões também contam com mudanças. No caso do Punto, as
molas são 17% menos flexíveis na frente e 8% na traseira em
relação às da versão Sporting, os amortecedores são mais firmes,
há uma barra estabilizadora de 18,5 mm de diâmetro atrás
(ausente das demais versões) e a barra dianteira passa de 19
para 20 mm. Mudam ainda os pneus de 195/55 R 16 (Sporting) para
205/50 R 17 e o diâmetro de giro mínimo aumenta de 10,9 para
11,8 metros. Ao contrário do que se pode esperar, o vão livre do
solo é mantido — na verdade até cresce de 132 mm dos Puntos 1,6
e 1,8 para 135 mm no T-Jet, uma margem mínima. Só a versão
Attractive 1,4 tem vão maior, 159 mm.
> No Linea, embora a fábrica não detalhe as alterações, o
processo foi semelhante, mas não há estabilizador na traseira.
Ainda, os pneus têm a mesma largura dos 205/55 R 16 da versão
Absolute e o diâmetro de giro é igual em qualquer acabamento do
sedã.
> Nos freios, o Punto ganhou discos maiores à frente (284 mm
ante 257 do Sporting) e discos de 251 mm na traseira, onde a
outra versão usa tambores. No Linea não há novidades, sendo o
mesmo sistema das versões de 1,9 litro, que já usa discos de
iguais diâmetros. Em ambos é de série o
sistema antitravamento (ABS) Bosch 8.1, de moderna geração, que
inclui distribuição de força entre os
eixos (EBD). |
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MOTOR -
transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por
cilindro. Diâmetro e curso: 72 x 84 mm. Cilindrada: 1.368 cm3.
Taxa de compressão: 9,8:1. Potência máxima: 152 cv a 5.500 rpm.
Torque máximo: 21,1 m.kgf de 2.250 a 4.500 rpm. Injeção
multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar.
Potência específica: 111,1 cv/l.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27;
2ª) 2,24; 3ª) 1,52; 4ª) 1,16; 5ª) 0,92; diferencial, 3,73.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 8; 2ª) 14; 3ª)
21; 4ª) 28; 5ª) 35. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 284 mm ø; traseiros a disco, 251
mm ø; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de
giro, 11,8 m (Punto) e 10,9 m (Linea). |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal
(estabilizador no Punto). |
RODAS
- 6,5 x 17 pol.; pneus, 205/50 R 17. |
DIMENSÕES (Punto)
- comprimento, 4,03 m; largura, 1,687 m; altura, 1,505 m;
entre-eixos, 2,51 m; bitola dianteira, 1,471 m; bitola traseira,
1,467 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,34; capacidade do
tanque, 60 l; porta-malas, 280 l; peso, 1.230 kg; relação
peso-potência, 8,1 kg/cv. |
DIMENSÕES (Linea)
- comprimento, 4,56 m; largura, 1,73 m; altura, 1,505 m;
entre-eixos, 2,603 m; bitola dianteira, 1,476 m; bitola
traseira, 1,482 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,33;
capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 500 l; peso, 1.305 kg;
relação peso-potência, 8,6 kg/cv. |
CARROS AVALIADOS -
Ano-modelo, 2010 (Punto) e 2009 (Linea); pneus, Pirelli P6;
quilometragem inicial, 5.000 km (Punto) e 12.000 km (Linea). |
GARANTIA - 1 ano
(Punto) e 3 anos (Linea)
sem limite de quilometragem; informações de fábrica, 0800
7071000. |
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