O novo Adventure Locker segue
a mesma versão da Palio Weekend: pneus 205/70-15, suspensão mais alta e
muitos adereços estéticos |
Pouco mais de um ano depois do lançamento do Palio reestilizado, a Fiat
fecha o ciclo e lança o Strada com a nova aparência. A linha ficou
curiosa, pois o carro que deu origem a toda a gama agora possui
identidade visual diferente — seus derivados têm faróis de
duplo refletor e desenho próprio, frente
ao de refletor único do Palio.
O Strada adotou as mudanças já incorporadas pela linha, em especial as
introduzidas na Palio
Weekend/Adventure. Mantém as versões anteriores, ou seja, Fire como
opção de entrada, Trekking como intermediária e Adventure como topo de
linha. O Fire continua com a carroceria até então usada e a opção de
cabine estendida, assim como o motor de 1,4 litro inalterado. A única
mudança está no novo logo da Fiat, adotado em toda a linha desde o
Punto.
Trekking e Adventure ganham novo pára-choque dianteiro e faróis com
duplo refletor. Na traseira as mudanças se resumem à tampa de caçamba
com fácil remoção e com chave, elementos circulares nas lanternas e
complementos destas na tampa da caçamba, que são de gosto duvidoso —
lembram os da antiga Palio Weekend. Talvez ficasse melhor sem os
complementos. O pára-choque do Adventure incorporam o nome da versão.
Diferente de todo o resto da linha, não houve a adoção de vinco nas
laterais, que são as do modelo anterior — só o Adventure recebeu recorte
maior na caixa de rodas. O motivo é certamente contenção de custos, pois
o Fire não mudou e a Fiat precisaria manter a estamparia de ambos os
padrões. Por outro lado, depois de 10 anos em produção, o Strada bem que
merecia novos pára-lamas, para que houvesse possibilidade de alterar a
forma das lanternas traseiras sem recorrer aos complementos.
O Treeking traz outras alterações. O pacote visual é o que vinha na
Adventure, como as molduras nos arcos dos pára-lamas, e o motor 1,4 tem
as revisões lançadas no Punto e depois estendidas a Siena e Weekend.
Rende 85 cv com gasolina e 86 com álcool, ao passo que o do Fire tem
80/81 cv. O 1,8 oferecido como opção rende 112/114 cv e, no Trekking com
essa motorização, o painel com mostrador de combustível analógico é
semelhante ao do Palio 1,8R. Na versão 1,4 o marcador agora é digital.
Impossível não perceber que o quadro da 1,8 tem visualização melhor.
A versão Trekking traz um pacote interessante de série: direção
assistida hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, protetor
de caçamba, tampa da caçamba removível e com chave, volante com
regulagem de altura e barras no teto, dentre outros. Com o motor 1,8
ganha pneus de medida maior, que passam a 175/80-14 em vez de 175/70-14,
e o painel diferenciado. Como opcional, ambas as versões podem receber
teto solar, rodas de alumínio, freios com sistema antitravamento (ABS),
bolsas infláveis para motorista e passageiro, ar-condicionado, rádio/CD/MP3
com entrada para MP3 portátil e interface para celular com
Bluetooth.
Como o pacote do antigo Adventure está no Trekking de agora, o Adventure
precisava trazer mais atributos para convencer seu consumidor. E foi o
que a Fiat fez. Como esperado, todo o pacote apresentado na Palio
Adventure Locker passou para o Strada Adventure, que também recebe o
sobrenome. Isso inclui rodas de 15 pol com pneus 205/70, suspensão com
curso mais amplo e amortecedores Powershock (com uma mola em seu
interior que passa a atuar em função de determinada carga aplicada) e,
claro, o sistema Locker de bloqueio do diferencial acionado por botão no
painel.
Continua |