A Toyota apresenta no Brasil o Corolla Cross, um utilitário esporte de tamanho médio que vem concorrer com Jeep Compass e Volkswagen Taos, entre outros. Derivado da plataforma do sedã Corolla, o SUV fabricado em Sorocaba, SP, começa a ser vendido em 25 de março em quatro versões de acabamento e com duas opções de motores por preços sugeridos de R$ 140 mil a R$ 180 mil (veja abaixo o conteúdo e o preço de cada versão). Uma edição especial será oferecida na fase de lançamento.
Lançado na Tailândia em julho do ano passado, o Corolla Cross usa motor flexível em combustível de 2,0 litros nas versões XR e XRE, enquanto o sistema híbrido (motor flexível de 1,8 litro combinado a dois elétricos) equipa as versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Na fase de lançamento há a edição Special Edition, baseada na versão de topo e limitada a 1.200 unidades.
À parte a “cara de mau” conferida pela grade dianteira, seu estilo é simples e robusto, com formas abauladas nos para-lamas e nas portas traseiras. Os faróis usam leds, salvo na versão mais simples (XR), e trazem luzes diurnas em toda a linha. As rodas são de 17 polegadas com pneus 215/60 no XR e de 18 pol com 225/50 nos demais. Em termos de dimensões o novo Toyota está bem situado entre os concorrentes, com 4,46 metros de comprimento e 2,64 m de distância entre eixos. A capacidade de bagagem é de 440 litros.
O interior do Corolla Cross segue o estilo do sedã, incluindo o quadro de instrumentos (com seção digital colorida apenas na versão XRX) e a central de áudio, com tela de oito polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. O revestimento de bancos usa tecido preto no XR, partes revestidas de couro e material sintético preto no XRE e no XRV e, na opção de topo XRX, os mesmos materiais em tom bege. Apenas o volante do XRE inclui comandos para trocas manuais de marcha. Incomum no Brasil é o freio de estacionamento acionado por pedal, um meio de liberar espaço no console central.
O Corolla Cross baseia-se na plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, Nova Arquitetura Global Toyota) em sua versão GA-C, ou compacta, a mesma do sedã Corolla e do Prius. Contudo, a suspensão traseira recorre ao simples eixo de torção em vez do sistema independente multibraço do Corolla.
Os motores e transmissões repetem os do sedã. As versões de 2,0 litros usam o Dynamic Force com sistema de injeção direta e indireta de combustível, que produz 177 cv e torque de 21,4 m.kgf com álcool, e transmissão automática de variação contínua (CVT) com simulação de 10 marchas. Nas híbridas o 1,8-litro flexível de 101 cv e 14,5 m.kgf (álcool) combina-se a dois motores elétricos, todos montados na frente e por isso com tração apenas dianteira. Apesar dos 72 cv de cada motor elétrico, a potência combinada é modesta: cerca de 130 cv estimados, pois a Toyota não fornece o valor. A bateria de níquel-hidreto metálico fica embaixo do banco traseiro.
Um destaque do Corolla Cross está nos equipamentos de segurança ativa e passiva. Toda a linha vem de série com sete bolsas infláveis (duas frontais, duas laterais dianteiras, duas de cortina e uma de joelhos para o motorista) e controle eletrônico de estabilidade. As versões híbridas trazem ainda alertas de veículo em ponto cego e de tráfego traseiro (para sair de vaga de estacionamento com segurança), controlador de distância à frente, monitor frontal com frenagem autônoma de emergência e assistente para manutenção na faixa da via.
A garantia do novo SUV é de cinco anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, cinco anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro). No caso do híbrido há cobertura de oito anos para a bateria do sistema, inversor/conversor, módulo de controle da bateria e módulo de controle de energia.
Versões, preços e equipamentos de série
• Corolla Cross XR (R$ 140 mil) – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático com duto traseiro, banco traseiro bipartido 60:40, bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, de joelhos do motorista e de cortina), câmera traseira de manobras, central de áudio Toyota Play com tela sensível ao toque de 8 polegadas e integração a Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controle elétrico de vidros com função um-toque, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com ajuste elétrico de altura do facho, faróis de neblina de leds, luzes diurnas com leds, modo de seleção de condução Sport, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisores externos com rebatimento automático, sensores de estacionamento na traseira, tomadas USB (uma na frente e duas na traseira), volante de couro com ajustes em altura e distância.
• Corolla Cross XRE (R$ 150 mil) – Como o XR, mais chave presencial para acesso e partida, comandos no volante para mudanças de marcha, controlador de velocidade, lanternas traseiras com leds, limpador de para-brisa automático, retrovisor interno fotocrômico, revestimento de bancos com couro e material sintético.
• Corolla Cross XRV Hybrid (R$ 173 mil) – Como o XRE, mais alerta de tráfego cruzado na traseira, alerta de veículo em pontos cegos, assistente de permanência em faixa, comutação automática do facho dos faróis, controlador de distância à frente, monitor frontal com alerta de colisão e frenagem autônoma. Alteração no modo de seleção de condução (Power em vez de Sport) e volante sem comandos de marcha.
• Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 180 mil) – Como o XRV Hybrid, mais ar-condicionado automático de duas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica, quadro de instrumentos diferenciado, revestimento interno em bege, teto solar com controle elétrico.
• Corolla Cross XRX Hybrid Special Edition (R$ 183.980) – Como o XRX Hybrid, mais bandeja do porta-malas, carregador por indução para celular, estribo lateral, soleira nas portas.
Ficha técnica
Corolla Cross 2,0 | Corolla Cross 1,8 Hybrid | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 80,5 x 97,6 mm | 80,5 x 88,3 mm |
Cilindrada | 1.985 cm³ | 1.798 cm³ |
Taxa de compressão | 13,0:1 | 13,0:1 |
Alimentação | injeções direta e multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 169/177 cv a 6.600 rpm | 98/101 cv a 5.200 rpm (elétricos: 72 cv) |
Torque máximo (gas./álc.) | 21,4 m.kgf a 4.400 rpm | 14,5 m.kgf a 3.600 rpm (elétricos: 16,6 m.kgf) |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | aut. de variação contínua, simulação de 10 marchas | aut. de variação contínua |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a disco | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 18 pol (XRE) | 18 pol |
Pneus | 225/50 R 18 (XRE) | 225/50 R 18 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,46 m | 4,46 m |
Largura | 1,825 m | 1,825 m |
Altura | 1,62 m | 1,62 m |
Entre-eixos | 2,64 m | 2,64 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 47 l | 36 l |
Compartimento de bagagem | 440 l | 440 l |
Peso em ordem de marcha | 1.420 kg | 1.450 kg (XRX) |
Desempenho e consumo | ||
Velocidade máxima | ND | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | ND |
Consumo em cidade | ND | 17,0/11,8 km/l |
Consumo em rodovia | ND | 13,9/9,6 km/l |
Dados do fabricante; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |