Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Um brinde: Best Cars, 15 anos

19/10/2012
in Editorial

No momento em que o site celebra um marco em
sua história, vale lembrar um pouco do que se passou

 

Em 22 de outubro de 1997, alguns milhares de brasileiros — não muitos — conectaram seus ruidosos modens para ter acesso, em geral a velocidades muito baixas, às últimas novidades da rede mundial de computadores. Era assim que se descrevia a internet em um tempo em que uma minoria das pessoas tinha computador em casa e, dessas, poucas desfrutavam o privilégio de navegar pelo mundo sem sair da cadeira.

Algumas dessas pessoas podem ter conhecido, já naquele dia, uma página como muitas que já habitavam a internet. Hospedado no sistema Geocities, o Best Cars Web Site era o resultado da ideia de um jornalista especializado em automóveis, então com 22 anos, que pretendia associar a agilidade da nova rede a uma abordagem precisa e abrangente do assunto, como então se via apenas nas revistas impressas.

 

Ao integrar o conteúdo do UOL, em 1999, muitas portas se abriram, embora não fosse tarefa fácil se manter competitivo em meio a conteúdos bancados por grandes empresas

 

A pequena página não demorou a crescer e, no mesmo ano, ganhava o primeiro colaborador — Iran Cartaxo, ainda hoje seu consultor. Os conteúdos passaram a se diversificar; surgiram a Eleição dos Melhores Carros e o Teste do Leitor, iniciativas de grande êxito que se mantêm hoje. Recebeu o apoio de fabricantes e importadores, mesmo que várias assessorias de imprensa alegassem não poder acompanhar o trabalho — acredite — por falta de acesso à internet nos escritórios. Menos de um ano mais tarde, em setembro de 1998, era o primeiro site brasileiro a ter acesso a um carro de fábrica para avaliação, um Ford Mondeo.

Enquanto a rede ainda recente ganhava adeptos em progressão geométrica, o pequeno site recebia o convite de nada menos que o Universo Online, o UOL, para integrar seu conteúdo em maio de 1999. Dali em diante muitas portas se abriram para o Best Cars, embora não fosse tarefa fácil se manter competitivo em meio a tantos novos conteúdos na internet, muitos deles bancados por grandes empresas.

“Se não somos o maior, queremos ser o melhor”, dizia um antigo anúncio de distribuidora de combustíveis, e foi assim que o site encarou o desafio. Obteve mais colaboradores, lançou novas seções e colunas, aumentou a frequência e o volume de atualizações, buscou formas de interação com o leitor. Acima de tudo, preservou seus valores, como a linha editorial independente, o respeito ao idioma e a atenção a aspectos técnicos dos automóveis.

 


Auto Livraria

 

Textos breves

Não raro, o site foi questionado em sua forma de tratar o internauta. Dizia-se que o visitante da internet prefere conteúdos breves, que a leitura na tela é cansativa, que cabe às revistas impressas oferecer informação detalhada. O Best Cars ajudou a mostrar que nada disso era absoluto, a começar por artigos extensos — alguns com mais de 10 páginas — que mantinham grande parte da visitação da primeira à última, associada a tempos de visita às páginas bem superiores às médias conhecidas.

Muitas vezes, também, enfrentou dificuldades por sua linha independente, que não poupava as marcas e os produtos de merecidas críticas. Um mesmo fabricante — General Motors — em três períodos excluiu o site das mídias convidadas para seus lançamentos, sem jamais dar justificativa, o que levava a acreditar em retaliação pelas opiniões publicadas. O último desses períodos ainda não acabou e, há quatro anos, nenhum carro da GM é avaliado nestas páginas.

 

A linha independente trouxe dificuldades: um fabricante em três períodos excluiu o site das mídias convidadas para seus lançamentos, sem jamais dar justificativa

 

Houve obstáculos quanto ao uso do nome e do domínio de internet a ele associado. Tão logo o site migrou para o UOL, o pequeno provedor que o hospedava — e que havia registrado o domínio www.autolivraria.com.br — exigiu alto valor para ceder os direitos, o que foi recusado. Só sete anos mais tarde, após mudar de mãos algumas vezes, o endereço voltaria a direcionar ao Best Cars. Quase na mesma época, uma editora via-se no direito de usar (em um prêmio semelhante à Eleição dos Melhores Carros) e registrar tal marca, chegando a requerer ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a anulação do registro concedido ao site — uma disputa que permanece no órgão.

Tampouco foi uma trajetória fácil em termos financeiros. Se nos primeiros anos havia grande resistência dos anunciantes à internet, talvez considerada um mero passatempo adolescente, com o tempo o que se viu foi uma grande competição na qual levam vantagem as grandes mídias, enquanto algumas menores desvalorizam o trabalho da categoria ao oferecer espaço por valores simbólicos. Mas nunca faltou empenho e esperança para que tal quadro se tornasse mais favorável.

Ao completar 15 anos, o Best Cars está consagrado como um dos sites mais relevantes do setor automobilístico, o que é para mim motivo de orgulho e de agradecimento aos colunistas Geraldo “Tite”, Kleber, Marcio e Roberto e aos colaboradores Edilson, Iran, José Geraldo, Luiz Fernando e Paulo, sem esquecer os inúmeros que passaram pela equipe e deixaram sua contribuição. A todos eles, muito obrigado.

Tanto por seu pioneirismo (apenas o Webmotors tem um ano a mais, só que sem conteúdo editorial no início) quanto por eu estar à frente dele desde o primeiro dia, fico muito realizado em ver o Best Cars completar 15 anos. Um êxito que atribuo a você, que nos prestigia com sua leitura, sua participação e sua recomendação aos amigos — mais valiosa que qualquer forma de propaganda.

E espero que estejamos juntos, aqui, nos próximos 15.

Fale com o editor Editorial anterior

 

Tags: colunasEditorialFabrício Samahá

Related Posts

Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Destaques

Best Cars, 1997-2021: o encerrar de um ciclo

03/01/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp