Ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento com comando elétrico e caixa automática de seis marchas, com modo manual sequencial, são itens de série na 3008
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Os bancos confortáveis vêm revestidos em couro apenas na Griffe; o de trás pode ser rebatido em 60/40 e inclui fixações Isofix para cadeira

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Olhos na estrada: a velocidade é projetada na tela próxima ao para-brisa, função que na Europa inclui navegador e controle de distância

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A capacidade de bagagem pelo método VDA é regular, 432 litros, mas o compartimento tem boas soluções como a plataforma com três alturas

Apesar da sensação de volume, a primeira minivan média da Peugeot no Brasil — nos anos 90 foi importada a 806, de maior porte — não é grande nas medidas: com 4,36 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 2,61 m de distância entre eixos, é 11 cm mais curta (tanto de ponta a ponta quanto no entre-eixos) que a C4 Picasso de cinco lugares e tem largura igual à da concorrente. O coeficiente aerodinâmico (Cx) declarado é muito bom, 0,296.

O ambiente interno traz bancos amplos e um painel com detalhes esportivos, como o quadro de instrumentos, que deixam boa impressão. Chama atenção o acabamento muito cuidadoso. O motorista dispõe de amplas regulagens — difícil não encontrar uma boa posição. A visibilidade é ótima, com colunas dianteiras finas para um carro dessa categoria, embora as traseiras bem largas atrapalhem um pouco. O grande console central separa bem motorista e acompanhante e basta acionar um botão, nesse console, para o forro se abrir e permitir a passagem de muita luz através do teto panorâmico. Por ser alta (1,63 m), é fácil de entrar e sair e as portas abrem-se em grande ângulo.

Uma vez acionada a partida, surge a primeira surpresa: um pequeno painel de policarbonato sobre o quadro de instrumentos reflete informações como velocidade instantânea e a do limitador. Inédita em sua faixa de preço, a técnica importada dos aviões militares permite a leitura das informações sem o motorista desviar muito o olhar da estrada. O emprego da tela foi uma boa ideia, pois em geral esses sistemas usam o próprio para-brisa, construído de maneira especial e com onerosa reposição em caso de danos ao vidro. Na Europa a projeção abrange navegador e controle de distância até o veículo à frente, não disponíveis aqui.

A segunda surpresa é não encontrar o freio de estacionamento, que tem comando elétrico, como na C4 Picasso. Com o motor ligado, basta colocar o câmbio na posição D, acelerar e o freio se desliga. Para acionar novamente, coloca-se a alavanca na posição P, desliga-se e pronto — ou se aperta o botão, mesmo com o motor ligado. O carro conta ainda com assistente de saída em aclive, que o mantém freado por até dois segundos em rampas com mais de 3% de inclinação, para facilitar a arrancada sem que o motorista precise usar o freio de serviço.

O banco traseiro acomoda bem e seu rebatimento pode ser feito em 60:40, acompanhado se preciso pelo do encosto do passageiro da frente. Os espaços para objetos, numerosos, incluem um compartimento refrigerado de 13,5 litros no console e há tomadas de 12 volts na frente, na traseira e no compartimento de bagagem. Ali, uma lanterna com bateria recarregável no próprio carro tem autonomia de 45 minutos. Com capacidade de 432 litros pelo mais comum padrão VDA (a Peugeot usa outro método que a leva a 512 l), o compartimento chega a 1.241 l (ou 1.604 l) com o rebatimento do banco traseiro e o uso até o teto.

A tampa traseira é dividida em duas partes: a convencional que se abre para cima e uma menor que desce, como na Fiat Marea Weekend. Mas também aqui a Peugeot foi criativa. No uso normal basta abrir a tampa superior — que, por ser menor, requer menos espaço livre e é mais leve — para encontrar um assoalho nivelado com a base de acesso. Sob esse piso tem-se um espaço adicional. Se a carga for mais volumosa, abre-se a seção inferior da tampa, que suporta até 200 kg, e reposiciona-se a plataforma para o nível intermediário. Pode-se ainda montar o assoalho na posição inferior, nesse caso com pequeno degrau após superar a base de acesso. Continua

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