A Peugeot apresenta no Brasil o modelo 2016 do 408, que segue as alterações mostradas em junho no Salão de Buenos Aires e adota, como o 308, motor THP flexível na versão de topo. O sedã médio recebeu frente remodelada e pequenas alterações na traseira, como lanternas com leds. Por dentro as novidades estão no volante, nos instrumentos do painel, nos bancos (desenho e espuma) e no sistema de áudio, agora dotado de memória interna de 16 GB para armazenar músicas em MP3 e compatível com as tecnologias Mirror Link e Carplay. Há ainda câmera traseira para manobras.
O motor básico, aspirado de 2,0 litros com potência de 143 cv (gasolina) ou 151 cv (álcool), não traz alterações, mas o THP passa a rodar também com álcool, desenvolvendo 166 e 173 cv, na ordem. Seu torque mantém-se em 24,5 m.kgf. Nessa versão o câmbio automático de seis marchas (único oferecido também para o outro motor) ganha a função Eco, que opera com foco na economia, e as relações de marcha foram alongadas em 11%. A Peugeot alterou ainda a calibração da suspensão a fim de melhorar a absorção de irregularidades e aumentar o conforto.
Os equipamentos de série do 408 Allure, que custa R$ 76 mil, incluem controle de estabilidade, seis bolsas infláveis (frontais, laterais e do tipo cortina), alarme volumétrico, sistema Isofix para retenção de cadeiras infantis, freios a disco nas quatro rodas com assistência adicional em emergência, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, luzes diurnas em leds, direção assistida eletro-hidráulica, ar-condicionado automático de duas zonas, faróis e limpador de para-brisa automáticos, controlador e limitador de velocidade, bancos revestidos em couro e tecido, volante regulável em altura e distância, controle elétrico de vidros com função um-toque, sistema de áudio com tela de sete polegadas e Mirror Link, computador de bordo e rodas de alumínio de 17 pol.
Por R$ 87 mil o 408 Griffe THP acrescenta, além do motor diferenciado, sensores de estacionamento dianteiros, câmera traseira de manobras, teto solar com controle elétrico, bancos de couro perfurado e rodas com face usinada.
Allure
Griffe THP
Texto da equipe – Fotos: divulgação