Depois de 23 anos e três gerações, o Ford Ka encerra sua carreira no Brasil, como parte da decisão da empresa de fechar três fábricas no País. Assim como o Ecosport, cuja história você lê aqui, o Ka tem sido produzido na unidade de Camaçari, BA, uma das que serão encerradas. O Best Cars relembra aqui os fatos mais importantes da trajetória do Ka no Brasil.
• 1994 – O primeiro Ka é revelado como conceito (acima) no Salão de Genebra, ainda com linhas arredondadas e sem arestas. A Ford reconheceu depois que aquele desenho era para despistar a concorrência.
• 1996 – Lançamento europeu do Ka (acima) no Salão de Paris, com formas originais repletas de arestas, quatro lugares e motor de 1,3 litro.
• 1997 – O Ka chega ao Brasil em março. Fabricado em São Bernardo do Campo, SP, oferece os motores de 1,0 litro/54 cv e 1,3 litro/60 cv da antiga série Endura. Opções incluem ar-condicionado e bolsas infláveis frontais.
• 1999 – Adição das versões Image, com para-choques pintados, e Street, mais simples e vendida pela internet.
• 2000 – O ano-modelo traz o motor Zetec Rocam, mais moderno, com 1,0 litro/65 cv, seguido pela edição Tecno.
• 2001 – Nasce o Ka esportivo: o XR (acima e no alto), com motor Zetec Rocam de 1,6 litro e 95 cv e rodas de 14 polegadas. É o primeiro Ka no mundo com essa cilindrada, depois oferecida na Europa. Em seguida vem a série Black com o mesmo motor e bancos de couro.
• 2002 – Lanternas traseiras maiores e placa de licença na tampa na primeira reestilização do Ka (acima), exclusiva do Brasil. Chegam as opções Action, um 1,6 mais simples que o XR, e One, a mais barata da linha.
• 2005 – Ka MP3 (acima) é o primeiro da linha com toca-MP3 no sistema de áudio. Pode ter ambos os motores.
• 2007 – Estreia da segunda geração (acima), desenhada para o Brasil, com cinco lugares e mais espaço para bagagem. Parte da carroceria é mantida do anterior, caso das portas. Motores passam a ser flexíveis: 1,0 com 70/73 cv e 1,6 com 102/110 cv (gasolina e álcool, na ordem).
• 2010 – Chega o pacote visual Trail com estilo “aventureiro”.
• 2011 – Pacotes decorativos ST (acima) e Storm são oferecidos.
• 2012 – O ano-modelo traz mudanças na frente e novos detalhes internos. A versão Sport (acima) vem com motor 1,6, rodas de 15 pol e faixas inspiradas nas do Mustang.
• 2014 – Lançamento do Ka de terceira geração (acima), que retoma a semelhança com o europeu. Mais espaço e conforto, inédita versão sedã (de início chamada de Ka+), recursos de tecnologia como controle de estabilidade e novo motor de 1,0 litro e três cilindros com 80/85 cv. O 1,5 do Fiesta com 105/110 cv também está disponível. Produção agora em Camaçari, BA.
• 2017 – Versão Trail (acima) combina suspensão elevada e pneus de uso misto e oferece ambos os motores. Em abril o Ka brasileiro alcança um milhão de unidades fabricadas.
• 2019 – Pequena reforma estética e central de áudio com tela de toque. A versão mais luxuosa Titanium (sedã acima) vem com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras e chave presencial. A “aventureira” Freestyle (acima) tem suspensão elevada e interior com partes em marrom (de início só 1,5, depois também 1,0). Transmissão automática de seis marchas é inédita, assim como o motor 1,5 de três cilindros com 128/136 cv. Em junho ele ganha edição pelos 100 anos da Ford no País.
• 2021 – Ka sai de linha no Brasil.
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação