A atualização visual requer
atenção para ser notada; por dentro mudam só tecidos e plásticos na
versão GLi, que avaliamos com o novo motor |
De um lado, a ofensiva francesa com
Renault Fluence e Peugeot 408; de
outro, a reformulação do Volkswagen Jetta (a ser apresentado nesta
semana) e a expectativa pelo novo Honda Civic, que ainda este ano deve
seguir o norte-americano.
No meio, compradores do Toyota Corolla — muitos deles com seus modelos
de 2008, os primeiros da atual geração, no fim do período de garantia —
indecisos entre permanecer com o líder do segmento ou arriscar uma
mudança.
Era claro que a Toyota precisava se mexer, mesmo que com pequenos
passos. Eles vieram agora com o lançamento da linha 2012: retoques de
estilo um tanto discretos, um novo motor de 1,8 litro, caixa de câmbio
manual de seis marchas.
Será preciso atenção para notar o que mudou no desenho ainda atual,
embora conservador, do Corolla. Na frente, o para-choque traz grade e
entradas de ar maiores e molduras verticais nos faróis de neblina. A
traseira tem outra tampa do porta-malas com moldura de placa ampliada,
para-choque com refletores diferentes e lanternas com nova disposição
(sem alterar o formato), que nas versões superiores XEi e Altis usam
leds. De resto, apenas novas rodas.
No interior, alterações ainda mais discretas: outro padrão de
revestimento dos bancos nas versões XLi e GLi, partes plásticas em cinza
mais claro e cobertura do painel mais escura (exceto no Altis, que
mantém os elementos em tom bege) e, na versão de topo, apliques com
imitação de madeira agora escurecidos. O XLi passa a vir com alarme
antifurto acionado pela chave, travamento automático das portas a 20
km/h e entrada auxiliar no sistema de áudio. O XEi e o Altis ganham
conexão USB (para MP3 externo ou pendrive) no áudio e
interface Bluetooth para telefone
celular, que mostra a agenda telefônica no visor do rádio. E o Altis
passa a ter câmera de visão traseira, que mostra no retrovisor interno o
que se passa atrás do carro enquanto a marcha à ré está engatada.
As poucas novidades enriquecem o bom conteúdo da linha Corolla, que
conta desde a versão de entrada XLi com bolsas infláveis frontais,
ar-condicionado, direção assistida (elétrica), volante ajustável em
altura e distância, computador de bordo, rádio/toca-CDs com MP3, comando
interno para tanque de combustível e porta-malas e controle elétrico dos
vidros, travas e retrovisores. Os preços são de R$ 63.570 com câmbio
manual de seis marchas e R$ 67.570 com o automático de quatro
velocidades.
O GLi, também com motor de 1,8 litro, acrescenta sistema antitravamento
(ABS) de freios, ar-condicionado automático, controle elétrico dos
vidros com função um-toque nos quatro,
volante com comandos de áudio e do computador, instrumentos com
iluminação Optitron, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com
controle na chave, retrovisores com recolhimento elétrico, banco
traseiro bipartido (60/40) e rodas de alumínio de 16 pol (são de 15 pol
em aço no XLi). Custa R$ 67.070 com caixa manual e R$ 70.570 com a
automática.
No XEi, além do conteúdo do GLi, vêm motor de 2,0 litros associado a
câmbio automático (sempre de quatro marchas), bolsas infláveis laterais
dianteiras, revestimento dos bancos em couro,
controlador de velocidade, acendimento
automático dos faróis e conexões USB e Bluetooth, ao preço de R$ 76.770.
Continua |