Primeiro o hatchback, depois o sedã. Essa tem sido a regra, à qual
aparecem exceções de vez em quando, e a nova geração do Ford Fiesta é uma delas.
O modelo de cinco portas, lançado em 2008 na Europa, ficou em espera enquanto o
sedã de quatro portas — de início apresentado na China e depois nos Estados
Unidos — chegava antes ao mercado brasileiro, no ano passado. Agora é a vez do
hatch, que aparece com mais novidades que a simples eliminação do porta-malas
saliente.
Ainda não é o momento para o Fiesta antigo, fabricado em Camaçari, BA, sair de
produção: a Ford vai fazê-los conviver, por meio da diferença de preços, até
que a nova geração esteja pronta para sair da linha de produção baiana, o que
deve acontecer ainda em 2012. Até lá, o novo carro vem do México — de onde já se
importava o sedã — com motor Sigma flexível de 1,6 litro e 16 válvulas sem
recolher Imposto de Importação, o que permite preço mais próximo ao de
concorrentes nacionais.
A Ford definiu uma única versão, SE, com três catálogos de equipamentos. O
básico, ao preço sugerido de R$ 48.950, traz bom conteúdo de conveniência, mas
modesto em segurança: ganchos para ancoragem de cadeira infantil (padrão Latch),
rodas de alumínio de 15 pol com pneus 185/60, alarme antifurto, ar-condicionado,
direção com assistência elétrica, controles elétricos (quatro vidros com
função
um-toque para o do motorista, travas das portas e retrovisores), computador de
bordo, rádio/toca-CDs com MP3 e entrada auxiliar, volante com ajuste de altura e
distância, banco do motorista com regulagem de altura, limpador do para-brisa
intermitente com velocidade variável, banco traseiro bipartido e cinco
porta-copos.
O sedã havia sido criticado por não oferecer um meio-termo entre o pacote
básico, sem bolsas infláveis, e o completo, que vinha com sete (duas frontais,
duas laterais dianteiras, duas cortinas para a área lateral de vidros e uma para
os joelhos do motorista). No hatch essa incoerência foi revista: o segundo
catálogo, de R$ 51.950, acrescenta bolsas infláveis frontais, assim como freios
com sistema antitravamento (ABS) e vários recursos não disponíveis até agora no
sedã. São eles: controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de
partida em rampa e sistema multimídia Sync, que inclui conexão
Bluetooth para
telefone celular, entrada USB e comando de voz em português para funções de
áudio e telefone.
O último catálogo, por R$ 54.950, traz ainda revestimento interno em couro,
luzes dianteiras de leds com moldura cromada no para-choque, rodas de
alumínio de 16 pol com pneus 195/50, apoio de braço integrado ao banco do
motorista, luz de leitura traseira, terceiro encosto de cabeça no banco de trás
e retrovisores com luzes indicadoras de direção, aquecimento e área
convexa para
diminuir pontos cegos. Bem que poderia vir com teto solar como opcional.
A Ford destaca a garantia de três anos, única na categoria (a não se considerar
como concorrente o Renault Sandero, de menor preço), mas o fato é que o Fiesta
está algo caro diante do principal adversário. O
Fiat Punto Essence com motor
equivalente de 1,6 litro e 16 válvulas (115 cv com gasolina, 117 cv com
álcool), parte de R$ 42.690 e há opção pelo de 1,75 litro (130/132 cv) por R$
45.210. Outro oponente é o decano VW Polo Sportline de 1,6 litro (101/104 cv),
que custa mais, R$ 51.360. O que
ambos oferecem, e o Fiesta ainda não, é a opção de câmbio automatizado
—
embora
a Ford disponha na produção mexicana de uma eficiente caixa de
dupla embreagem, que lhe
daria primazia nesse segmento.
Mesmo comparado ao ainda jovial Punto, o Fiesta impressiona bem pelo desenho
moderno, que leva a extremos as atuais tendências, como a linha de cintura ascendente
rumo à traseira. A frente é a mesma do sedã, mas com grade própria na cor da
carroceria e a citada opção de leds para luz diurna em molduras cromadas no
para-choque. Se a distância entre eixos (a mesma da geração anterior, 2,49
metros) não muda em relação ao três-volumes, o fato é que o hatch consegue
harmonia bem maior, pois a traseira é importantes 35 centímetros mais curta. E é
desse ângulo que o novo modelo parece agradar mais, com um porte robusto e bom
arranjo de curvas e arestas para transmitir modernidade.
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