De frente ele se diferencia
do Palio pelos faróis e o pára-choque; a traseira mostra inspiração
em Alfa Romeo |
No
começo deste ano a Fiat renovou o desenho do Palio
e, como não poderia deixar de ser, o restante da família começa agora a
acompanhar essa evolução. O primeiro membro a trazer novo desenho é o
Siena, que permanece disponível nas versões ELX (com motores
flexíveis de 1,0 e 1,4 litro), ELX
Tetrafuel (com o 1,4 movido a gasolina, álcool e gás natural) e HLX (1,8
flexível). A perua Palio Weekend e o picape Strada devem ficar para o
próximo ano.
A principal preocupação da Fiat na renovação foi o desenho externo, o
que não quer dizer que o restante do carro, como interior e mecânica,
tenha sido deixado de lado. O destaque ao estilo talvez se justifique
pelo histórico do pequeno sedã. O primeiro Siena, lançado em 1997, nunca
teve o desenho como expoente — muito pelo contrário. A sensação foi
melhor no lançamento da primeira reestilização, em 2000, mas ele ainda
estava aquém dos demais membros da família, sobretudo Palio e Weekend,
no quesito harmonia de desenho.
A segunda série durou até 2004, quando veio o terceiro Siena,
considerado pela maioria o melhor deles, o que mais equilibrava frente e
traseira. O sedã deixava de lado o estigma de patinho feio da família.
Essa imagem, agora, tem tudo para ficar no passado. Enquanto a nova
Weekend não chega para podermos tirar a prova sobre qual dos modelos é o
mais bonito da linha, o Siena carrega o bastão de mais belo membro da
família Palio, com traços que o diferenciam do hatch.
Em vez de adotar a mesma frente do Palio, como sempre aconteceu, a Fiat
resolveu adotar faróis e pára-choques diferentes no Siena. A principal
diferença está nos faróis com desenho diferente e
duplo refletor (no Palio passaram a
refletor único), como na versão anterior, sendo do tipo
elipsoidal para o facho baixo. Um dos
detalhes marcantes dos extintos Brava e Marea — que saiu de produção,
discretamente, em julho —, esse tipo de farol retorna à linha Fiat com
belo efeito visual e, espera-se, grande eficiência. Há também no Siena
unidades de neblina de série em todas as versões e uma seção inferior do
pára-choque não pintada, mas circundada com um friso cromado na região
da tomada de ar, o que cria um aspecto superior.
As laterais acompanham as alterações do Palio: ganham um vinco na parte
superior das portas e dos pára-lamas, que percorre toda a extensão
lateral, e novas aberturas das caixas de rodas. O friso lateral recebe
um aplique cromado que se inicia no pára-choque frontal, passa pelas
portas e termina no pára-choque traseiro. A parte de trás, que um dia
foi seu calcanhar-de-Aquiles, é a que mais sofreu alterações. As colunas
posteriores receberam um leve vinco na base, que acompanha a linha
superior da tampa do porta-malas e faz com que essa parte pareça um
pouco mais baixa do que é, quando se vê o carro de lado.
Continua |