Para-lamas bojudos e capô
alto e proeminente buscam aspecto robusto à 3008, que é pouco menor que
a Citroën C4 Picasso de cinco lugares
No interior, acabamento
cuidadoso, boa posição para o motorista e um desenho atual no painel;
dotação de itens de conveniência é destaque |
É difícil classificar a categoria da nova Peugeot 3008. Tem vocação
familiar por causa do amplo espaço interno e de bagagem, mas guarda
alguma semelhança visual com os utilitários esporte. A posição alta de
dirigir e o para-brisa avançado não escondem se tratar de uma minivan,
enquanto o motor de 1,6 litro com
turbocompressor e 156 cv chega a conferir um tempero esportivo. Para
completar, o teto panorâmico, a boa aerodinâmica e o silêncio interno
remetem a um automóvel.
É por isso que essa minivan é apresentada pelo fabricante como um modelo
crossover (cruzamento), que mescla diferentes categorias. Em suma, chame
como quiser: o que importa é que a 3008 é muito versátil.
Lançada em 2009 na França e desenvolvida a partir da plataforma do 308
(modelo médio do qual também foi derivado o sedã
408, em breve à venda por
aqui), ela chega importada de Sochaux em versões Allure e Griffe, com a
mesma mecânica. Os preços variam de R$ 79.900 a R$ 86.900, na ordem, e a
garantia é de três anos. Com previsão de vender 200 unidades por mês, a
expectativa é de enfrentar concorrentes variados, de minivans (como
Citroën C4 Picasso e Kia Carens) a utilitários esporte como Honda CR-V,
Hyundai IX35 e Kia Sportage.
O conteúdo de série impressiona para um carro desses valores, sobretudo
ao se considerar a alíquota de 35% do Imposto de Importação. Entre os
itens de segurança, a Allure já vem com seis bolsas infláveis (duas
frontais, duas laterais inferiores na frente e duas cortinas para a área
de vidros — não são oito como diz a Peugeot),
controle de estabilidade e tração, alarme, faróis de neblina,
projeção de informações na linha de visão,
sensores de estacionamento traseiros, fixação
Isofix para cadeiras infantis no banco
traseiro e freios com sistema antitravamento (ABS),
distribuição eletrônica de força entre os
eixos e assistência adicional em
emergência.
Os equipamentos de conforto passam por para-brisa com isolamento
acústico e alta reflexão de raios solares, ar-condicionado automático
com duas zonas de ajuste e recirculação automática conforme a qualidade
do ar, bancos dianteiros com regulagem de altura, volante ajustável em
altura e distância com comandos de áudio, compartimento refrigerado no
console central, computador de bordo, interface
Bluetooth para telefone celular,
limitador e controlador de velocidade,
rádio/toca-CDs com MP3, controle elétrico dos vidros (com
função um-toque nos dianteiros) e
volante revestido em couro. As rodas são de alumínio de 17 pol com pneus
225/50.
Para diferenciar a versão Griffe restam teto envidraçado de grandes
dimensões (área de 1,60 metro quadrado), revestimento dos bancos em
couro, aquecimento nos dianteiros, retrovisor interno
fotocrômico, faróis e limpador de
para-brisa com acionamento automático, persianas contra sol nos vidros
traseiros, rebatimento elétrico dos retrovisores e função um-toque para
os vidros de trás.
A 3008 mostra ao primeiro olhar que a marca francesa buscou inspiração
em utilitários esporte para essa minivan: grade ampla, capô alto e
proeminente e para-lamas bojudos conferem-lhe um aspecto robusto, que
foge às linhas suaves da maioria dos carros de sua classe. Nos
para-choques e nas laterais, detalhes em tom de alumínio simulam
protetores e estribos como os de modelos fora-de-estrada, assim como os
retrovisores cromados. As laterais são volumosas, com janelas de perfil
baixo, e as lanternas traseiras em forma de bumerangue (e que usam
leds) dão um toque criativo.
Continua |