Rodas de 15 pol, faróis
negros, defletores e saias, escapamento com duas saídas e decoração nas
laterais compõem o visual do Sporting
Alterações técnicas: pneus
maiores e mais largos, revisão no câmbio, suspensão mais firme e uso de
coxins hidráulicos no motor de 1,4 litro |
A primeira geração do Fiat Uno —
que continua à venda como Mille — contou com interessantes versões
esportivas nos anos 80 e 90, como 1.5 R, 1.6 R e a lendária Turbo i.e.,
o primeiro carro nacional de passeio dotado de fábrica de
turbocompressor. Aqueles eram outros
tempos, em que não havia Palio, muito menos Punto, para ocupar os
espaços mais prestigiados da linha de pequenos da Fiat.
Nos novos tempos, o Uno de segunda geração tem uma proposta diferente, a
de fazer volume na gama de entrada da marca, o que implicou moderação
quando se decidiu criar sua versão esportiva. O Uno Sporting, que chegou
ao mercado em dezembro passado e agora ganha versão de três portas
(também oferecida aos demais acabamentos;
saiba mais), consiste em
um pacote estético aplicado à versão Attractive acompanhado de pequenas
alterações técnicas, que não afetam a potência do motor de 1,4 litro —
aliás, seus 88 cv com álcool coincidem com os do antigo 1.6 R quando
apresentado, há 21 anos.
Os preços sugeridos partem de R$ 32.170 para o carro com três portas e
R$ 33.970 para o de cinco, ante R$ 29.840 e R$ 31.670, na ordem, para o
Attractive 1,4. Na comparação de equipamentos de série, o Sporting traz
a mais direção assistida, rodas de alumínio, computador de bordo e
configurador de funções (inéditos e, por
ora, exclusivos na gama Uno), controle elétrico dos vidros dianteiros
(com função um-toque no do motorista) e
das travas das portas, volante revestido em couro, faróis de neblina e
limpador do vidro traseiro com acionamento automático quando se engata
marcha à ré com os limpadores dianteiros ligados.
No restante o conteúdo é o mesmo. A gama de opcionais abrange bolsas
infláveis frontais vinculadas a freios com sistema antitravamento (ABS),
ar-condicionado, desembaçador térmico do para-brisa e dois modelos de
rádio/toca-CDs, um deles com interface
Bluetooth para telefone celular. Toda a linha Uno agora é modelo
2012.
As novidades da quinta versão Sporting da atual linha Fiat (já havia tal
opção para Siena, Idea, Punto e Strada, além do finado Stilo) começam
por um conjunto aerodinâmico formado por defletores dianteiro e de teto,
saias laterais e traseira, além de molduras pretas nos arcos dos
para-lamas. As rodas de alumínio são as primeiras em um Uno com aro de
15 pol e usam pneus 185/60, mais largos que os 175/65 em rodas de 14 pol
do Attractive.
Uma decoração quadriculada na seção entre os eixos traz o nome da
versão, também visto na traseira, e os retângulos da grade dianteira vêm
com contorno vermelho. Os faróis usam máscaras negras, as lanternas
traseiras têm tom fumê e o escapamento conta com duas saídas. O interior
muda menos, mas tem detalhes que chamam atenção. Os bancos trazem
revestimento exclusivo e costuras em tom vermelho alaranjado, também
usado nos puxadores das portas, o aro ao redor do velocímetro, os botões
de comando de ventilação e a costura do couro que forra o volante.
Há opção para que a seção central dos bancos e parte do aro do volante
usem o mesmo tom. O nome Sporting aparece no quadro de instrumentos e
nos encostos dos bancos dianteiros. Não seria justo que tivesse os
cintos de segurança vermelhos dos Unos esportivos do passado?
Muitos gostariam de ver no Sporting o motor E-Torq de 1,6 litro e 16
válvulas, que traria desempenho compatível com o de seus antepassados,
mas a Fiat deu prioridade à contenção de custos. Assim, foi mantido o
Fire Evo de 1,4 litro e oito válvulas, com potência de 85 cv com
gasolina e 88 com álcool. Para trazer sensação de agilidade, apenas se
reduziu a quinta marcha em 4% (de 0,84 para 0,87) e o diferencial em 7%
(de 4,06 para 4,36), mudança esta que afeta todas as marchas. Contudo,
como os novos pneus são maiores que os do Attractive, a rotação em
quinta a 120 km/h subiu apenas 7%, de 3.750 para 4.000 rpm — regime
alto, mas aceitável pela cilindrada e pela proposta da versão. Nas
demais marchas o efeito final da redução é modesto, 3,5%.
Continua |