Renovado ao modo Toyota

Clique para ampliar a imagem

Com retoques visuais bem discretos, o Corolla 2012 traz o melhor
sob o capô: novo motor de 1,8 litro e câmbio de seis marchas

Texto: Fabrício Samahá e Paulo de Araújo - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A atualização visual requer atenção para ser notada; por dentro mudam só tecidos e plásticos na versão GLi, que avaliamos com o novo motor

De um lado, a ofensiva francesa com Renault Fluence e Peugeot 408; de outro, a reformulação do Volkswagen Jetta (a ser apresentado nesta semana) e a expectativa pelo novo Honda Civic, que ainda este ano deve seguir o norte-americano. No meio, compradores do Toyota Corolla — muitos deles com seus modelos de 2008, os primeiros da atual geração, no fim do período de garantia — indecisos entre permanecer com o líder do segmento ou arriscar uma mudança.

Era claro que a Toyota precisava se mexer, mesmo que com pequenos passos. Eles vieram agora com o lançamento da linha 2012: retoques de estilo um tanto discretos, um novo motor de 1,8 litro, caixa de câmbio manual de seis marchas.

Será preciso atenção para notar o que mudou no desenho ainda atual, embora conservador, do Corolla. Na frente, o para-choque traz grade e entradas de ar maiores e molduras verticais nos faróis de neblina. A traseira tem outra tampa do porta-malas com moldura de placa ampliada, para-choque com refletores diferentes e lanternas com nova disposição (sem alterar o formato), que nas versões superiores XEi e Altis usam leds. De resto, apenas novas rodas.

No interior, alterações ainda mais discretas: outro padrão de revestimento dos bancos nas versões XLi e GLi, partes plásticas em cinza mais claro e cobertura do painel mais escura (exceto no Altis, que mantém os elementos em tom bege) e, na versão de topo, apliques com imitação de madeira agora escurecidos. O XLi passa a vir com alarme antifurto acionado pela chave, travamento automático das portas a 20 km/h e entrada auxiliar no sistema de áudio. O XEi e o Altis ganham conexão USB (para MP3 externo ou pendrive) no áudio e interface Bluetooth para telefone celular, que mostra a agenda telefônica no visor do rádio. E o Altis passa a ter câmera de visão traseira, que mostra no retrovisor interno o que se passa atrás do carro enquanto a marcha à ré está engatada.

As poucas novidades enriquecem o bom conteúdo da linha Corolla, que conta desde a versão de entrada XLi com bolsas infláveis frontais, ar-condicionado, direção assistida (elétrica), volante ajustável em altura e distância, computador de bordo, rádio/toca-CDs com MP3, comando interno para tanque de combustível e porta-malas e controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores. Os preços são de R$ 63.570 com câmbio manual de seis marchas e R$ 67.570 com o automático de quatro velocidades.

O GLi, também com motor de 1,8 litro, acrescenta sistema antitravamento (ABS) de freios, ar-condicionado automático, controle elétrico dos vidros com função um-toque nos quatro, volante com comandos de áudio e do computador, instrumentos com iluminação Optitron, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave, retrovisores com recolhimento elétrico, banco traseiro bipartido (60/40) e rodas de alumínio de 16 pol (são de 15 pol em aço no XLi). Custa R$ 67.070 com caixa manual e R$ 70.570 com a automática.

No XEi, além do conteúdo do GLi, vêm motor de 2,0 litros associado a câmbio automático (sempre de quatro marchas), bolsas infláveis laterais dianteiras, revestimento dos bancos em couro, controlador de velocidade, acendimento automático dos faróis e conexões USB e Bluetooth, ao preço de R$ 76.770. Continua

 

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 22/3/11

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados