Novo Honda Fit EX é eficiente, mas caro e despojado

Honda Fit EX

 

Honda Fit EX
Honda Fit EX
 
Com 0-100 km/h em 10,9 segundos, o desempenho do Fit atende bem à proposta e
seu consumo é moderado, mas a suspensão transmite demais as irregularidades 

 

Como na geração anterior, a alavanca oferece três posições de rodagem: D (drive, uso normal), S (sport, programa esportivo) e L (low, reduzida). Passar de D para S eleva a rotação do motor e acentua o efeito de freio-motor ao desacelerar, e de S para L, ainda mais; contudo, mesmo em L pode-se continuar a subir a velocidade até a máxima. Em descidas de serra, por exemplo, pode-se alternar entre as posições ou mesmo escolher uma delas e manter a capacidade de ganhar velocidade pelo acelerador. Contudo, não há diferença no comportamento sob aceleração máxima, e portanto nos tempos, entre uma posição e outra.

 

O Fit preservou suas maiores qualidades,
mas não evoluiu como se espera e a Honda
exagerou ao despojá-lo de equipamentos

 

O Fit inicial ganhou fama de carro econômico, que em parte se perdeu na segunda geração com o aumento de peso e a adoção de caixa automática. O retorno do CVT parece ter melhorado o quadro, como mostram os bons índices obtidos com álcool em nossos ciclos de medição urbanos (10,4 km/l no trajeto leve e 5,5 no exigente). Por outro lado, a marca de 9,8 km/l no ciclo rodoviário ficou abaixo da expectativa: foi a mesma do Focus SE 2,0, bem mais potente e pesado. O tanque de diminutos 46 litros impõe autonomia reduzida, como pouco mais de 400 km em rodovia, e abastecimentos mais frequentes do que seria ideal.

Outra imagem muito associada ao Fit, a de carro com suspensão dura, tem sua razão para persistir na nova geração. Embora a carga de molas esteja adequada, a Honda continua a usar amortecedores, buchas e pneus que deixam o rodar firme demais, com um patamar inaceitável de transmissão das irregularidades do piso. Não seria preciso tanto para o carro obter sua boa estabilidade (ajudada pelos bons pneus 185/55 R 16), como mostram os acertos de alguns concorrentes. A assistência elétrica de direção está bem calibrada e os freios, embora suficientes para o carro, endossam a redução de custos por ter trocado os discos traseiros por tambores.

 

Honda Fit EX

 
Vale R$ 62.900? Difícil: há carros pequenos mais equipados por menor valor e,
com alguns milhares a mais, alcançam-se modelos médios e mais potentes

 

Sua visibilidade é razoável, algo prejudicada pelas colunas dianteiras largas e avançadas, mas os faróis deveriam ter duplo refletor para melhor iluminação no facho alto. Falta grave é a de repetidores laterais de luzes de direção (equipam só a versão EXL), sobretudo porque as luzes dianteiras ficam em posição tal que impede sua visualização lateral. Também não há luz de neblina traseira.

 

 

Entre ganhos e perdas, a sensação final com o Fit EX foi de que o carro preservou suas maiores qualidades, mas não evoluiu como se espera de cada nova geração. O saldo seria mais positivo se a Honda tivesse moderado sua sede em despojá-lo de equipamentos, o que deixou a versão com conteúdo modesto demais para um carro pequeno de quase R$ 63 mil. Talvez um acréscimo de itens — ou uma redução de preço — corrija essa distorção com o tempo, desde que a resposta do consumidor sinalize essa necessidade ao fabricante.

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Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 73 x 89,4 mm
Cilindrada 1.497 cm³
Taxa de compressão 11,4:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 115/116 a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 15,2/15,3 m.kgf a 4.800 rpm
Potência específica (gas./álc.) 76,8/77,5 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático de variação contínua
Relação
Relação variação de 2,53 a 0,41
Relação de diferencial 4,99
Regime a 120 km/h (relação mais baixa) 2.150 rpm
Regime à vel. máxima informada ND
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (262 mm ø)
Traseiros a tambor (200 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 10,3 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro
Rodas
Dimensões 6 x 16 pol
Pneus 185/55 R 16
Dimensões
Comprimento 3,998 m
Largura 1,695 m
Altura 1,535 m
Entre-eixos 2,53 m
Bitola dianteira 1,482 m
Bitola traseira 1,472 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível 46 l
Compartimento de bagagem 363 l
Peso em ordem de marcha 1.099 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 9,6/9,5 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2015
Pneus Bridgestone Turanza ER 300
Quilometragem inicial 4.000 km
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

 

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