Múltiplas personalidades

Clique para ampliar a imagem

Com jeito de utilitário esporte e bom desempenho, a Peugeot 3008
traz modernidade às minivans e oferece muito pelo que custa

Texto: Fabrício Samahá e Geraldo Tite Simões - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Para-lamas bojudos e capô alto e proeminente buscam aspecto robusto à 3008, que é pouco menor que a Citroën C4 Picasso de cinco lugares

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

No interior, acabamento cuidadoso, boa posição para o motorista e um desenho atual no painel; dotação de itens de conveniência é destaque

É difícil classificar a categoria da nova Peugeot 3008. Tem vocação familiar por causa do amplo espaço interno e de bagagem, mas guarda alguma semelhança visual com os utilitários esporte. A posição alta de dirigir e o para-brisa avançado não escondem se tratar de uma minivan, enquanto o motor de 1,6 litro com turbocompressor e 156 cv chega a conferir um tempero esportivo. Para completar, o teto panorâmico, a boa aerodinâmica e o silêncio interno remetem a um automóvel.

É por isso que essa minivan é apresentada pelo fabricante como um modelo crossover (cruzamento), que mescla diferentes categorias. Em suma, chame como quiser: o que importa é que a 3008 é muito versátil.

Lançada em 2009 na França e desenvolvida a partir da plataforma do 308 (modelo médio do qual também foi derivado o sedã 408, em breve à venda por aqui), ela chega importada de Sochaux em versões Allure e Griffe, com a mesma mecânica. Os preços variam de R$ 79.900 a R$ 86.900, na ordem, e a garantia é de três anos. Com previsão de vender 200 unidades por mês, a expectativa é de enfrentar concorrentes variados, de minivans (como Citroën C4 Picasso e Kia Carens) a utilitários esporte como Honda CR-V, Hyundai IX35 e Kia Sportage.

O conteúdo de série impressiona para um carro desses valores, sobretudo ao se considerar a alíquota de 35% do Imposto de Importação. Entre os itens de segurança, a Allure já vem com seis bolsas infláveis (duas frontais, duas laterais inferiores na frente e duas cortinas para a área de vidros — não são oito como diz a Peugeot), controle de estabilidade e tração, alarme, faróis de neblina, projeção de informações na linha de visão, sensores de estacionamento traseiros, fixação Isofix para cadeiras infantis no banco traseiro e freios com sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica de força entre os eixos e assistência adicional em emergência.

Os equipamentos de conforto passam por para-brisa com isolamento acústico e alta reflexão de raios solares, ar-condicionado automático com duas zonas de ajuste e recirculação automática conforme a qualidade do ar, bancos dianteiros com regulagem de altura, volante ajustável em altura e distância com comandos de áudio, compartimento refrigerado no console central, computador de bordo, interface Bluetooth para telefone celular, limitador e controlador de velocidade, rádio/toca-CDs com MP3, controle elétrico dos vidros (com função um-toque nos dianteiros) e volante revestido em couro. As rodas são de alumínio de 17 pol com pneus 225/50.

Para diferenciar a versão Griffe restam teto envidraçado de grandes dimensões (área de 1,60 metro quadrado), revestimento dos bancos em couro, aquecimento nos dianteiros, retrovisor interno fotocrômico, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, persianas contra sol nos vidros traseiros, rebatimento elétrico dos retrovisores e função um-toque para os vidros de trás.

A 3008 mostra ao primeiro olhar que a marca francesa buscou inspiração em utilitários esporte para essa minivan: grade ampla, capô alto e proeminente e para-lamas bojudos conferem-lhe um aspecto robusto, que foge às linhas suaves da maioria dos carros de sua classe. Nos para-choques e nas laterais, detalhes em tom de alumínio simulam protetores e estribos como os de modelos fora-de-estrada, assim como os retrovisores cromados. As laterais são volumosas, com janelas de perfil baixo, e as lanternas traseiras em forma de bumerangue (e que usam leds) dão um toque criativo. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 11/11/10

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados