Mantendo predicados como o espaço, sedã traz itens exclusivos e bom desenho, mas faltou ousadia em motorização
Texto: Kleber Nogueira – Fotos: divulgação
Que mudança! Não é todos os dias que um carro, ao trocar de geração, passa por uma evolução estética como a verificada agora no Nissan Versa. A nova fase do sedã compacto chega ao Brasil importada da unidade industrial de Aguascalientes, no México, de início para conviver com o antigo modelo fabricado em Resende, RJ, cujo nome agora é apenas V-Drive.
Será oferecido em três versões de acabamento e duas opções de transmissão — manual de cinco marchas e automática de variação contínua, CVT —, sempre com o conhecido motor 1,6-litro. Não há previsão de fabricação local, segundo executivos da marca.
Versão Sense é a de entrada, por R$ 73 mil com caixa manual, e já traz bons recursos de segurança que o anterior não oferecia
As versões são Sense manual e CVT, Advance CVT e Exclusive CVT, com preços entre R$ 73 mil e R$ 93 mil (veja no quadro abaixo os equipamentos e valores). Serão oito opções de cores no lançamento: prata, preto, cinza, branco (sólido e perolizado), duas opções de vermelho e um tom de azul, estas metálicas. Ainda há a opção de acabamento bicolor na versão Exclusive, com painel e detalhes dos bancos em cinza claro, com o restante em preto, ou painel e detalhes dos bancos em preto com cinza claro no restante.
O Versa abandonou a temática arredondada e as controvérsias de estilo da geração anterior. Traz agora linhas bem mais arrojadas, que conversam com lançamentos como os novos Sentra e Maxima e também com o Kicks, de onde o interior teve grande inspiração. A dianteira exibe um grande “V”, enquanto na coluna traseira há um aplique plástico que parece ter virado moda ultimamente. A versão de topo conta com rodas de 17 polegadas, ante 15 e 16 pol das outras, que contribuem para dar ao sedã um visual mais esportivo. O Versa está 5 cm mais largo e o coeficiente aerodinâmico (Cx) varia de 0,30 a 0,315 conforme a versão.
Versa Advance acrescenta itens de conveniência como central de áudio e câmera traseira; as rodas passam de 15 para 16 pol
Por dentro o avanço é notável. Se a geração anterior era proba em espaço interno, seu apelo racional trazia problemas em convencer pelo acabamento e construção, dificultando a briga em faixas superiores de preço. A nova geração parece ter deixado isso para trás. As portas têm dupla guarnição e painéis bem conformados com inserção em tecido de toque suave. Houve cuidado com o isolamento de ruídos, que inclui para-brisa mais espesso e aumento de 5 para 30 mm de material antirruído na parede corta-fogo.
Se a geração anterior tinha problemas em convencer pelo acabamento e construção, dificultando a briga em faixas superiores de preço, o novo Versa deixou isso para trás
A posição de dirigir é muito boa e tem todos os ajustes básicos, incluindo o de distância do volante, não existente no anterior. Bancos bem desenhados com apoio lateral adequado permitem um guiar confortável. Como pontos melhoráveis, o apoio de braço é alto demais, não há faixa degradê no para-brisa, os para-sois não contam com iluminação, tampouco o porta-luvas, e apenas o motorista dispõe de função um-toque no controle elétrico de vidros.
Opção de topo, o Exclusive inclui rodas de 17 pol, revestimento sintético nos bancos e pacote de assistências ao motorista
A central de áudio tem tela de sete polegadas, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth e a chamada navegação porta a porta. Com um aplicativo gratuito, o motorista pode programar sua rota no celular e ele será transmitida à central após ligar o carro.
O painel é bastante parecido com o do Kicks, com boa ergonomia e aspecto, com destaque à faixa central clara e de bom gosto. O computador de bordo não tem o idioma português (apenas inglês, francês ou espanhol), o que a Nissan promete rever. Ao lado do velocímetro analógico, nas versões Advance e Exclusive, há um mostrador digital para as demais funções, cambiáveis pelo seletor do volante. Os passageiros de trás contam com o generoso espaço para as pernas da geração anterior, com ressalva ao perfil do teto, que toca a cabeça se o indivíduo tiver mais que 1,75 metro de estatura. Duas portas USB no console central servem para dar carga ao celular.
Versões, preços e equipamentos
• Versa Sense 1,6 manual (R$ 73 mil) – Alerta de uso do cinto para os cinco ocupantes, ar-condicionado, assistente de saída em rampa, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, chave presencial para acesso e partida, comandos de áudio e telefone no volante, controle eletrônico de estabilidade e tração, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisores externos com regulagem elétrica, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio com USB.
• Versa Sense 1,6 CVT (R$ 78 mil) – Como o Sense manual, mais apoio de braço dianteiro, controlador de velocidade, transmissão automática de variação contínua (CVT).
• Versa Advance 1,6 CVT (R$ 83.490) – Como o Sense CVT, mais alerta de objetos no banco traseiro, banco traseiro bipartido (60/40), câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, faróis automáticos, faróis de neblina, indicador de temperatura externa, mostrador digital de 7 pol no quadro de instrumentos, repetidores laterais das luzes de direção, rodas de alumínio de 16 pol.
• Versa Exclusive 1,6 CVT (R$ 93 mil) – Como o Advance CVT, mais alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, apoio de braço central traseiro, ar-condicionado automático, bancos e volante com revestimento sintético, câmeras externas de 360 graus, detector de objetos em movimento ao redor, faróis de leds, monitoramento de pontos cegos, navegador integrado à central de áudio, retrovisores com aquecimento, rodas de alumínio de 17 pol.
• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.
Bancos do Exclusive podem vir em cinza claro; central de áudio de duas versões tem tela de 7 pol e integração a celular
Em aparato de segurança o Versa melhorou muito, já que o anterior estava um tanto defasado diante da concorrência. Desde a versão de entrada o novo carro traz controle eletrônico de estabilidade e tração, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina e alerta para uso do cinto por todos os ocupantes. No Exclusive há alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro (que previne colisões e atropelamentos nas manobras de ré), câmeras de 360 graus com detector de objetos em movimento e monitoramento de ponto cego nas laterais.
Há também um alerta que pode evitar esquecer objetos — ou animais ou mesmo crianças — no banco traseiro. Se o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou o porta-malas antes de sair com o carro, ao chegar ao destino, caso não volte a abrir a porta, o carro emite três toques curtos de buzina e uma mensagem no painel. O porta-malas abriga 482 litros (bons, mas menos que os 521 do Virtus), mais 22 que no anterior, e guarda um estepe temporário. A engenharia alega que as grandes alças da tampa foram afastadas para atrapalharem o menos possível, deixando o vão útil mais largo, alto e funcional.
Instrumentos têm parte digital multifunção como no Kicks; alerta de ponto cego nos retrovisores; duas tomadas USB atrás
Ao volante do novo Versa
Tivemos contato breve com o novo Versa em um circuito fechado de autódromo particular, o Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, sem situações reais de uso como ruas e estradas. O conhecido conjunto formado pelo motor 1,6 de 114 cv e a caixa CVT, que também equipa o Kicks, está apenas adequado a um sedã que pesa 1.137 kg. A transmissão simula marchas quando se acelera mais a fundo, o que elimina a sensação de deslizamento tão comum nas CVTs.
A suspensão mais firme traz um excelente equilíbrio dinâmico, mesmo nas curvas mais fechadas, e a direção direta busca uma condução mais voltada ao prazer
Com uma calibração de acelerador voltada ao desempenho, a sensação de agilidade do motor é adequada, embora o desempenho máximo seja um tanto mais modesto que o de motores turbo como o do Volkswagen Virtus. Não há como selecionar marchas, nem mesmo via alavanca. Um botão Sport (escondido embaixo do pomo da alavanca) e a opção reduzida mantêm as relações das polias num patamar de rotações mais elevadas do motor.
Motor de 114 cv com transmissão CVT é apenas adequado, mas estabilidade convenceu; porta-malas aumentou para 482 litros
Ao acelerar, o ruído é comedido, sinal de que o trabalho de isolamento foi bem-sucedido. A suspensão calibrada levemente a firme traz um excelente equilíbrio dinâmico: mesmo nas curvas mais fechadas e com topografia desfavorável do Haras Tuiuti, é preciso empolgação para provocar algum subesterço. A direção leve e direta, aliada ao volante de diâmetro menor que o usual em sedãs, traz uma condução mais voltada ao prazer que na geração anterior. Os freios são adequados, mesmo com discos apenas nas rodas dianteiras. Pena não haver piso irregular para avaliar o conforto da suspensão, que adota no Brasil — entre outros ajustes — buchas e batentes em poliuretano para maior robustez.
O Versa antigo há tempos dava sinais de incapacidade frente a atualizações do segmento, como o citado Virtus, o Chevrolet Onix Plus, o Fiat Cronos e o Hyundai HB20S. A importação da nova geração do México traz a necessária competitividade à Nissan com um produto que, pelo primeiro contato, tem boas condições de ganhar espaço na categoria. O senão fica para a única opção de motor, algo limitada diante das versões turbo dos adversários.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 78 x 83,6 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,7:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 114 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,5 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática de variação contínua, simulação de 6 marchas |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 17 pol |
Pneus | 205/50 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,495 m |
Largura | 1,74 m |
Altura | 1,475 m |
Entre-eixos | 2,62 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 41 l |
Compartimento de bagagem | 482 l |
Peso em ordem de marcha | 1.137 kg |
Desempenho e consumo | |
Velocidade máxima | 180 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,7 s |
Consumo em cidade | 11,7/8,0 km/l |
Consumo em rodovia | 13,9/10,0 km/l |
Dados do fabricante para versão Exclusive; consumo conforme padrões do Inmetro |