Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

Audi A4: revigorado para a competição

02/05/2012
in Audi

A BMW tem um novo Série 3 pronto para estrear no mercado nacional. O Volvo S60 ainda tem sabor de novidade e o Mercedes-Benz Classe C foi reestilizado no ano passado. Em meio a esse cenário de competição, o Audi A4 — lançado na atual geração em 2008 no Brasil — já merecia um refresco, que a fábrica de Ingolstadt agora apresenta na linha 2013.

A gama A4 agora é reduzida a duas versões de sedã e duas de perua Avant, sempre com motor turbo de quatro cilindros e 2,0 litros; o V6 de 3,2 litros deixou de ser produzido e, ao menos por enquanto, não teremos aqui seu sucessor de 3,0 litros com compressor. O primeiro a chegar é o sedã em acabamento Ambiente e com potência de 180 cv, ao preço sugerido de R$ 149.700, com vendas a partir de junho. O câmbio é o automático de variação contínua (CVT) Multitronic, e a tração, apenas dianteira.

Mais tarde chega o Ambition (ainda sem preço) com o mesmo motor em versão de 211 cv, a caixa manual automatizada S-Tronic com dupla embreagem e sete marchas e tração integral Quattro. A expectativa de venda anual é de 1.500 unidades.

Se não acompanha o preço de alguns concorrentes mais acessíveis (o C 180 parte de R$ 116.900, e o S60 T4, de R$ 102.900), a Audi espera compensar pelo conteúdo. Mesmo o Ambiente vem de série com seis bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras e cortinas), controle eletrônico de estabilidade e tração, rodas de 17 pol com pneus 225/50, diferencial autobloqueante, bancos dianteiros com ajustes elétricos, controlador de velocidade, teto solar, faróis (de xenônio em ambos os fachos) e limpador de para-brisa automáticos e sistema de áudio com rádio Symphony e interface Bluetooth. Possui apenas um opcional, o pacote de navegação, por salgados R$ 10.350.

O que mudou no A4? A frente segue o tema de estilo do anterior, mas é toda nova. Nota-se uma inversão de traços: a inclinação da parte interna dos faróis e das tomadas de ar laterais inferiores, que antes acompanhava a da grade, agora está no sentido oposto. A ampla grade também foi alterada, ganhando chanfros nas extremidades superiores. Nos faróis, embora o refletor elipsoidal mantenha sua posição, a fila de leds segue novo formato, e o capô agora tem vincos mais pronunciados. A alteração de forma dos faróis repete-se nas lanternas traseiras, mas é muito sutil. Mais fácil de notar é a adoção de leds em lugar de lâmpadas (veja o modelo anterior).

Também por dentro as modificações são pequenas: novo volante, tela maior para a central de informações e entretenimento, comandos aprimorados para uso mais fácil. A Audi oferece quatro combinações de cores para bancos, portas e forro de teto, em tons preto, cinza, bege e marrom. O sistema de navegação e áudio opcional inclui comando por voz e armazenagem de músicas.

Variação contínua O motor de 2,0 litros do Ambiente desenvolve potência de 180 cv e torque de 32,6 m.kgf, disponível em um platô entre 1.500 e 3.900 rpm, enquanto a versão usada pelo Ambition passa a 211 cv e 35,7 m.kgf (de 1.500 a 4.200 rpm). No caso do primeiro, a caixa Multitronic pode ser usada em modo automático, que faz uma variação contínua da relação, ou no manual, que simula oito marchas por meio de pontos de parada do variador. Com isso, quem desejar um comportamento mais esportivo pode evitar a progressão contínua típica desses câmbios, em que a rotação (e o ruído) do motor quase não varia enquanto cresce a velocidade.

No restante do conjunto mecânico, poucas mudanças: a direção adota assistência elétrica, que consome menos energia do motor (e nenhuma energia em linha reta), e a suspensão traseira recebe amortecedores recalibrados.

A avaliação da imprensa com o A4 Ambiente, em um trajeto de 120 quilômetros entre São Paulo e Santos, no litoral sul paulista, confirmou as boas sensações já experimentadas com o modelo anterior. Mesmo nessa versão menos potente as respostas do motor são muito boas, com grande disposição já em baixas rotações, e seu funcionamento suave convida a explorar os altos regimes, nos quais produz um som moderado e agradável.

O câmbio Multitronic, embora favoreça a eficiência com sua variação contínua, transmite a impressão de contribuir pouco com o desempenho: mesmo em modo manual, as mudanças entre as marchas simuladas parecem algo lentas. Seria interessante que a versão recebesse a caixa automatizada, de eficiência inquestionável. Freios excelentes e grande sensação de estabilidade, com uma suspensão silenciosa e confortável, são outros atributos desse Audi.

Foram poucas evoluções, mas o A4 recebeu o refresco necessário para se manter atual até que venha uma nova geração completa, em cerca de três anos.

 

Tags: A4A4 AmbienteA4 AttractionAudiavaliaçãoCVTMultitronic

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados
Outras revistas nacionais

Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados

19/11/2024
Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados
Revista Auto Esporte

Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados

08/10/2024
Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos
Auto Livraria - Audi

Audi: quadros com A3, A4, A6 e outros modelos

30/09/2024

Novidades da Auto Livraria

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso
Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso

Um sedã responsável por inovações e reconhecido pela beleza: conheça a história no vídeo

20/06/2025

Quadros decorativos

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp