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Detalhes bem cuidados formam o estilo do novo Peugeot, que aplica o emblema do leão ao capô, sem a pequena grade da versão chinesa

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O interior espaçoso, coerente com as amplas dimensões, traz bancos confortáveis, painel bem-equipado e ar-condicionado de duas zonas

Fazer um sedã a partir de um hatch nunca foi tarefa bem-sucedida na Peugeot, como mostram o 207 Passion, o 307 Sedan ou mesmo seu antecessor 306: a impressão de um anexo dissonante do conjunto sempre ficou clara. Isso acaba com o 408, que mostra grande fluidez de linhas e uma traseira bem integrada ao restante, em parte pela maior inclinação do vidro se comparado ao do 307. O entre-eixos longo, que faltava a esse antecessor, contribui para a harmonia.

O desenho moderno é percebido ainda pelos faróis bastante alongados, os vidros laterais de perfil baixo e o intenso vinco que vai das portas à traseira. Comparado ao original chinês, o nosso perdeu apenas a seção preta ao redor do logotipo do leão na frente, que ganhou aspecto mais "limpo". Com 4,69 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,52 m de altura e 2,71 m entre eixos, o 408 é um dos maiores carros do segmento em qualquer das dimensões. O coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,308 (0,69 quando multiplicado à área frontal) expressa atualidade.

Novo, mas familiar   No interior, o bom acabamento inclui plásticos de aspecto refinado e com toque macio no caso da cobertura do painel, não acompanhada pelos painéis de porta, que usam material rígido. O desenho interno em si não inova, mas evolui o tema já conhecido do 307 — tem sido habitual na Peugeot optar por formas tradicionais, enquanto a ousadia fica reservada a outra marca do grupo, a Citroën. Há muito no 408 que faz lembrar o antecessor, como o aspecto do volante e dos instrumentos ou os vidros fixos à frente das janelas dianteiras.

O motorista dispõe de posição de dirigir confortável, com ampla gama de ajustes, pedais bem posicionados e volante com pega adequada. Os bancos dianteiros são bastante cômodos e têm apoio lateral suficiente para reter o corpo, mesmo com o revestimento em couro. Há fácil acesso aos comandos e leitura bem clara dos instrumentos. Atrás, dois adultos acomodam-se muito bem, com destaque para o espaço para pernas.

A Peugeot pensou em diversos detalhes, como grande número de porta-objetos, amplo porta-luvas refrigerado, espaço para garrafas de 1,5 litro nesse compartimento e nas portas dianteiras, dois apoios de braço centrais na frente, vidros laterais mais espessos (4 mm) para isolar ruídos, 14 difusores de ar no total, entrada USB no console para o sistema de áudio e interface Bluetooth que copia a agenda do telefone celular. O navegador da versão Griffe vem integrado ao painel, com tela de 7 pol regulável em inclinação e que se esconde ao desligar o carro. De ampla capacidade, 526 litros, o porta-malas usa articulações pantográficas para não amassar as malas ao se fechar a tampa. O banco traseiro é bipartido, 60:40.

Não é sob o capô do 408 que estão suas novidades: o motor flexível de 2,0 litros e 16 válvulas, com 143 (gasolina) e 151 cv (álcool), é bem conhecido dos Peugeots e Citroëns vendidos por aqui. A caixa automática, embora de nova geração, permanece com quatro marchas. Novidade mesmo, só no segundo semestre, quando a versão Griffe poderá vir com a unidade de 1,6 litro e 16 válvulas com turbo e injeção direta, desenvolvida em cooperação com a BMW (que a usa no Mini) e similar à da minivan 3008. Com 165 cv e o generoso torque de 24 m.kgf a apenas 1.400 rpm, é certo que trará melhora importante em desempenho. A evolução chegará à caixa automática, nesse caso com seis marchas. Como é hoje, o 408 não decepciona, mas também não desperta entusiasmo pelas respostas ao acelerador. Continua

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O navegador por satélite, de série na versão Griffe, usa ampla tela retrátil de 7 pol, que também exibe gráficos dos sensores de estacionamento

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