



O Sport: itens na cor da
carroceria, faróis de neblina, rodas de 16 pol com pneus todo-terreno,
áudio com MP3 |
A
Ford apresentou nesta quinta-feira o modelo 2008 do picape médio Ranger.
A maior novidade é a versão Sport, que, por meio de alterações de
acabamento e da dotação de itens de série, procurará conquistar o
público mais jovem. Por isso mesmo é baseado no XLS de cabine simples e
só virá com motor a gasolina de 2,3 litros e 150 cv. Seu preço, que a
Ford garante não ser de lançamento, é de R$ 50.000.
São itens de série ar-condicionado, controle elétrico dos vidros e
travas, pára-choque dianteiro e grade na cor do resto da carroceria,
faróis de neblina, alarme, rádio/CD com MP3
e rodas de 16 pol com pneus 245/70 do tipo A/T (todo terreno), estes os
mesmos da versão a diesel. O resto da linha permanece inalterado, com
todas as conhecidas variações de cabine, motorização, tração e nível de
acabamento — e os mesmos preços de 2007. Apenas o XLS de cabine dupla
recebeu ligeira mudança estética, em que grade e pára-choque dianteiro
passam a ser pretos.
A Ford modificou alguns pontos da suspensão traseira, como instalar os
amortecedores externos ao chassi, próximos às rodas, a exemplo do que já
havia ocorrido no F-250 há pouco mais de quatro anos. A vantagem é
conhecida: a atuação do amortecedor acompanha mais de perto os
movimentos de compressão e distensão da suspensão, proporcionando maior
controle das oscilações. O efeito aparece mais ao rodar sobre pisos bem
irregulares, como as costelas-de-vaca, o que normalmente leva os eixos
rígidos como o traseiro do Ranger a saltitar, com perda de contato dos
pneus com o solo.
Houve também alteração do centro de rolagem (em torno do qual o veículo
se inclina) determinado pela suspensão traseira, por meio do afastamento
das molas do eixo. Com isso o eixo de rolagem, segundo a fábrica, fica
mais próximo do dianteiro (mais baixo) e portanto mais nivelado, dando
ao picape um melhor e mais previsível comportamento em curva. Além
dessas mudanças, a suspensão traseira recebeu estabilizador, medida
acompanhada do emprego de estabilizador dianteiro de maior diâmetro.
Continua |