Glossário – L

O glossário de termos técnicos pretende esclarecer termos citados em artigos do site, evitando a repetição de seu significado a cada citação. Não é seu objetivo definir todos os incontáveis termos técnicos relacionados ao automóvel.

 

Lâmpadas de xenônio: também chamadas de lâmpadas de descarga de alta intensidade (HID na sigla em inglês), são preenchidas pelo gás xenônio, que resulta em iluminação mais intensa e branca. Consomem menor energia que as convencionais, exceto nos segundos iniciais de funcionamento, e são mais usadas no facho baixo. A legislação da maioria dos países requer correção automática de altura e sistema de lavagem para evitar o ofuscamento de motoristas no sentido contrário. Usa-se a expressão bixenônio quando essas lâmpadas respondem pelos fachos alto e baixo.

 

Lambda 1: relação estequiométrica ou relação ideal entre ar e combustível para o motor. Essa relação garante ao motor de ciclo Otto que o combustível seja queimado de forma tão completa e eficiente quanto possível. Lambda menor de 1 indica excesso de combustível (mistura rica) e lambda maior de 1 indica excesso de ar (mistura pobre). Faz-se controle constante da relação por meio do sensor de oxigênio (sonda lambda).

 

Led: sigla para light emitting diod, em inglês, ou diodo emissor de luz. É um sistema de iluminação bastante compacto, de acendimento mais rápido e de vida útil muito mais longa do que qualquer lâmpada convencional. Nos carros é usado em luzes suplementares de freio, luzes-piloto do painel de instrumentos, luzes indicativas de sistemas (como alarme), luzes dianteiras de uso diurno, lanternas traseiras e até mesmo faróis.

 

Limitador de velocidade: dispositivo que, ao ser acionado pelo motorista, impede que o carro ultrapasse a velocidade previamente escolhida, fechando a borboleta de aceleração mesmo que o pedal acelerador seja mais pressionado (em geral, acionar o pedal até o fim de curso desarma o limitador por questão de segurança), o que pode evitar multas por distração. Ao contrário do controlador de velocidade, o limitador não mantém a velocidade, que cairá se o motorista acelerar menos ou não acelerar. Existe também o limitador estabelecido pelo fabricante como velocidade máxima do automóvel, que o motorista não tem como desabilitar, salvo por meio de reprogramação da central eletrônica. Em vários carros alemães esse limitador atua a 250 km/h.

 

Limpador de para-brisa automático: sistema que aciona o limpador quando necessário, com o intervalo e a velocidade mais adequados. O para-brisa possui um sensor que analisa a refração da luz e detecta a presença de água sobre ele. O comando do limpador, em geral, possui uma posição automática que substitui a do temporizador, mantendo as velocidades usuais do sistema.

 

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