Best Cars Web Site

Pedido de promoção

Clique para ampliar a imagem

Ao renovar mais uma vez o Siena, a Fiat apresenta um
desenho com inspiração em categorias superiores

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

De frente ele se diferencia do Palio pelos faróis e o pára-choque; a traseira mostra inspiração em Alfa Romeo

No começo deste ano a Fiat renovou o desenho do Palio e, como não poderia deixar de ser, o restante da família começa agora a acompanhar essa evolução. O primeiro membro a trazer novo desenho é o Siena, que permanece disponível nas versões ELX (com motores flexíveis de 1,0 e 1,4 litro), ELX Tetrafuel (com o 1,4 movido a gasolina, álcool e gás natural) e HLX (1,8 flexível). A perua Palio Weekend e o picape Strada devem ficar para o próximo ano.

A principal preocupação da Fiat na renovação foi o desenho externo, o que não quer dizer que o restante do carro, como interior e mecânica, tenha sido deixado de lado. O destaque ao estilo talvez se justifique pelo histórico do pequeno sedã. O primeiro Siena, lançado em 1997, nunca teve o desenho como expoente — muito pelo contrário. A sensação foi melhor no lançamento da primeira reestilização, em 2000, mas ele ainda estava aquém dos demais membros da família, sobretudo Palio e Weekend, no quesito harmonia de desenho.

A segunda série durou até 2004, quando veio o terceiro Siena, considerado pela maioria o melhor deles, o que mais equilibrava frente e traseira. O sedã deixava de lado o estigma de patinho feio da família. Essa imagem, agora, tem tudo para ficar no passado. Enquanto a nova Weekend não chega para podermos tirar a prova sobre qual dos modelos é o mais bonito da linha, o Siena carrega o bastão de mais belo membro da família Palio, com traços que o diferenciam do hatch.

Em vez de adotar a mesma frente do Palio, como sempre aconteceu, a Fiat resolveu adotar faróis e pára-choques diferentes no Siena. A principal diferença está nos faróis com desenho diferente e duplo refletor (no Palio passaram a refletor único), como na versão anterior, sendo do tipo elipsoidal para o facho baixo. Um dos detalhes marcantes dos extintos Brava e Marea — que saiu de produção, discretamente, em julho —, esse tipo de farol retorna à linha Fiat com belo efeito visual e, espera-se, grande eficiência. Há também no Siena unidades de neblina de série em todas as versões e uma seção inferior do pára-choque não pintada, mas circundada com um friso cromado na região da tomada de ar, o que cria um aspecto superior.

As laterais acompanham as alterações do Palio: ganham um vinco na parte superior das portas e dos pára-lamas, que percorre toda a extensão lateral, e novas aberturas das caixas de rodas. O friso lateral recebe um aplique cromado que se inicia no pára-choque frontal, passa pelas portas e termina no pára-choque traseiro. A parte de trás, que um dia foi seu calcanhar-de-Aquiles, é a que mais sofreu alterações. As colunas posteriores receberam um leve vinco na base, que acompanha a linha superior da tampa do porta-malas e faz com que essa parte pareça um pouco mais baixa do que é, quando se vê o carro de lado. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 1/11/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados