Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Citroën

Citroën DS3: imagem, mas com substância

24/05/2012
in Citroën

Avaliação

Imagem, mas com substância

Mais que um rostinho bonito, o Citroën DS3 revela desempenho e comportamento de real esportivo com motor turbo de 165 cv

Texto: Fabrício Samahá e Roberto Agresti – Fotos: divulgação

Foi uma longa espera — sua importação havia sido anunciada em 2009 —, mas o Citroën DS3 afinal chega ao mercado brasileiro, inaugurando a linha DS de carros mais luxuosos da marca francesa, que na Europa já conta também com os modelos maiores DS4 e DS5. Mais que pelo refinamento, a novidade sobressai pela esportividade, aspecto que a Citroën havia praticamente abandonado no País nos últimos tempos, desde a suspensão da importação do C4 VTR de três portas.

Ao preço sugerido de R$ 79.900, o DS3 vem competir com o Audi A1 e o Mini da BMW, também considerados carros pequenos “de imagem”, uma categoria em que estilo e exclusividade são os pontos-chave — e permitem ao fabricante cobrar por isso. Com motor turbo de 1,6 litro e 165 cv e câmbio manual de seis marchas, o modelo importado de Poissy, na França, fica em clara vantagem em desempenho diante dos rivais: o A1 oferece 122 cv e custa R$ 94.900, já com câmbio automatizado; o Mini Cooper Salt manual de mesma potência sai por R$ 80.750. Outra opção, mas sem a mesma exclusividade, é o nacional Fiat Punto TJet de 152 cv por R$ 62.680.

O conteúdo de série do Citroën é muito bom, com itens como seis bolsas infláveis (frontais, laterais de tórax na frente e cortinas), controle eletrônico de estabilidade e tração, freios com sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica entre os eixos e assistência adicional em emergência, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras de crianças na traseira, rodas de alumínio de 17 pol, ar-condicionado automático, para-brisa com isolamento acústico, computador de bordo, rádio/CD/MP3 com comando satélite na coluna de direção e entrada USB, interface Bluetooth para telefone celular, faróis e limpador de para-brisa automáticos, sensores de estacionamento na traseira, controlador e limitador de velocidade e retrovisor interno fotocrômico.

Opcional, só um: revestimento dos bancos em couro perfurado com aquecimento, por salgados R$ 2.900. Mas há diversas opções de personalização, como quatro cores para o painel, o pomo da alavanca de câmbio e o botão da chave; adesivos de teto, capô e tampa do porta-malas; rodas brancas, calotinhas centrais das rodas em quatro tons, aplique de lanterna traseira e moldura de vidro traseiro cromada. Ficou de fora da liberdade de escolha o teto, que na Europa oferece ampla paleta, mas aqui vem sempre preto.

Para quem gostaria de se livrar do pedal de embreagem, má notícia: a única opção na linha europeia seria com motor aspirado de 120 cv e câmbio automático de quatro marchas, que a Citroën preferiu não trazer, ao menos na fase inicial. A garantia é de três anos e as revisões têm preços fixos.

Lançado em 2009 com a plataforma do novo C3 (modelo que será fabricado no Brasil no próximo ano), o DS3 impressiona pelo estilo. A frente insere a nova grade da marca sobre uma ampla tomada de ar, enquanto o emblema da linha DS vem por cima do “duplo chevron”. Os faróis sem nada de especial, com duplo refletor de superfície complexa, conseguem bom efeito visual e há filas de leds verticais para luz diurna nas extremidades do para-choque.

De lado, o teto que “boia”, parecendo solto do restante da carroceria, e a atitude musculosa são itens relevantes, mas nada se compara à “barbatana de tubarão” — a coluna central característica da família DS, que dá ao carrinho forte personalidade. O elemento na cor da carroceria, com alguma imaginação e quando associado ao teto preto e a vidros com filme escurecedor, faz lembrar uma barra targa. A traseira de linhas simples é que poderia ser mais elaborada.

O interior do DS3 é pequeno, mas não claustrofóbico, apesar da forração preta do teto — que, segundo nos foi informado, é para criar um ambiente aconchegante. O acabamento mostra cuidado e materiais compatíveis com seu preço. Os bancos trazem formas que evidenciam aconchego, elevados apoios laterais e aparência de alta qualidade — e, ao sentar, entregam tudo isso mesmo. Embora o encosto não siga o mais adequado sistema de regulagem micrométrica, em segundos se encontra ótima posição, ajudada pelo volante que se movimenta em altura e distância. Nele há detalhes em material que simula alumínio, mas não é frio ao tato. E tal material também está presente no pomo de câmbio.

Cá e lá, elementos comuns a outros Citroëns e Peugeots surgem no interior do DS3, como o quadro de instrumentos e o volante do novo C3 e das minivans C3 Picasso e Aircross, assim como rádio, comandos de ventilação, controle de áudio na coluna de direção e computador de bordo. Se tanto déjà vu poderia indicar falta de criatividade, revela um válido aproveitamento de bons elementos em nova disposição, que resultou em um painel à altura da modernidade do pequeno Citroën. Entre os instrumentos há termômetro do motor, ausente da minivan.
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Revestimento de couro nos bancos é único opcional; porta-malas tem capacidade adequada, 280 litros; ar-condicionado tem uma só zona de ajuste
Próxima parte Ficha técnica

Avaliações – Página principal – Escreva-nos – Envie por e-mail

Data de publicação: 24/5/12

© Copyright – Best Cars Web Site – Todos os direitos reservados – Política de privacidade

UOL – O melhor conteúdo
Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
E-mail
E-mail Grátis
Shopping

 

Tags: avaliaçãoC3CitroënDS3

Related Posts

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros
Auto Livraria - Citroën

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

05/08/2024
DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado
Auto Livraria - Citroën

DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado

20/07/2023
Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos
Auto Livraria - Citroën

Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos

29/05/2022
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp