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Teto solar, ajuste elétrico dos bancos com memórias, painel bem-equipado e, na coluna de direção, câmbio automático de sete marchas

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Com 224 cv e elevado torque, o motor V6 leva as 2,2 toneladas do ML com desenvoltura que surpreende: de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos

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Não só é notável o fato em si — um modelo a diesel menos ruidoso do que um a gasolina —, como também a escala de ruído ser logarítmica, em que a diferença é muito maior do que os números sugerem.

No interior, o acabamento e a disposição dos controles típicos da marca promovem a desejada sensação de bem-estar. A diminuta e prática alavanca seletora de câmbio, chamada de Direct Select pela fábrica, fica na coluna de direção, muito fácil e conveniente de usar. Para operação manual o volante possui botões por trás, ao fácil alcance dos dedos e que, ao contrário de muitos sistemas de alavancas-borboleta, acompanha o giro do volante.

Os destaques no interior são mesmo numerosos. O volante multifunção traz comandos de áudio, telefone, navegação e computador de bordo. O ar-condicionado de zonas múltiplas tem ajuste até na região do banco traseiro, cujo espaço é generoso. Os apoios de cabeça dos bancos dianteiros deslocam-se para frente em 40 mm em impacto frontal, de maneira a evitar o efeito-chicote, quando a cabeça retorna com violência para trás, momento perigoso para a coluna cervical. Bolsas e cortinas infláveis não faltam. No banco dianteiro direito há reconhecimento automático de banco infantil voltado para a traseira, situação em que a bolsa inflável é desativada para evitar lesões na criança.

Controle de tração eletrônico   O ML 320 CDI proporciona o controle de tração necessário para transpor situações difíceis por meio da atuação dos freios, de maneira que basta uma roda ter contato para garantir o avanço do veículo. Por meio de botão no painel o diferencial central é bloqueado e as marchas, no caso primeira e ré para condições difíceis, ficam mais tempo retidas. Além disso, o sistema antitravamento (ABS) dos freios entra em um modo em que as freadas em terreno acidentado ou escorregadio não são prejudicadas.

Numa pista de teste acidentada preparada para esse fim, o ML a diesel mostrou ser capaz de proezas como arrancar da imobilidade, em terreno escorregadio, e superar uma rampa de 70% de inclinação, correspondente a 35°. Na Alemanha, informou Rogério Montagner, gerente de marketing de produto, existe um pacote para o fora-de-estrada especial que inclui bloqueio do diferencial traseiro e desligamento das barras estabilizadoras, entre outros recursos que melhoram ainda mais a aptidão para situações difíceis. É importante salientar que o carro usa pneus para alta velocidade em asfalto, longe de ser adequados para o fora-de-estrada. Continua

O caso do diesel em utilitários
A Mercedes-Benz usou um artifício para convencer o Denatran de que o ML 320 CDI satisfaz as exigências em vigor para emprego de motores a diesel em utilitários, expressas na Portaria 23, de 6/6/94, do extinto Departamento Nacional de Combustíveis. Pela peça legal, só podem consumir diesel veículos com capacidade de carga igual ou superior a 1.000 kg, excetuando-se aqueles de tração nas quatro rodas, com caixa de mudança múltipla e redutor — que o Mercedes não tem, a não ser como item opcional em outros mercados.

O artifício consistiu em demonstrar que, no modo fora-de-estrada do sistema de tração, o veículo tem capacidade ascensional real igual à de outro que tenha aqueles itens que estabelecem a exceção. Assim, estão de parabéns a Mercedes-Benz e o Denatran — este ao reconhecer tacitamente que a portaria em questão é ultrapassada, oriunda que foi de uma outra, desta vez do Conselho Nacional do Petróleo, em 1976, num momento em que o Brasil sentia no bolso os efeitos da primeira crise do petróleo, ocorrida três anos antes. O objetivo era conter o consumo de diesel de qualquer maneira, que era — e ainda é — o derivado de petróleo que determina o consumo total de petróleo do país.

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